A expressão escrita constroi-se a partir de recursos expressivos linguísticos: musicalidade, palavras, ritmo, imagens, frases, parágrafos, diálogos, pausas. Estes recursos tomam forma de poema, narrativa, drama... existem na procura do que será dito... enredo, estrutura, personagem, ideias, i.e. os motivos do texto.
Em termos práticos, a Oficina é um tempo de produção de textos originais, que são analisados e lidos em pequeno grupo e colocados em exposição mensalmente.
Enquanto exercício de prazer e expressão indivudual procura-se remediar vícios, redundâncias e erros.
É convicção de Cristina Azevedo que "o trabalho sobre as competências emocionais ajudará a formar indivíduos mais saudáveis, capazes de fazer frente aos seus problemas
e mais autónomos, assim como a analisar os fatores de sucesso na sua vida."
Foi animada por este espírito, no âmbito do plano de atividades do CRBE, que esta professora de português decidiu implementar com os alunos do 9.º ano uma oficina de escrita intitulada: Emocionário Poético.
A partir de um momento de partilha de sentimentos e emoções evocadas por cores, os alunos compuseram, individualmente ou em grupo, textos e poemas originais e criativos.
Acreditando-se que a escola participa na construção de jovens mais conscientes, autónomos e felizes o trabalho com as emoções é fundamental.
As turma E e D do 9.ª ano em sessão de "Emocionário Poético".
Segundo Goleman, “A investigação científica demonstrou que a autoconsciência, a confiança em si mesmo a empatia e a gestão mais adequada das emoções e impulsos perturbadores, melhoram a conduta dos alunos, mas também incidem positivamente no seu rendimento académico”.
De facto, a aprendizagem social e emocional, segundo este autor, aumenta a capacidade de aprendizagem dos alunos e ao mesmo tempo evita o aparecimento de problemas como a violência.
Uma gestão adequada das emoções torna-nos mais livres, já que nos permite tomar decisões mais sábias, as quais estão relacionadas com a nossa maneira de ser e de sentir; a longo prazo permite alargar o nosso autoconhecimento e construir a nossa própria felicidade.
Sessão de escrita criativa com a turma F do 9.º ano.
Na Semana da Leitura os alunos do 5.º G e J vieram à biblioteca participar na Hora do Conto e Oficina de Escrita.
A professora Salomé Fernandes apresentou alguns livros de Roald Dahl: Contos em verso para meninos perversos , James e o pessegueiro gigante, As Bruxas, Charlie e a fábrica de chocolate e Fantástico Sr Raposo.
A professora leu e deu a conhecer duas versões em verso e com grande sentido de humor dos contos tradicionais "João e o pé de feijão" e "A Cinderela".
Foi estabelecido um paralelo entre as versões originais e os textos apresentados a partir do visionamento e comentário de pequenos vídeos.
Como tarefa final os alunos apresentaram algumas ideias com o objetivo de reescrever estas velhas histórias com fatos de astronautas e partir do olhar de crianças do século XXI ...
Aqui tens alguns exemplos ...