Os atomizadores ou bicos rotativos são equipamentos de pulverização de pesticidas utilizados em substituição aos bicos hidráulicos ou pneumáticos (Stol e CPs), com a mesma função de fracionar o líquido em gotas. São conhecidos por bicos de energia centríguga. A grande vantagem desse sistema é a uniformidade das gotas geradas. Há no mercado vários modelos de atomizadores rotativos, como o inglês Micronair AU-5000 (vide Figura abaixo) e os brasileiros TurboAero e Stol, segundo a alvoconsultoria.agr.br.
Atomizador Rotativo AU5000 da Micronair
O ajuste do tamanho da gota, independente do modelo, é realizado através do ajuste da velocidade de rotação das pás. Quanto maior a rotação, menores serão as gotas formadas. Normalmente, a velocidade de rotação (rpm) se faz ajustando o ângulo das pás, que fazem os discos girarem.
Cada atomizador pode atuar com uma vazão na faixa de 0 a 23 litros/minuto. Isto permite que a mesma instalação possa ser usada em uma larga faixa de volumes de aplicação, desde ultra baixo volumes (UBV) até aplicações convencionais de 20 a 50 litros/hectare. Esta larga faixa de ajustes de volumes de aplicação, combinada com o ajuste fácil do diâmetro de gota, permite que a aeronave seja recalibrada para diferentes técnicas de aplicação, em minutos.
Diâmetro de gota ajustável;
Espectro de gota estreito;
Larga faixa de volumes de aplicação;
Ultra-Baixo-Volume(UBV) e Baixo-Volume(BV); e
Movido pelo deslocamento de ar.
São equipados com uma tela cilíndrica em inox e estão disponíveis em vários modelos de malha, capazes de produzir controladamente o espectro de gotas necessário para cada tipo de operação. O atomizador é acionado pelo fluxo de ar proveniente do voo, que incide sobre as pás de hélice, que são ajustáveis, mudando assim a velocidade de rotação e produzindo o diâmetro de gota pretendido. Sua vazão é controlada por meio de uma unidade de restrição variável (VRU), podendo chegar a 30 litros/min em cada um.
A calibração do equipamento é indispensável para obter o resultado esperado e é papel do piloto monitorar ocorrências durante o voo. O piloto deve estar atento a vibrações excessivas, rotação dos atomizadores (RPM) e inconsistências na aplicação e é por esse motivo que a leitura do Manual do atomizador é muito importante antes do início das operações.
A quantidade essencial de atomizadores depende do modelo da aeronave, variando de 8 a 12 unidades, como mostra a Figura abaixo. No avião brasileiro Ipanema, são 8, metade de cada lado da envergadura.
O diâmetro da gota é obtido de acordo com a velocidade de rotação dos difusores. Essa rotação varia conforme a velocidade da aeronave e o ângulo das pás de hélice dos atomizadores. Na Figura abaixo, montada a partir do Manual da empresa ZANONI, usando o seu atomizador e testes de campo, a estimativa do tamanho de gotas produzidas na velocidade de voo de 225 km/h e tres doses de pesticidas.
Também chamada de rendimento do tiro, é a área a ser pulverizada com o atomizador para uma dada velocidade do avião agrícola em dada faixa de deposição do pesticida.