O fluxograma é a representação de um processo através de símbolos gráfico que descrevem passo por passo das ações que envolvem um processo. No SIPOC, na etapa P, são descritas as macro etapas em 4 ou 5 passos, ou seja, o fluxograma nasce de um SIPOC. No fluxograma são detalhadas estas etapas a fim de identificar as oportunidades de melhorias
Um fluxograma pode ser construído com alto ou baixo nivel de detalhes conforme seu objetivo, mas não é recomendável iniciar uma versão detalhada sem como começar por uma visão macro. Evite desperdícios.
Se numa visão macro não for possível identificar oportunidades de melhorias, vá adicionando mais detalhes conforme for necessário. Há dois tipos de fluxogramas: horizontal e multifuncional
Para melhorar um processo é preciso saber exatamente o que está ocorrendo por completo. Para isso, não basta ler instruções operacionais, consultar gerentes e sair examinando várias documentações: "Vá a campo e veja o que está acontecendo!"
Algumas dicas para elaboração é evitar o reaproveitamento de mapeamentos feitos no passado, não sair mapeamento logo de inicio o processo ideal, iniciar uma visão macro e depois ir aumentando o nível de detalhes e por fim, construa o fluxograma usando a simbologia adequada.
Símbolos