Em 6 de setembro de 1620, o Mayflower deixou Plymouth, na Inglaterra, com 102 passageiros a bordo e cerca de 30 tripulantes.
Os passageiros queriam fazer uma nova vida no novo mundo da América. Estavam insatisfeitos por não poderem praticar sua religião como desejavam em Inglaterra. Os Pilgrims, assim eram designados, era um grupo de puritanos ingleses que fugiram da perseguição religiosa. Sessenta e seis dias depois de uma longa e difícil viagem, o Mayflower chegou a Plymouth Rock, no atual estado de Massachussetts, em 11 de novembro de 1620.
Os novos colonos decidiram fixar-se nas proximidades. Este inverno , em particular, foi duro e devastador. Muitos dos peregrinos ficaram doentes e morreram do frio ou da doença. Sem nada para comer, apenas 53 deles sobreviveram. Felizmente, alguns índios ajudaram-nos, mostrando-lhes como caçar animais, peixe e cultivar milho, abóbora e feijão. Squanto era o nome de um índio que aprendeu a falar inglês e ajudou os peregrinos a sobreviver no Novo Mundo. No outono seguinte, os peregrinos tiveram uma colheita abundante. Ficaram tão felizes que decidiram realizar uma festa para celebrar e agradecer. Convidaram os índios para uma enorme festa como forma de mostrar-lhes a sua gratidão . Comeram, beberam e dançaram durante três dias.
O Dia de Ação de Graças logo se espalhou por toda a América e mais tarde foi proclamado feriado nacional pelo Presidente Abraham Lincoln. Hoje em dia o Thanksgiving é comemorado na quarta quinta-feira de novembro. Come-se peru assado recheado, purê de batata, molho, batata doce, milho, molho de framboesa e torta de abóbora à sobremesa.
Habitualmente, realiza-se um grande desfile do Dia de Ação de Graças em Nova York e há um grande jogo de futebol da National Football League na televisão visto por milhares de americanos.