Seja um dos intrépidos pioneiros da esquadra de descobridores de "Avançado Estado de Composição"
Sintonize-se nesta travessia, reserve e assista à sessão de apresentação de DIA Y, em café-concerto NO SÍTIO X!
O alinhamento de “Avançado Estado de Composição” percorre um curso narrativo que transcende a simples disposição de canções e poemas, propondo uma experiência complementar entre palavra e música. Carregando vivências pessoais e simbólicas, cada canção marca pontos de inflexão na jornada criativa e pessoal do autor, ao passo que os poemas, meticulosamente entretecidos, expandem o campo de significados que a música insinua. A obra não é apenas um álbum de canções, mas uma travessia por paisagens íntimas e coletivas, pelo real e pelo metafórico, com a força expressiva da música ampliada pela poesia.
O ouvinte e leitor é convidado a explorar uma viagem ao imo da vida, da memória e da identidade, onde cada capítulo forma parte essencial de uma narrativa mais ampla e simbólica, por vezes propositadamente expressa no omisso. O percurso é de autenticidade, de artesania musical e literária, marcado transversalmente por um conceito interdisciplinar que da música parte para a poesia e vice-versa. No centro da viagem está o autor, quase sempre solitário, mas engrandecido pelas colaborações de Amigos companheiros de armas, em especial pela banda Baby Jane, num diálogo contínuo entre passado e presente, entre memória e criação.
1 - Mãe [3’31”]
Diz-me que Sim
Ergo Sum
2 - Filho da Minha Vontade (Pra lá dos Lençóis) [4’01”]
Para Onde Foi a Segunda-Feira?
Domingo Chuvoso, Dia de Reis
3 - Liberdade É Escrever Canções [2’32”]
Liberdade É Escrever Poemas
Vigília II
4 - Universo de 1 [4’00”]
Uno
Mandala
5 - A Nova Fé (É a Descrença) [5’37”]
Funcionalismo
Alter
6 - Silêncio (Estamos no Ar) [4’01”]
Melodias Silentes
Espaço Negativo
7 - Tecto de Abrir [3’53”]
Manhã de Sábado
Nove Dias por Semana
8 - Por Aquela Estrada [3’44”]
A Escolha da Rosa
Luz Branca Cega
9 - O Tempo [3’15”]
Instantâneo
O Teu Tempo É Quando
10 - Até Quando [3’45”]
Primado Aristotélico
Nasci sem Saber
11 - Canção de Amor (Deriva/Ablução) [5’10”]
Voo de Cisne
Vida ao Lado
12 - O que Há-de Vir [4’53”]
Estado de Amor e Confiança
Dois para o Tango
13 – Não Esqueças de Lembrar [4’16”]
Aquela Canção
Infinito
14 - Italian Wool (Baby Jane) [4’38”]
Feliz Agora (Porra!)
Que Poema Será Esse?
15 - Quero Mais (Baby Jane) [4’58”]
Mais que Eternidade
As Ondas de Dover Beach
16 - Dia Final (Baby Jane) [6’29”]
Ficção
Sobre a Almofada dos Teus Ossos
Formato:
Disco-livro (16 canções + 16 ilustrações + 32 poemas)
Gravação:
Gravado entre 2007 e 2024, o projeto inclui gravações caseiras de Davi Reis e três faixas gravadas nos estúdios Klínika do Som pela banda Baby Jane em 2007. A maioria das canções foi registada de forma artesanal, utilizando gravadores multipistas como o Boss Micro BR e o Boss BR-800, num processo de gravação amador, íntimo e maioritariamente solitário.
Temas:
O disco-livro explora uma fusão poética e musical em que a vida, a memória e a identidade se consubstanciam em matéria artística. A obra celebra a música como veículo central de inspiração e transformação, revelando elementos autobiográficos de homenagem e reflexão.
Conceito:
“Avançado Estado de Composição” é uma obra multidimensional que estrutura música e poesia numa narrativa pessoal e simbólica mais ampla, brilhantemente ilustrada pelo pintor Nuno Quaresma. As 16 canções e os 32 poemas formam uma viagem entre momentos de criação íntima e o vasto território da memória, coletiva ou individual. A obra apresenta-se centrada no autor, que realiza quase todas as etapas – da escrita à composição; da execução à produção – num processo solitário, mas artesanal e diligentemente devotado à autenticidade. Não se tratando absolutamente de um one man show, a obra salienta as colaborações pontuais de Amigos artistas e as gravações com a banda Baby Jane, que lhe conferem uma dimensão colaborativa maior, adicionando camadas de significados e significantes à narrativa. "Avançado Estado de Composição" reflete a constante busca pelo poder transformador da música e da palavra, enquanto jornada criativa e pessoal.
Playlist das canções caseiras de Davi Reis em "Avançado Estado de Composição", incluindo "Those Were the Good Old Days" (faixa escondida):
Playlist das três canções de Baby Jane, da autoria de Davi Reis, extraídas do EP "História de Um Vinho Azedo" (2008) e incluídas em "Avançado Estado de Composição":
Prossiga em intrépida exploração.
Conheça a secção de conteúdos multimédia.