RELATÓRIO DO II TEMA PARA DISCUSSÃO DE 23-09 A 08-10-2020: "COMO ATRAIR NOVOS NÃO PERDER ASSOCIADOS DURANTE A PANDEMIA."

Associação Internacional de Lions Clubes – APLIONS

RELATÓRIO DO II TEMA

”Como atrair novos e manter os associados durante a pandemia”


COMISSSÃO DO II TEMA


PDG Francisco Maurício,

CaL Maristela Shimazaki,

PDG Josué Silva Abreu, PCC Claudio Rigo,

CaL Silvia Samara,

CaL Audrey Teixeira Pádua,

CaL Elaine Castelo Branco.


Prezados confrades, recebi a incumbência da Comissão do II Tema do Aplions para ser o seu Relator, encargo aceito porque Leão não recusa atividade. Obrigado ao Grupo.


I – INTRODUÇÃO – O Presidente Francisco Maurício lançou no Grupo APLIONS o II Tema ”Como atrair novos e manter os associados durante a pandemia”, objetivando a manifestação dos confrades que, ao final, haveria um Relator para sintetizar as ideias trazidas pelos participantes. Foram, ao todo, 14 participantes com textos longos, médios e curtos, colocados no Grupo do Whatsapp. Foram eles: CL José Ronaldo Silva – LC Juazeiro do Norte, DLA - 4; CaL Audrey Pádua – LC Guarapari Cidade Saúde, DLC - 11; CaL Maristela Shimazaki – LC Cuiabá Norte, DLB-4; CaL Marise; CaL Elaine Castelo Branco – LC Belém Batista Campos, DLA-6; CL Ubaldo Alcântara – LC Jundiaí Norte, DLC - 2; CL Josué Silva Abreu – LC João Monlevade Sobral, DLC-12; CaL Kátia Farinha – LC Pimenta Bueno, DLA-1; CL Rubens Mesadri – LC Votorantim, DLC-2; CaL Nádja M. T de Freitas – LC Maceió Ponta Verde, DLA-3; CaL Maria do Carmo – LC Belo Horizonte Jaraguá, DLC-4; CaL Sílvia Samara – LC Ribeirão Preto Centro, DLC-6; CaL Isabel Cristina Malani – LC Valinhos, DLC-2; CaL Eunice Rodrigues Melo – LC São Paulo Santana, DLC-2.

A Comissão se reuniu por várias vezes para tratar do tema com uma pequena frequência, devido a motivos vários nos dias marcados. Vencido o prazo das manifestações, reuniu-se a Comissão, por derradeiro, para dar início ao Relatório.


II – CONTEÚDO – Como era de se esperar, os participantes foram unânimes em dizer que, neste período de pandemia do Coronavírus, os clubes devem ter criatividade, buscando atingir os objetivos do tema em suas duas partes: admissão e retenção de associados.

Na primeira parte, atração de novos associados, não houve dissenso ao afirmar que os Clubes devem usar as redes sociais e as plataformas do Google para divulgar o leonismo. Nas “lives”, o foco deve ser direcionado aos convidados para participar delas e conhecer o trabalho do Lions e se tornarem futuros leões, além da arrecadação de fundos como atividade. Alguns foram incisivos em afirmar: convidar, convidar sempre para se associar ao Lions. Foi apontada a necessidade de se convidar parentes e amigos para o Lions. Convidar um ex-associado. Tornar a Domadora associada. Realizar atividades comunitárias que chamem à atenção dos cidadãos na comunidade.


Quanto à segunda parte “manter os associados durante a pandemia”, também foram vozes uníssonas no sentido de que as redes sociais e as plataformas digitais para as reuniões “on-line” e as “lives” são imprescindíveis para manter os associados unidos e com atividades. Foi ainda lembrada a importância de se manter o companheirismo com reuniões on-line, fazendo comunicações para cada companheiro em suas datas comemorativas de aniversário de nascimento, casamento ou outros, não só pelo whatsapp, mais também pelo telefone. Em síntese, manter o associado no Clube neste período é manter as atividades, envolvendo todos os associados, cada um na medida de suas possibilidades e o fortalecimento do companheirismo.


III – CONCLUSÃO – O tema escolhido pelo Presidente Francisco Maurício foi muito oportuno, considerando a dificuldade de se reunir presencialmente neste período e, consequentemente, a mesma dificuldade de se convidar novos associados. Sua importância se estende aos clubes que se encontram adormecidos sem saberem o que fazer durante a pandemia. Com as manifestações dos companheiros (as), eles encontrarão um caminho aberto para retornar as suas atividades de um forma diferente. Isto é aprendizado.

Todos os depoimentos foram significativos, cada uma a sua maneira. O importante é que todos falaram a mesma língua. Não foi feito nenhum juízo de valor das manifestações até porque não é objetivo deste Relator. Procuramos sintetizar as principais manifestações dos participantes e transcrevê-las neste Relatório.

Por todo o relatado, concluímos que foi importante e proveitoso o tema e bem desenvolvido pelos participantes, a quem agradecemos pela colaboração e o engrandecimento do leonismo.


Belo Horizonte, 20 de outubro de 2020


CL Josué Silva Abreu - Relator