Esta é uma reportagem fotográfica em quatro partes (ao fundo desta página) de uma atividade na qual tive muito gosto em participar, em muito boa companhia, e que teve por base uma visita "animada" à vila de Freixo de Espada à Cinta efetuada, de 28 a 29 de abril de 2012, por um conjunto de amigos, de alguma forma ligados, também, por laços profissionais. Numa organização não menos do que perfeita, a estadia ocorreu nas casas da Congida, um excelente "aperitivo" para o olhar.
Se as vistas da Congida eram deslumbrantes, não menos seriam pela encosta pela qual serpenteavam as estradas que levaram os passeantes até à vila, e aos restantes locais visitados:
Calçadas de Alpajares e da Ribeira do Mosteiro - um passeio pedestre inolvidável, por entre verde entremeado a rochas nas quais não faltaram fenómenos estranhos como é o caso do Cinclinal de Poiares.
Passeio de barco pelo rio Douro, desde a Congida até bastante perto da barragem de Aldeiadavila.
Penedo Durão - promontório bem alto sobre a margem direita do Rio Douro, permite a observação de uma paisagem fabulosa, com a barragem de Saucelle lá em baixo e as serranias espanholas em frente; o vôo de grandes aves, nomeadamente grifos, é também um motivo de atração.
Quinta da Batoca - a quinta que foi de Guerra Junqueiro ("o senhor poeta" como é ainda conhecido no local) e que se situa na bela Barca d'Alva; ficou assim completo o conjunto paisagístico dos dois dias, sendo que a componente gastronómica não desmereceu, muito pelo contrário!
Deixo aqui um agradecimento pelo convite que me foi endereçado para participar e partilho algumas das muitas fotografias que fiz mas que não conseguem traduzir, com fidelidade, o que aos meus olhos foi dado apreciar.