TEXTO DE MJF ELAINE CASTELO BRANCO

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

Por: MJF Elaine Castelo Branco

Fonte: Portal Bauru Noticias em: 05 dezembro, 2021


A autora é Voluntária de :

Lions Clubes Internacional

Instituto Ação Pensando o Bem

Grupo Liga do Bem

Grupo Amigas Solidárias

Observatório Inclusivo

voluntária da APACAN , como palestrante .

Assessora GST Câncer Infantil – DLA-6- DMLA

Presidente da comissão de pesquisa e grupos de estudo do LC Marília Literário Osório Alves de Castro – DMLC


Na data de hoje, 05 de dezembro é comemorado o dia internacional do Voluntariado, data essa instituída em 1985, pela ONU, organização das Nações Unidas, tendo como propósito fazer com que o espírito de solidariedade se espalhe pelo mundo através de diferentes ações realizadas em vários países.

Segundo a ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos…”

Em 2015, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que a ação “promove a criatividade e nos conecta com as pessoas que mais precisam”, sendo portanto uma mensagem atual em tempos de pandemia , totalmente alinhado ao tema 2021/2022 do Concurso do Cartaz sobre a Paz de Lions Clubes Internacional, cujo tema desse ano leonístico é

“ESTAMOS TODOS CONECTADOS”, bem como ao ideal de servir de cada Líder Leão de cada um dos cantos do mundo , onde investidos no lema de Lions Clube Internacional de WE SERVE , estão usando a criatividade para unir fronteiras por uma sociedade mais justa e solidária, com ações nas 5 causas Globais : Câncer infantil , diabetes , meio ambiente, alívio a fome e visão .

Os Leões servem. É bem simples assim, e tem sido desde que começamos em 1917.

Temos como missão, empoderar os Lions clubes, voluntários e parceiros para melhorar a saúde e o bem-estar, fortalecer as comunidades e apoiar os necessitados por meio de serviços humanitários e subsídios que impactem vidas em todo o mundo e promover a paz e a compreensão internacional.

Em 2020, ainda no auge da pandemia o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse na mensagem alusiva ao dia internacional do voluntariado que “em todo o mundo, os voluntários têm ajudado grupos vulneráveis, corrigindo desinformação, educando crianças, prestando serviços essenciais aos idosos e apoiando os profissionais de saúde que estão na linha de frente.”

E nisso os voluntários Leões de Lions Clubes Internacional são bons demais, onde diariamente no exercício de sua criatividade criam campanhas informativas de conscientização e defesa de causa, promovem ações de alívio a fome , educam no combate ao câncer infantil , no controle do diabetes , atuam esclarecendo sobre a cegueira evitável, promovem plantio de árvores , limpezas de rios , coleta seletiva , com a intenção de preparar o mundo para as futuras gerações .

No mesmo ano de 2020, quando o tema da campanha do Dia Internacional foi “Juntos Podemos Através do Voluntariado”, o secretário-geral das Nações Unidas afirmou que esta atividade “é a espinha dorsal das sociedades”, destacando as importantes contribuições destas pessoas para a resposta à Covid-19.

Hoje, mais de 1,4 milhão de pessoas que já são Leões sabem o poder que tem em colocar a bondade em ação. Elas estão fazendo a diferença para as pessoas e comunidades onde vivem e trabalham.

Os programas e iniciativas do Presidente Douglas Alexander estão voltados a quatro prioridades principais para Lions International, que são fundamentais para a nossa missão de servir:

1- Desenvolver capacidade para servir

2- Apoiar a nossa Fundação global, LCIF

3- Colocar o coração no serviço

3- Comunicar-se com as comunidades e uns com os outros.


Parabéns a cada voluntário pelo seu dia , parabéns a você que se dispõe a doar de seu tempo em prol de alguém que em um determinado momento precisa um pouquinho mais que você .

E se você acha que uma dessas causas Globais lhe interessa : Combate ao câncer infantil, alívio a fome , meio ambiente , diabetes , visão.

Se essa também é uma causa na qual você acredita, procure um Clube de Lions perto de você e venha estudar a possibilidade de se juntar a nós .

A autora além de Promotora de Justiça de defesa da pessoa com deficiência e idosos na cidade de Belém, no Brasil , e voluntária de Lions Clubes Internacional, sócia regular do Lions Clube Belém Batista Campos, e sócio forâneo do Lions Clube Marília Literário Osório Alves de Castro, além de voluntária em diversos grupos de apoio a causas humanitárias e em defesa da pessoa com deficiência.