Entidades assistenciais e filantrópicas têm a difícil missão de reorganizar o orçamento, fechar novas parcerias e criar alternativas para aumentar a captação de recursos e tentar reverter os efeitos negativos do período de recessão atual.
A área social é sempre a mais atingida, faltam incentivos para pessoas físicas doarem mais e muitas empresas preferem ter seus próprios projetos de renúncia fiscal. A doação a instituições de caridade é um dos primeiros itens cortados do orçamento familiar em tempos de crise.
As instituições que tem oficinas de costura e voluntárias artesãs, arrecadam fundos para a instituição através de feiras de artesanato, que também requerem um investimento para operacionalização. Esses voluntários são professores em potencial de membros das familias que estão na instituição, que possam absorver uma atividade na costura, ensinando também um ofício para atividades particulares.
É uma alternativa de “upcycling” dar um melhor destino ao recurso material (sms) e ao mesmo tempo abrir oportunidades para atividades artísticas ou doação dessa matéria-prima para oficinas de artesanato de instituições de caridade.
Contribuir para diminuir a geração de resíduo, despertar um novo olhar para os materiais reciclados, valorizando a percepção “do lixo” também são frutos da atividade de reciclagem do SMS.