Este é um clube desportivo que já tem um palmarés muito digno. Organiza também umas provas e passeios e eu participei em alguns. Um deles, que se manteve por alguns anos, é o RAID 50Km da Retorta... mais conhecido pelo "RAI'da Lama", desde que assim lhe chamei em artigo que publiquei em revista da especialidade.
Mais importante... foi com este grupo que fiz a minha primeira "peregrinação" a Santiago de Compostela...
--> Acesso a lista de passeios
O termo Pato Bravo é usado na gíria ciclista, nomeadamente em pelotão, para designar aqueles que nunca se sabe bem como vão reagir e o que vão fazer... são assim uma espécie de anarquistas das duas rodas... Este grupo também é um pouco assim... a começar pelo nome que assenta logo em dois erros de ortografia! O grupo é promovido pelo Paulo R. que é dono de uma loja famosa de bicicletas na cidade do Porto e faz uns passeios dominicais catitas... mas, nas palavras do Paulo R., "se chover o passeio fica cancelado"! Foi com os Patus Bravus que tive muitas das minhas primeiras aventuras BTTistas, em passeios improvisados ou participando em passeios organizados.
Os Patus Bravus não possuem, atualmente, página, só mesmo no Facebook... mas eu mantenho ainda alguma informação sobre vários dos passeios que realizei com eles...
--> Acesso à página respetiva (contém lista de passeios)
Este grupo nasce pela mão de alguns elementos dos Patus Bravus... em que eu próprio me incluo... juntam-se mais uns quantos, começamos a sair todos os domingos de manhã e, à custa de mais amizades que fazemos em pleno monte, vamos integrando mais alguns. Temos de tudo no grupo... temos pais e filhos, mas já tivémos 3 gerações em atividade; temos uns quantos que são "guias" pela sua natural facilidade de orientação (fico "abismado"...); temos os que filmam, os que fotografam, os que escrevem; os que gostam de subir mas que dizem sempre mal do guia que mete uma subida no passeio; os que gostam de descer coisas arriscadas; os que usam bicicletas normais e os que exploram bem o conforto e a alegria de guiarem bicicletas elétricas; os que gostam e os que detestam piso em cascalho. Mas há algo em que todos os elemento do grupo são ótimos: na partilha, na camaradagem, na boa disposição... mais até... na "gargalhação"! São muito empen(h)ados no que fazem... mas por vezes perdem o "h"...
Deste grupo existe um arquivo, que mantenho, com todos os passeios realizados de há alguns anos a esta parte... Estão acessíveis na página respetiva, com textos, fotografias, filmes e... claro, os "tracks para GPS", em formato GPX e KMZ.