TEXTO DE MJF ELAINE CASTELO BRANCO

SURDEZ NEUROSSENSORIAL


Elaine Castelo Branco

Promotora de Justiça de defesa da pessoa com deficiência e idosos em Belem

Diretora AMPID - Região Norte

Associada de Lions Clubes Internacional- onde integra a Comissão Nacional de defesa da pessoa com deficiência, idosos e outras vulnerabilidade do GT atividade Leonística BR .

a autora e ainda uma pessoa com deficiência auditiva bilateral severa. Surdez neurossensorial.


Voltemos a falar de distúrbios auditivos ou surdez ou perdas auditivas .

No último artigo conversamos sobre surdez bilateral , pessoa com deficiência auditiva e as dificuldades enfrentadas durante a pandemia com o uso obrigatório de máscaras e as dificuldades enfrentadas por essas pessoas para entender seu interlocutor.

Daí , vem um amigo e me pergunta : Elaine, além de Promotora de Justiça, você também fez algum tipo de curso na área médica?

E eu respondo : Não . Mas os anos andando de um lado para outros em consultórios , ouvindo opiniões médicas , realizando exames e mais exames , testes e mais testes de aparelhos auditivos , andando em hospitais , indo em centros especializados , lendo resultados de exames , que me deixavam cada vez mais apreensiva e curiosa , eu resolvi aliar as minhas dificuldades pessoais , com minha experiência prática , não só como pessoa com deficiência auditiva bilateral severa, mas como promotora de justiça , para despertar a atenção do leigo a procurar orientação médica ao se deparar com situações que de início poderiam não ser importantes.

Eu escrevo para o leigo , para o não profissional da área médica , eu escrevo para o professor de aluno com deficiência auditiva , eu escrevo para dar a luz a um psicólogo ao se deparar com um paciente atravessando problemas de ansiedade em decorrência de sua surdez . Eu escrevo para despertar a atenção para determinadas nomenclaturas .

Eu escrevo na qualidade de uma paciente relatando as suas dificuldades.

E hoje o assunto que quero abordar e o termo surdez neurossensorial, que me deparei várias vezes em resultados de minhas audiometrias .

Eu sempre soube que essa minha surdez era estranha e engraçada . Alguns momentos eu conseguia ouvir e interpretar frases complexas . Em outros eu não conseguia digerir uma simples e corriqueira palavra .

E isso me intrigava .

Quantas vezes eu cheguei a ouvir de um amigo ou parente

"Tu és surda ?"

Eu respondia sou .

Como a deficiência auditiva é algo invisível a olhos de muitos, minha resposta parecia ser cômica , engraçada .

Pois bem . O termo me pareceu estranho e eu resolvi entender do que se tratava .

Descobri que a surdez neurossensorial, ou surdez sensorioneural, e a perda auditiva causada por danos ao ouvido interno ou ao nervo auditivo - o nervo que transporta o som da orelha interna para o cérebro.

É uma perda permanente que significa que não tem como regredir ou ficar bom com tratamentos ou remédios, o que claro ajuda e muito .

A perda auditiva neurossensorial se caracteriza por lesões das células ciliadas ou do nervo auditivo, o que reduz a eficiência na transmissão dos sons, levando a uma menor percepção da qualidade e da intensidade do som, resultando em uma deficiência para ouvir e entender a fala.

Por muito tempo eu pensei, inclusive, que eu tivesse um distúrbio do processamento .

Os sintomas de minha perda auditiva foram surgindo gradualmente, ao longo de minha vida, sem que eu me desse conta , até que um médico amigo me alertou a procurar um especialista, notando em minhas consultas, que eu não entendia a sua fala, pedindo para repeti-la diversas vezes.

Eu percebia também a minha grande dificuldade para escutar e entender em ambiente ruidoso.

Por essa razão eu alerto sempre: ao se deparar com essa dificuldade ou ser chamada atenção para esse fato , procure imediatamente o profissional médico.

Até hoje , mesmo com o uso de aparelho em ambos os ouvidos ainda tenho a dificuldade para identificar de onde vem o som, sendo essa outra característica da surdez neurossensorial.

Descobri ainda, que as lesões no ouvido interno causam dificuldade para separar a fala de outros ruídos no ambiente, pois os sons são percebidos como abafados ou distorcidos, razão pela qual se indica sempre que essas pessoas desenvolvam suas atividades em locais silenciosos .

As pessoas que possuem esse tipo de perda não conseguem entender conversas em locais ruidosos, como shows, festas, restaurantes e ruas movimentadas.

Mas toda atenção ,

esse diagnóstico somente pode ser feito por um médico otorrinolaringologista que o acompanhará e o submeterá a uma série de exames .

Conhecendo agora o que é uma surdez neurossensorial você acha que pode ter um papel importante na vida de um familiar ou amigo , quer o orientando a procurar ajuda médica ou

o ajudando a superar as consequências que a perda auditiva pode trazer, como depressão, baixa autoestima, isolamento social, entre outros sintomas?


Vamos incluir ?