PERGUNTAS FREQUENTES
Sistema Planta Online
PERGUNTAS FREQUENTES
Atualmente podem ser feitas aprovações de obra nova, regularização e demolição para edificações residenciais unifamiliares, mistas, comerciais e industriais. Além disso, também podem ser aprovados desmembramentos, anexações e remanejamentos de lotes. Ainda podem ser feitos via sistema Planta Online pedidos de troca, baixa e assunção de responsável técnico, segunda via de documentos digitais, reforma sem alteração de área, alteração de uso de imóvel, autorização para execução de muro de arrimo e renovação de alvará.
ATENÇÃO! Empreendimentos geradores de impacto de vizinhança enquadrados no artigo 77 da Lei Complementar 66/2007 assim como os multifamiliares ainda são analisados em papel e não devem ser protocolados via Sistema Planta Online, e sim no Protocolo Geral da Prefeitura. Para protocolo físico deverá ser solicitada autorização prévia junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano por meio de assinatura no requerimento.
Profissionais habilitados (engenheiros, arquitetos, técnicos) e o responsável tributário. Ao profissional é permitido solicitar qualquer serviço disponível e ao responsável tributário apenas acompanhar os processos cadastrados em imóveis de sua propriedade (desde que cadastrados na versão antiga).
Os serviços de Troca de Responsável Técnico. Segunda Via de Documento Digital e Renovação de Alvará podem ser solicitados por qualquer cidadão, desde que comprovado vínculo com o imóvel ou através de procuração.
Profissionais: acessar a página de cadastro, preencher o formulário, anexar a documentação solicitada (certidão de registro e quitação pessoa física, no caso dos arquitetos, e certidão de registro e anotações, no caso de engenheiros). Após o envio da solicitação, receberá o login e senha para acesso no e-mail cadastrado.
Responsável tributário: certificar-se de estar com o cadastro do imóvel atualizado antes de protocolar um novo projeto. Para atualizar, acesse o site Atualiza Imóvel . Após a homologação da atualização, receberá o login e senha para acesso no e-mail cadastrado. Na nova versão do Planta Online, o responsável tributário ainda não tem como acompanhar os processos, mas essa funcionalidade será liberada em breve.
Cidadão: acessar a página de cadastro, preencher o formulário, anexar a documentação solicitada (documento de identificação com foto). Após a homologação da solicitação, receberá o login e senha para acesso no e-mail cadastrado.
Atualmente, as taxas são emitidas apenas no final do processo de aprovação. Não existe taxa para protocolo. A taxa de aprovação e o imposto pago pelo profissional são calculados por área construída ou por área do lote, no caso de projeto modificativo de lotes. Consulte aqui os valores aplicados.
Sim, os modelos podem ser acessados aqui.
Não, a prefeitura não fornece nem solicita este tipo de documento para aprovação do projeto. No entanto, caso precise consultar informações do imóvel, consulte o aplicativo Mappa Web.
O formato do arquivo de projeto enviado para análise deve ser DWF. Este é o formato mais recomendado, pois é compatível com o programa utilizado pela prefeitura para análise, o Design Review. No entanto, o sistema Planta Online também aceita arquivos PDF, porém, dependendo de como o arquivo é gerado, o programa Design Review não lê adequadamente e inviabiliza a análise. Disponibilizamos aqui um tutorial de como gerar o arquivo DWF.
Mas fique atento! O último arquivo enviado para aprovação será solicitado em PDF. Atente-se para que a escala deste arquivo esteja adequada, pois projetos aprovados com escala errada terão que ser substituídos, acarretando novos custos.
Apenas o profissional que solicitou o serviço e o responsável tributário podem acompanhar o andamento do processo, por meio do acesso ao sistema Planta Online. Para isso, o responsável tributário deve estar com seu cadastro atualizado, conforme explicado na pergunta 3. Não existe um canal de consulta aberto aos processos do Planta Online. Em caso de dúvidas, o responsável técnico pode lhe passar informações sobre o andamento do projeto.
Sim! Basta o responsável técnico, autor do projeto ou proprietário do imóvel abrir uma solicitação de Renovação de Alvará anexando os documentos solicitados. Esta solicitação deve ser feita 30 dias antes do vencimento do alvará.
Sim! Basta o responsável técnico ou proprietário do imóvel abrir uma solicitação de Troca de Responsável Técnico anexando os documentos solicitados.
Neste caso é necessário que o requerente solicite o cancelamento do processo, através de requisição feita no campo "Dúvidas ou Informações" do próprio processo e, após cancelado, deverá ser aberto novo protocolo com os profissionais envolvidos no processo.
Caso tenha alguma dificuldade em manipular o sistema, ou ele apresente algum erro, entre em contato pelo e-mail: plantaonline@vinhedo.sp.gov.br. Sempre que possível envie um print da tela para que possamos entender melhor o problema e auxiliá-lo com mais agilidade.
Os profissionais, quando precisarem se comunicar com os técnicos, podem fazer uso do campo "Dúvidas ou Informações" disponível no próprio processo. Adicionalmente, fazemos atendimentos presenciais de segunda e quinta-feira, das 9h00 às 12h00.
Sim! São aceitas assinaturas digitais verificáveis e inclusive incentivamos o uso da assinatura eletrônica do governo federal, que é GRATUITA! Confira mais sobre a assinatura eletrônica do GOV.BR clicando aqui.
Não são aceitas assinaturas fotografadas e coladas no documento.
Sugerimos que as atividades técnicas indicadas nos documentos de responsabilidade técnica sejam apresentadas conforme segue:
Anotação de responsabilidade técnica (ART)
Área de atuação > Sub-área de atuação > Nível de atuação > Atividade > Obra / Serviço
Obras novas:
Construção civil > Edificações > Elaboração > Projeto > de edificação E
Construção civil > Edificações > Direção de obra > Execução de obra > de edificação
Regularizações:
Construção civil > Edificações > Elaboração > Levantamento > de edificação OU
Construção Civil > Edificações > Elaboração > Como construído - As built > de edificação
Demolição:
Estruturas > Estruturas de concreto e argamassa armada (ver o que se encaixa melhor) > Direção de obra > Execução de obra > de demolição de estruturas de concreto sem uso de explosivos
Reforma:
Construção civil > Edificações > Direção de obra > Execução de reforma > de edificação
Desmembramento:
Agrimensura > Parcelamento do solo > Elaboração > Projeto > de desmembramento
Anexação:
Agrimensura > Parcelamento do solo > Elaboração > Projeto > de remembramento
Remanejamento de lotes:
Agrimensura > Parcelamento do solo > Elaboração > Projeto > de desmembramento E
Agrimensura > Parcelamento do solo > Elaboração > Projeto > de remembramento
Muro de arrimo:
Construção civil > Edificações > Direção de obra > Execução de obra > de muro de arrimo
Registro de responsabilidade técnica (RRT)
Grupo > Atividade
Obras novas:
Projeto > Projeto arquitetônico
Execução > Execução de obra
Regularizações:
Projeto > As built
Demolição:
Execução > Execução de obra;
Reforma:
Execução > Execução de reforma de edificação
Desmembramento:
Projeto > Projeto de parcelamento do solo mediante desmembramento ou remembramento
Anexação:
Projeto > Projeto de parcelamento do solo mediante desmembramento ou remembramento
Remanejamento de lotes:
Projeto > Projeto de parcelamento do solo mediante desmembramento ou remembramento
Muro de arrimo:
Execução > Execução de estrutura de concreto
Tendo em vista a melhoria dos procedimentos de aprovação realizados por esta Secretaria de Desenvolvimento Urbano, os processos de unificação, desmembramento e remanejamento de lotes aprovados a partir de 22/08/2022 não terão seu cadastro municipal atualizado automaticamente após a aprovação. Será necessário abrir novo processo no setor de protocolo, após a efetivação em cartório, apresentando matrículas atualizadas e cópia do projeto e memorial descritivo aprovados.