Contando histórinhas!
Storytelling:
Quando é preciso narrar algo em público
Ter um discurso bem estruturado onde todos fiquem concentrados no que está sendo dito é algo essencial no ambiente de trabalho e no desenvolvimento profissional, e realmente, sei que não é tao simples fazer isso. O Storytelling é de fato contar histórias com arte, fazendo com que as pessoas tomem a linha de raciocínio e ação da forma desejada pelo narrador. É uma habilidade progressiva para ajudar na comunicação mais assertiva.
Acaba sendo frustrante quando é preciso demonstrar uma ideia, mas todos não acabam entendendo ou enxergando o valor dela!
Situações como essa poderiam ter outros desfechos se o Storytelling fosse aplicado. Ao adquirir essa habilidade, você será capaz de influenciar as pessoas através da sua comunicação.
<=
Agora vamos "puxar" o Storytelling para o BI !?
=>
Storytelling BI:
Quando é preciso contar algo para o público através de um Dashboard
Narrar histórias sobre os dados, ou simplesmente o Storytelling BI, é uma boa prática utilizada pelos profissionais de inteligência empresarial ao construir narrativas em torno de um conjunto de dados, estruturando de forma adequada as visualizações e ajudando a transmitir o significado desses dados de uma forma atrativa através de:
KPIs
Gauges
Gráficos
Tabelas
O que é esperado num Dashboard?
Leitura em Z: é muito tendencioso e esperado que as pessoas movimentem seus olhos desta forma ao analisar os componentes de um dashboard. Logo, com base nisso, acaba sendo mais estratégico posicionar os componentes mais importantes em alguns pontos da leitura em Z
Funil: esta leitura propõe uma visão macro no topo do funil e conforme vai descendo, o "afunilamento" vem surgindo até chegar numa tabela representando os dados granulados, ou seja, a visão micro:
Enfim, de forma geral, num dashboard são esperados os seguintes itens em verde: