ATIVIDADES DE DISSEMINAÇÃO
Primeiro momento de disseminação
No dia 9 de setembro de 2025, durante as Jornadas Pedagógicas do AEE, cinco alunos (Helena , Luana, Maria, Pedro e Vasco) acompanhados por dois professores (Bruno Reimão e Mónica Mendes) partilharam a experiência que tiveram na visita a Vallromanes, Barcelona e Badalona . Esta atividade ficou integrada numa das ações de formação destas jornadas, que contou ainda com a participação dos professores Ana Cortez, Ana Paula Teles, Liseta Ramos e Sandro Castro, que no contexto deste projeto Erasmus+ realizaram a formação Zero Wsate Scholl (que decorreu na Austria e na Grécia).
O professor Celso Ferreira também colaborou nesta ação de formação com a exploração de conteúdos relacionados com o projeto Eco - Escolas, trabalhando em parceria com os Erasmus.
TRABALHOS DE ALUNOS DO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
Este projeto incentivou a reutilização de materiais em trabalhos escolares. Muitos desses materiais seriam desperdiçados e poderiam mesmo ser considerados lixo indiferenciado. O departamento de Ciências Naturais do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, tem já uma tradição nesta abordagem. O aproveitamento destes materiais permitiu a criação de modelos de elevado valor pedagógico que poderão ser úteis durante anos e, alguns deles, constituem mesmo objetos de arte.
Este tipo de trabalhos tem ainda outras vantagens: envolvem as famílias na sua construção; são oportunidades de inclusão de alunos com mais dificuldades de aprendizagem, que neste tipo de produtos conseguem, muitas vezes, elevado sucesso e reconhecimento dos seus pares; podem ser usados para incluir alunos com limitado domínio da língua portuguesa, dada a facilidade de leitura dos principais elementos, etc.
APLICAÇÃO DE APRENDIZAGENS E INICIATIVAS EXPLORADAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO NO ÂMBITO DESTE PROJETO
No seguimento da formação "ZERO WASTE" no contexto deste projeto, e com a colaboração do projeto Eco Escolas, a Direção do agrupamento de escolas de Ermesinde promoveu à eliminação das garrafas de água de plástico descartáveis em todo o Agrupamento a partir do dia 01 de janeiro/2026.
Os objetivos fundamentais desta iniciativa são:
Diminuir a pegada ecológica do Agrupamento
Incentivar toda a comunidade escolar a ter uma atuação mais consciente e responsável em prol da sustentabilidade ambiental.
Neste sentido, deixaram de ser vendidas nos bufetes escolares e máquinas de Vending garrafas de água de plástico e foram colocados adaptadores de água para disponibilização gratuita em todas as escolas do Agrupamento.
ATIVIDADES DINAMIZADAS NO CONTEXTO DO PROJETO ECO-ESCOLAS
ATIVIDADES DINAMIZADAS PELOS DOCENTES DE ARTES
O Grupo Disciplinar de Artes têm, também, uma grande tradição na procura de reutilização de materiais já usados em casa e trazidos por alunos ou de materiais já usados em trabalhos anteriores. As ações de disseminação formal (ações de formação, noticias colocadas no site da escola, momentos de candidatura a mobilidades, entre outros) e não formal ao longo deste projeto, contribuíram para a interiorização, de toda a comunidade escolar, da importância de manter o desenvolvimento sustentável como um eixos na formações dos alunos que frequentam o AEE.
Ao longo de todo o ano letivo, as Artes estão visíveis em vários espaços escolares, há eventos específicos como as festividades associadas ao Halloween, ao Carnaval, o dia do Agrupamento, em que apesar da quantidade de produtos, se verifica um cuidado na reutilização de materiais
ATIVIDADES DINAMIZADAS PELOS DOCENTES DE INGLÊS E FILOSOFIA