Contém a elaboração de um plano que direciona ações de tecnologia da informação, colocando em vista os objetivos da empresa e as necessidades dos clientes. Este plano contém quais serviços a TI deve oferecer, além do que é necessário para gerenciá-los. Para fortalecer essa estratégia e facilitar o plano a ser implantado, é preciso definir políticas e padrões de governança.
Os processos da Estratégia de Serviço são:
Responsável pela definição da perspectiva, posição, planos e padrões de uma organização com relação aos seus serviços. Depois de definido, o gerenciamento estratégico para serviços de TI também terá como responsabilidade, garantir o alcance dos resultados de negócio esperados
Garante que o provedor de serviço seja composto corretamente por serviços que atendem aos resultados de negócio num nível adequado de investimento, considerando os serviços em termos do valor ao negócio fornecido por eles.
Ter as demandas gerenciadas é algo essencial para que a oferta e a demanda estejam harmonizadas.
Seu objetivo é entender e prever, com a maior precisão possível, a influência da demanda do cliente por serviços equilibrando-a com os recursos.
O gerenciamento de demanda trabalha com o gerenciamento de capacidade para garantir que o provedor de serviço tenha capacidade suficiente para atender à demanda exigida.
Num nível estratégico, o gerenciamento de demanda pode envolver análise de padrões de atividade de negócio e perfis de usuário.
Já num nível tático, pode envolver o uso de cobrança diferenciada para estimular clientes a usar os serviços de TI em horários menos ocupados ou exigir atividades em curto prazo para responder à demanda inesperada ou à falha de um item de configuração.
Processo responsável pelo gerenciamento dos requisitos do planejamento orçamentário, da contabilidade e de cobrança de um provedor de serviço de TI. Ele garante um nível adequado de fundos para o desenho, desenvolvimento e entrega de serviços que atendam à estratégia da organização de maneira eficaz em custo.
Este processo é de extrema importância, principalmente, para os gestores do negócio, fazendo com que os gastos de TI fiquem transparentes para as partes interessadas. Anualmente, os investimentos em TI tendem a serem maiores, e com isso, cada vez mais este processo se torna mais importante para a organização.
Responsável pelo alinhamento entre os serviços e as necessidades do negocio e, também, pela manutenção de um relacionamento positivo com os clientes. Ajuda a identificar e compreender as necessidades dos clientes e a garantir que o provedor de serviço seja capaz de fornecer os serviços necessários.
Este processo tem vínculos fortes com o gerenciamento de nível de serviço.