Anais do Congresso de Letras do Tocantins/Cametá
Anais do Congresso de Letras do Tocantins/Cametá
ISSN 2595-0592
Título do artigo (e subtítulo, se houver): ambos não devem ultrapassar um total de 16 palavras; o título deve estar em maiúsculas e o subtítulo em caixa normal, apenas a primeira letra em maiúscula; devem ser objetivos e mostrar o principal foco do trabalho.
Autoria: Informar no início do artigo, uma linha após o Título ou Subtítulo, nome por extenso e, em nota de rodapé: titulação máxima, instituição a que está ligado, endereço funcional completo, outras informações curriculares relevantes e e-mail (a ser divulgado junto ao texto). Serão permitidos trabalhos com, no máximo, 4 autores. A pessoa só pode aparecer uma vez como autora e uma vez como coautora (ou seja, cada pessoa só pode aparecer em dois trabalhos).
Resumo entre 300 e 500 palavras: deve apresentar objetivo(s), problema, resultados.
Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5; essencialmente relevantes e retiradas do texto; separar as palavras por ponto e vírgula.
O texto deve apresentar seções como: Introdução, Metodologia, Análise, Resultados e discussão, Considerações finais, Referências.
Ilustrações (ABNT NBR 14724:2011): incluem: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros; as ilustrações devem fornecer informações suficientes para que o leitor possa compreendê-las sem a necessidade de uma contribuição significativa do texto; palavras utilizadas nas figuras devem ser idênticas às utilizadas no texto quanto à capitalização, itálico e símbolos; devem se apresentadas na ordem em que aparecem no texto. No caso de serem extensas, enviar em arquivos separados, indicando onde devem ser inseridas no texto; nas ilustrações que contêm mais de uma imagem, identificar cada imagem com letras maiúsculas, por exemplo A, B, C (sem parênteses e sem pontos após as letras) no canto superior esquerdo de cada imagem; posicionar a identificação na parte superior da ilustração, precedida da palavra figura, gráfico, quadro etc., numerada sequencialmente com algarismo arábico, seguida de travessão e respectivo título.
Figura 1– Título; Gráfico 1– Título; Quadro 1– Título, e assim por diante.
No texto para se referir as palavras figuras e tabelas usar caixa baixa.
Legenda: breve e objetiva; com notas e outras informações necessárias à sua compreensão; a fonte consultada é indicada na parte inferior, após a ilustração; a fonte é um elemento obrigatório mesmo que seja produção do próprio autor; as fontes deverão constar da seção de Referências.
Observações: a qualidade das figuras é tão importante quanto a qualidade dos dados e resultados apresentados. Recomenda-se simplicidade no decorrer das interpretações; verificar a necessidade de figuras e se é possível colocar as informações em forma de texto; deve haver um equilíbrio entre as informações do texto e das legendas para não serem repetitivas.
Tabelas: devem ser autoexplicativas; localizar o mais próximo possível do ponto em que é mencionada pela primeira vez no texto; título no topo precedido da palavra Tabela (1a. letra em maiúsculas), numerada em sequência com algarismos arábicos, seguida de hífen (Tabela 1 -) e o título da tabela; preferencialmente em posição vertical; continuação na página seguinte: não delimitar por traço horizontal na parte inferior, repetir cabeçalho na página seguinte, indicar continua na 1a. página, continuação para as demais e conclusão para a última página; colocar informações sobre a(s) fonte(s) consultada(s) e outras informações e notas necessárias para o entendimento, no rodapé. A(s) fonte(s) deve(rão) constar da seção Referências; usar fios horizontais na base da tabela para separar o conteúdo dos elementos complementares, para separar o cabeçalho do título, e do corpo. Linhas horizontais adicionais podem ser usadas dentro do cabeçalho e do corpo. Não usar linhas verticais; editar em arquivo Word, usando os recursos do menu tabela.
Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho, mencionados no final do artigo, antecedendo a seção Referências.
Quando selecionar os trabalhos a serem citados no artigo opte por: trabalhos pioneiros que deram início ao estudo do assunto tratado; trabalhos mais recentes (estado da arte do assunto a ser estudado); trabalhos de impacto publicados na área, em revistas e editoras reconhecidas.
As citações mostram de onde vieram as ideias e não os textos. Devem ser interpretadas e escritas com suas próprias palavras. Observar as questões de direitos autorais (plágios e autoplágios).
Exemplos das citações no texto:
Um autor: Fiorin (2014) ou (Fiorin, 2014).
Dois autores: Fiorin e Silva (2003) ou (Fiorin; Silva, 2003).
Três autores: Fiorin, Castro e Silva (2003) ou (Fiorin; Castro; Silva, 2003)
Mais de três autores: Fiorin et al. (2008) ou (Fiorin et al., 2008).
Autor Entidade: UFPA (2010) ou (UFPA, 2010)
Autor desconhecido: Língua... (2018) ou (Língua..., 2018)
Somente referências citadas no texto devem ser listadas em ordem alfabética no final do artigo; usar itálico para títulos de periódicos em artigos, títulos de livros, títulos de eventos etc.; não usar itálico para abreviações em latim, tais como et al. e apud tanto nas citações no texto como nas referências; usar letras maiúsculas nas referências para sobrenomes, com os prenomes abreviados, seguidos de ponto (.) e sem espaços. Aplica-se também para autorias de entidades coletivas (entrada pelo título) e título de eventos.
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Pelo menos um dos autores deve ser graduando(a) ou graduado(a).
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve ser informado no ato da submissão.
O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx (Word), atendendo às Normas Editoriais dos Anais.
Endereços eletrônicos para as referências foram informados, quando possível.
A formatação do texto usa espaçamento 1,5, com letras no tamanho 12, Times New Roman.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos da ABNT.
O texto completo possui, no máximo, 20 páginas (formato A4).
Caso faça uso de recurso de Inteligência Artificial (I.A.) na construção do texto, informar em nota de rodapé em que partes do trabalho houve o uso de I.A.
A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os originais não serão devolvidos aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade dos Anais do Congresso de Letras, ficando sua distribuição, impressão ou reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da coordenação da Coordenação da Faculdade de Linguagem Língua Portuguesa do Campus do Tocantins/Cametá-UFPA. Deve ser consignada a fonte de publicação original. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.
Os nomes e endereços informados nestes anais serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.