OBJETIVOS
1º Objetivo
Formar professores em metodologias que envolvam artes e/ou estratégias de desenvolvimento sustentável, com potencial para promover a inclusão de alunos com dificuldades ou de diferentes culturas.
O AEE tem muitos alunos com origem em meios socioculturais desfavorecidos, a escola é, muitas vezes, a porta de acesso a eventos de natureza artística. Tem, ainda, bastantes alunos filhos de migrantes, com pouco conhecimento da cultura portuguesa e europeia. A arte nas suas várias vertentes, pode ser uma forma privilegiada de chegar a estes alunos, promovendo um espírito de pertença à comunidade escolar, reduzindo o absentismo, a falta de motivação, problemas de comportamento e alavancar aprendizagens significativas. Possibilita, ainda, um contexto eficaz para o desenvolvimento de competências ambientais (redução, reutilização, reciclagem, etc). Um corpo docente sensibilizado para esta problemática, enriquecido com formação (meta de aumentar em 25 % os docentes direta ou indiretamente abrangidos) e consciente de estratégias usadas noutros países com desafios semelhantes, será uma mais valia. Podem ser referência para os restantes professores e dinamizadores do trabalho colaborativo multidisciplinar.
2º Objetivo
Promover a divulgação da multiculturalidade existente no AEE através de produtos artísticos e conhecer diferentes abordagens da integração da multiculturalidade em ambiente escolar.
No AEE acreditamos que é fundamental a procura de oportunidades para alunos e docentes poderem participar em projetos pedagógicos que desenvolvam as multiliteracias promovam a leitura na língua materna, a cidadania global e o pensamento artístico e humanístico. Os alunos, com apoio dos seus professores, podem selecionar ou construir produtos artisticos (textos, pinturas, músicas...) representativos da sua cultura, para serem apresentados, analisados e contextualizados a alunos e docentes de outros países e ter oportunidade de conhecer elementos culturais equivalentes desses países. Estes intercâmbios poderão contribuir de forma muito relevante na inclusão de alunos oriundos de diferentes nacionalidades, promovendo o espírito de tolerância no AEE, uma vez que se pretende incluir alunos de nacionalidade portuguesa nas dinâmicas de grupo. Esta abordagem permitirá, ainda, reforçar a cultura artística em famílias em dificuldades socioeconómicas.
3º Objetivo
Promover a consciencialização e proteção ambientais, pela construção e divulgação de trabalhos que envolvam boas práticas ambientais como redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais.
AEE apresenta uma visão dinâmica do ensino, facilitadora de organização de eventos que podem ser polos de multidisciplinaridade (Ciência, Arte e Cidadania) e de trabalho colaborativo, aspetos em que o AEE quer apostar na melhoria de práticas. Temos consciência que a elaboração de muitos trabalhos, em diferentes contextos, são uma fonte de consumo de recursos naturais e produção de resíduos. Por outro lado, o facto de muitos alunos do AEE serem oriundos de um contexto sócio-cultural humilde e desfavorecido, evidência a necessidade de sermos uma mostra de boas práticas ambientais e promotoras de comportamentos que esses alunos nem sempre observam e valorizam no contexto familiar. Pretendemos incentivar na comunidade, uma melhoria sustentável de práticas, que possa ser partilhada no exterior e consolidada com exemplos externos, integrando, se possível, novas tecnologias no espirito da "Inovação das práticas pedagógicas em consonância com as exigências do século XXI".
4º Objetivo
Promover o sucesso educativo dos alunos e combater problemas de comportamento.
A entrada regular de alunos de várias nacionalidades coloca problemas de aproveitamento individual e em grupo turma, uma vez que os discentes chegam ao AEE com percursos escolares diferentes, por vezes com currículos muitos distintos, em diferentes fases do ano letivo. Por outro lado, no AEE tem havido um aumento do número de alunos com dificuldades de aprendizagem diagnosticadas. Estas situações podem favorecer o insucesso escolar e nalguns casos situações de indisciplina, apesar do esforço dos docentes na contextualização das estratégias pedagógicas. Estas situações então enquadradas com metas do EE1. Ao proporcionar atividades que valorizem o contexto cultural nos alunos estrangeiros, a multidisciplinaridade, o trabalho em equipa com alunos portugueses, o trabalho em projeto, há o potencial de facilitar o enquadramento dos alunos estrangeiros ou com mais dificuldades o que se traduzirá num percurso escolar de mais sucesso.
Informação retirada e adaptada do documento de candidatura para a Call 2024 Round 1 KA1
ATIVIDADES PREVISTAS
2 Cursos Estruturados
Contextualização
A arte pode ser uma forma privilegiada para integrar alunos provenientes de diferentes culturas e com diferentes ritmos de aprendizagem. Já encontramos cursos na Europass Teacher Academy que se enquadram com este propósito. A descrição desta formações refere a possibilidade de "Experimentar diversas formas de arte acessíveis a pessoas de diversas origens e capacidades culturais", "Praticar estratégias para incentivar a reflexão moral e emocional e a colaboração criativa entre os alunos"," Trocar ideias de projetos e ferramentas de ensino com outros profissionais da educação para desenvolver currículos de artes criativas mais eficazes e inclusivos", "Praticar formas de arte colaborativas que requerem recursos limitados, desde a instalação até à performance (por exemplo, utilizar objetos encontrados para contar uma história e praticar formas de comunicação não verbais), entre outros. As temáticas do desenvolvimento sustentável devem ser trabalhadas dentro e fora do currículo numa perspectiva inovadora. A mesma plataforma apresenta cursos com várias abordagens (contextualização com as Artes; integração com ferramentas digitais e novas tecnologias: Gamificação, Impressão 3D; "Geeen Skills").
Assim. vão ser abertas as candidaturas de docentes para dois cursos.
1º Curso Estruturado: três docentes no contexto da Arte e Inclusão.
2º Curso Estruturado: três docentes no contexto da Arte e Desenvolvimento Sustentável.
Uma abordagem multidisciplinar amplifica os resultados destas formações, dai a opção de fazer grupos de 3 docentes.
Os docentes serão selecionados usando quatro elementos fundamentais:
1) Experiência em trabalhos de projeto e capacidade já demostrada em trabalho colaborativo.
2) Qualidade do plano de disseminação.
3) Pertinência da mobilidade para o exercício de funções.
TOTAL - 6 PARTICIPANTES
Estes quatro elementos serão apresentados de forma detalhada quando for lançada a candidatura.
Informação retirada e adaptada do documento de candidatura paa a Call 2024 Round 1 KA1
Lista de Cursos em análise (serão selecionados 2)
Os docentes interessados poderão dar sugestões sobre os cursos que consideram mais relevantes e/ou sugerir alternativas. Os links direcionam para informação detalhada de cada curso.
Arts for the Inclusion of Migrants, Refugees, and Disadvantaged Populations
Art, Music, and Dance Therapy for an Inclusive Classroom
Art and Nature: A Sustainable Approach for All Teachers
The Ecocentric Approach: Introducing Sustainability in Education
The 8Rs of Environmental Education and Sustainability
Outros cursos serão ainda alvo de estudo.
2 Job-shadowing
Durante a deslocação de docentes do AEE a escolas de outros países e durante a receção de professores estrangeiros, ficou patente a importância da discussão da temática da inclusão. A partilha de experiências é enriquecedora para todos, apesar das particularidades dos diferentes sistemas de ensino e das diferenças de recursos humanos e materiais. Para o AEE é fundamental que cada vez mais elementos do corpo docente possam experimentar em primeira mão esta partilha, uma vez que há uma ampla distribuição de alunos estrangeiros no AEE quer em termos etários, quer em termos de percursos de ensino. Os jobshadowings previstos têm por finalidade aprofundar essa aprendizagem, alargá-la ao contexto das Artes e do Desenvolvimento Sustentável. No contexto das boas práticas ambientais há muitos desafios comuns e é imperativo desenvolver uma cultura global de sustentabilidade. A observação em contexto de aula da aplicação de materiais diferentes; o contacto com estratégias seguidas por outras escolas para a promoção da redução do consumo, para a reutilização de materiais e para a reciclagem de resíduos poderá ser muito útil na reformulação das práticas do agrupamento. Por outro lado, poderá ser uma oportunidade para conhecer entidades e associações de natureza ambiental que colaboram com essas escolas em projetos comuns. A deslocação dos nossos docentes também permitirá a oportunidade para apresentar as estratégias seguidas no AEE e as entidades com as quais temos feito protocolos. O sucesso destes job-shadowing passa pela multidisciplinaridade, pois ela é um garante que as iniciativas produzidas terão um impacte continuado, plurianual e diversificado, daí a pretensão de formar equipas pedagógicas.
Assim. vão ser abertas as candidaturas de docentes para duas deslocações em regime de Job-shadowing.
1º Deslocação: dois docentes no contexto da Arte e Inclusão.
2ºDeslocação: dois docentes no contexto da Arte e Desenvolvimento Sustentável.
Os docentes serão selecionados usando quatro elementos fundamentais:
1) Experiência em trabalhos de projeto.
2) Capacidade já demostrada em trabalho colaborativo.
3) Qualidade do plano de disseminação.
4) Pertinência da mobilidade para o exercício de funções.
TOTAL - 5 PARTICIPANTES
Estes quatro elementos serão apresentados de forma detalhada quando for lançada a candidatura.
Informação retirada e adaptada do documento de candidatura paa a Call 2024 Round 1 KA1
2 Deslocações em Grupo de alunos
À semelhança das outras duas modalidades pretende-se a formação de dois grupos. Para a mobilidade centrada nas "Artes e a Inclusão", pretende-se dar oportunidade a alunos realizarem trabalhos de natureza diversa (elaboração / interpretação de textos, elaboração / interpretação de músicas; dança, pintura, escultura, colagens, apresentações digitais, etc) que sejam representativos das diferentes culturas que convivem na comunidade educativa do AEE (inclusive a portuguesa), que contribuam para o conhecimento e a aceitação dessas culturas no AEE e da inclusão dos alunos / famílias na comunidade educativa. Pretende-se que os alunos selecionados tenham oportunidade de apresentar esses trabalhos na escola de acolhimento, dando a conhecer a multiculturalidade do AEE. Pretende-se que contactem com estratégias de integração da multiculturalidade na escola de acolhimento e ter acesso a exemplos da cultura do país de acolhimento (literatura, música, dança, pintura ...) na escola e/ou outros espaços. Essas aprendizagens e experiências serão depois transmitidas, com a colaboração dos docentes, aos seus pares. Para a mobilidade centrada nas "Artes e Desenvolvimento Sustentável" pretende-se que os alunos realizem trabalhos relativos ao tema da sustentabilidade ambiental em que sejam aplicadas técnicas "amigas do ambiente" com recurso à reutilização de materiais ou a materiais reciclados, os quais possam ser apresentados e discutidos na escola de acolhimento. Pretende-se que os alunos e docentes envolvidos aprendam novas estratégias para serem implementadas no AEE.
Assim. vão ser abertas as candidaturas de docentes e alunos para duas deslocações em regime de Grupo de Alunos.
1ª Deslocação: dois docentes e oito alunos no contexto da Arte e Inclusão.
2ª Deslocação: dois docentes e oito alunos no contexto da Arte e Desenvolvimento Sustentável.
Os docentes serão selecionados usando quatro elementos fundamentais:
1) Experiência em trabalhos de projeto.
2) Capacidade já demostrada em trabalho colaborativo.
3) Qualidade do plano de disseminação.
4) Pertinência da mobilidade para o exercício de funções.
Está prevista a seleção de alunos usando três elementos fundamentais.
A) Nacionalidade não portuguesa / Pertença a um grupo social desfavorecido.
B) Capacidade / vontade de trabalhar colaborativamente em projetos.
C) Empenho demostrado em trabalhos individuais ou grupo, no contexto das disciplinas ou em projetos extracurriculares, nas temáticas centrais desta candidatura ou em temáticas relevantes no seu percurso escolar / projeto de vida.
TOTAL - 20 PARTICIPANTES
Estes elementos serão apresentados de forma detalhada quando for lançada a candidatura.
Informação retirada e adaptada do documento de candidatura paa a Call 2024 Round 1 KA1