Aeronaves de asa fixa com barras de pulverização montadas abaixo da asa inferior têm sido usadas de forma eficaz para aplicar pulverizações de herbicidas em áreas extensas para controlar arbustos e ervas daninhas desde a década de 1950. Outros tipos de materiais são: sementes de forragens (capins), fertilizantes nitrogenados (ureia), arroz pré-germinado (PG), e outros.
Aplicadores
Os 3 modelos de difusores de sólidos utilizados no Brasil em aeronaves de asas fixas são: 1) Venturi convencional (pé-de-pato), 2) Tetraédrico e 3) Swathmaster. As Figuras abaixo mostram aplicadores usados no Brasil. Fonte: Semeadura aérea de plantas de cobertura, Eugênio P. Schroder, 2019 (www.plantiodireto.com.br).
Tanque do produto ("hopper")
O tanque do avião usado para acondicionar as sementes (e outros sólidos ou líquidos) é feito em fibra de vidro e capacidade entre 680 e 950 litros no Bandeirantes e 1.500 a 2.500 litros nos importados. Como o peso específico das sementes é menor que 1 quilo por litro, a quantidade em quilos que pode ser colocada em cada carga é inferior à capacidade volumétrica do tanque.
O carregamento das sementes (e outros sólidos, como a ureia) é feito por uma abertura situada na parte superior do tanque do avião, e a saída ocorre por gravidade, através de uma porta na sua porção inferior, de acordo com o comando manual do piloto durante o voo.
Altura de voo
O avião deve voar a uma altura de 10 a 20 m. A Faixa de deposição ideal de voo para o nosso avião Ipanema, equipado com distribuidor original é de 10 a 12 m, dependendo dos ajustes do equipamento. Fonte: www.scotconsultoria.com.br
Um avião agrícola médio, tipo Ipanema, operando com sua carga operacional de 500 litros (máx. 700 L), pulverizando uma vazão de 15 l/ha (baixo volume ou BV) ou de 50 l/ha (citros), poderá apresentar um rendimento aproximado de 100 ha/h e 50 ha/h, respectivamente, se a pista de pouso ficar à distância máxima de 5 km do centro da área e a extensão do "tiro" (comprimento de cada passada) tiver um mínimo de 500 m.
Calibração
O tipo do espalhador e do material granular, a taxa de aplicação por hectare, o volume de produto e a faixa de deposição, afetam a eficácia da calibração. O tamanho, forma, densidade e fluidez do material granular, afetam a faixa de deposição, a taxa e o padrão de aplicação. Também, exceto em baixas taxas, a largura da faixa é inversamente proporcional à taxa de aplicação, ou seja, quando a taxa aumenta, a faixa diminui.
Se o Manual do Equipamento fornece dados das aberturas relacionadas às taxas e dosagens, use esses dados como ponto de partida. Testes de descarga são aconselhados.
Cálculo da Taxa de Deposição
TD = (K2*W)/(A*E) onde: TD = taxa de deposiçao (kg/ha); K2 = constante = 10^5; W = peso do material (g); A = área da saída (cm²); e E = eficiência do coletor (%)
Fonte: Venturi Spreader & Ram-air
Influências
Vento, granulometria, umidade relativa do ar crítica do produto,taxa de aplicação, declividade do solo, velocidade do voo, rugosidade do terreno, temperatura e UR do ar e método de coleta da amostra.
Fonte: Automated sensor platform for distribution pattern characterization of agricultural equipament, Lousiania State University, Maziar Amirani, (repository.lsu.edu).