C I B E R S E G U R A N Ç A
C I B E R S E G U R A N Ç A
Outubro é o mês da CiberSegurança na Europa.
À medida que as tecnologias da informação e os espaços digitais se tornam mais presentes e ultrapassam limites tradicionalmente conhecidos somos levados a considerar que a CiberSegurança é indissociável da segurança individual e da sociedade.
A educação para a literacia digital é cada vez mais uma prioridade nas atividades promovidas pelo CRBE Adriano Correia de Oliveira, uma vez que os riscos que se nos colocam são cada vez maiores e o número de utilizadores da internet e das redes sociais continua a crescer.
Video de sensibilização criado para os alunos que participaram nas atividades do Mês da Cibersegurança 2018
É indiscutível que a Internet é, hoje em dia, uma ferramenta poderosa que oferece às crianças e aos jovens oportunidades fantásticas. Todavia, é necessário protegê-los dos riscos que podem enfrentar online.
Na escola Adriano Correia de Oliveira, o CRBE continua a trabalhar para garantir que jovens, pais e professores estejam ativamente envolvidos na promoção de práticas online seguras, através de sessões de sensibilização, debates e palestras realizadas na biblioteca e em sala de aula em estreita colaboração com o professor de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Para assinalar a data, o Centro Recursos Biblioteca Escolar, em colaboração com o professor de Tecnologias da Informação, organizou durante este mês sessões de esclarecimento e debate com as turmas de 7º e 8º anos, onde a segurança online foi o tema principal. A necessidade da criação de uma cultura de segurança, com regras que devem ser partilhadas por todos os utilizadores e que têm de ser ensinadas cada vez mais cedo.
As sessões “Online Safe Teens” pretenderam:
i) desenvolver uma cultura de uso consciente da Internet
ii) preparar cidadãos para a tomada de decisões informadas
iii) esclarecer acerca de conteúdos ilegais disponíveis online; e finalmente
iV) difundir centros de apoio na área da segurança online
O debate surgiu em torno de questões como o Sexting, Phishing, Roubo de Identidade, Cyberbullying, Pegada Digital, entre outros.
As sessões de informação e debate sobre CiberSegurança foram integradas nas atividades do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2018-2019 com as turmas de 7.º e 8.º anos.
Podes ver aqui Online Safe Teens
O debate surgiu em torno de questões como o Sexting, Phishing, Roubo de Identidade, Cyberbullying, Pegada Digital, entre outros.
Os alunos participaram e envolveram-se no debate, criando mesmo situações em que assumiram o papel de “formadores” inter pares e com professores.