A N O I N T E R N A C I O N A L
D A
T A B E L A P E R I Ó D I C A
A N O I N T E R N A C I O N A L
D A
T A B E L A P E R I Ó D I C A
Este ano celebramos o 150º aniversário de um dos avanços mais significativos da ciência, a criação de uma ferramenta que nos permite compreender os ingredientes básicos do nosso universo e que ainda alimenta a pesquisa e a inovação hoje: a Tabela Periódica .
O Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos 2019 celebra o potencial que é desencadeado para se criarem as soluções necessárias ao desenvolvimento sustentável, pois permite ao cientista prever a aparência e as propriedades da matéria.
Ao longo deste ano poderemos assistir a diversos eventos culturais e cientificos, conferências e debates que destacam a importância da Tabela Periódica na abordagem dos desafios a enfrentar na construção de sociedades sustentáveis, em campos tão diversos como saúde, segurança alimentar ou energia.
No dia 10 de abril realizou-se mais um Encontro de Literatura e Ciência, no Laboratório Chimico do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra onde se falou da essência da matéria organizada, das moléculas e seus átomos.
Sérgio Seixas de Melo e Dinis Pestana apresentam: Balthazar, de Lawrence Durrell; O Grande labirinto de Savater, Elementos Alquímicos, de Raquel Gonçalves; Volfrâmio, de Aquilino Ribeiro e Lágrima de Preta, de António Gedeão.
Leituras que os inspiram na descoberta das Ciências e os iniciaram na metodologia da investigação científica e que partilharam nesta sessão.
Mármore capaz de tudo, e vento, porque não?
Mármore capaz de tudo, de tudo recolher
E transmudar em nada. De transmudar o ouro
—alquimia ao contrário — na poeira que o vento
ao próprio vento espalha…
Mármore, sim, mas mole.
E mais que mármore mar – que dentro de nós morre.
David Mourão FerreiraIn Memoriam MemoriaeApresentaram ainda:
Periodic Tales, The Curious Lives of the Elements, de Hugh Aldersey-Williams,
A obra ao Negro de Marguerite Yourcenar
Histórias fantásticas de vilões, tabelas de elementos narrativos, de sonhos e anseios da humanidade.
A Tabela Periódica, de Primo Michelle Levi, uma coleção de short stories relacionadas com os elementos químicos, foi eleito o melhor livro de Ciência de sempre. Levi, italiano judeu, sobrevivente do Holocausto Nazi, foi um químico, escritor cuja narrativa salta alternadamente da Química para a História: a história da família Levi interligada com a sua própria história como sobrevivente de Auschwitz.
Esta efeméride tem sido assinalada com diversas atividades dinamizadas pelas professoras de Química, Lucinda Cardoso e Filomena Castro.
Em particular a relação entre a obra The Strange case of Dr Jekyll and Mr Hyde, do britânico Robert Louis Stevenson que se integra no projecto co-desenvolvido com diversas disciplinas e o CRBE e que visa o desenvolvimento da literacia literária , cultural e cientifica em simultâneo com a promoção do gosto e o prazer de ler.
A complexidade da investigação cientifica e a evolução da ciência no século XIX em Londres.
A descoberta de novos elementos químicos que encheram a Tabela Periódica , as questões graves de envenenanento por arsénio presente em artigos de uso diário , no moderno papel que cobria as paredes das casas ricas e que matava silenciosamente quem as habitava. Dr Jekyll , famoso e respeitado médico, leva a experimentação da ciência ao seu extremo e aspira ao poder quase divino de controlar a personalidade do homem através da criação de uma droga, resultado da sua pesquisa científica.
A Tabela Periódica dos Elementos Químicos é uma das realizações mais significativas da ciência, captando a essência não só da química, mas também da física e da biologia. É uma ferramenta única, permitindo ao cientista prever a aparência e as propriedades da matéria na Terra e no resto do Universo. 2019 será o 150º aniversário desde que Dmitry Mendeleev descobriu o Sistema Periódico e foi proclamado o "Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos" (IYPT2019).
Dmitri Ivanovich Mendeleev foi um químico russo que viveu de 1834 a 1907 que inventou a Tabela Periódica, relacionando propriedades químicas à posição de um elemento na tabela periódica. Embora não tenha descoberto nenhum elemento, sua contribuição para o que hoje conhecemos como a Tabela Periódica é indiscutível.
O Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos 2019 é uma oportunidade para refletir sobre muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história, impactos sociais e econômicos, o papel das mulheres na pesquisa e as tendências globais da ciência para o desenvolvimento sustentável.
O evento de abertura incluiu uma palestra de Ben Feringa, Prêmio Nobel de Química de 2016, e Yuri Oganessian, que desempenhou um papel importante na síntese e estudo dos elementos mais pesados - e mais novos - de 104 a 118.
Será também uma oportunidade para lançar a iniciativa "1001 invenções: jornadas da alquimia à química", que promoverá a educação científica para todos através de eventos ao vivo, teatro científico e experimentos práticos.
A criação do conhecimento e a compreensão do mundo que nos rodeia através da ciência leva-nos, por um lado, a encontrar soluções para os atuais desafios econômicos, sociais e ambientais e , por outro, a alcançar um desenvolvimento sustentável e sociedades mais verdes. No entanto, sozinhos não o conseguiremos. Políticas cientificas globais e a cooperação científica internacional são fundamentais não somente para o crescimento e evolução do conhecimento científico, mas também para a construção da paz e para a resolução de problemas específicos.
A UNESCO trabalha para ajudar os países a investir em ciência, tecnologia e inovação (STI), desenvolver políticas científicas nacionais, reformar seus sistemas científicos e construir capacidade para monitorizar e avaliar o desempenho através de indicadores e estatísticas de DST, levando em conta a ampla gama de países. contextos específicos.
A ligação da ciência à sociedade, a compreensão pública da ciência e a participação dos cidadãos na ciência são essenciais para criar sociedades em que as pessoas tenham o conhecimento necessário para fazer escolhas profissionais, pessoais e políticas e para participar do estimulante mundo da descoberta. Sistemas de conhecimento indígena desenvolvidos com longa e estreita interação com a natureza complementam os sistemas de conhecimento baseados na ciência moderna.
A ciência e a tecnologia fortalecem as sociedades e os cidadãos, mas também envolvem escolhas éticas. A UNESCO trabalha com seus Estados membros para promover decisões informadas sobre o uso da ciência e tecnologia, em particular no campo da bioética.
A água é fundamental para a vida e garantir a segurança da água para as comunidades em todo o mundo é essencial para a paz e o desenvolvimento sustentável. A compreensão científica do ciclo da água, a distribuição e as características das águas superficiais e subterrâneas da água urbana contribuem para o bom gerenciamento da água doce para um ambiente saudável e para responder às necessidades humanas.
O conhecimento científico da história da Terra e dos recursos minerais, o conhecimento dos ecossistemas e da biodiversidade e a interação dos seres humanos com os ecossistemas são importantes para nos ajudar a entender como gerenciar nosso planeta para um futuro pacífico e sustentável.