A palavra árabe significa “cinco”, como nos 5 dedos da mão.
O Chamsa (خمسة) é um amuleto em forma de palma popular em todo o Oriente Médio e Norte da África, e comumente usado em jóias e tapeçarias. Representando a mão direita aberta, uma imagem reconhecida e usada como um sinal de proteção ao longo da história, acredita-se que ela forneça defesa contra o mau-olhado.
O símbolo originou-se em Púnica Cartago no que é agora a Tunísia e foi associado com a Deusa Tanit. No decorrer do tempo, esse talismã foi usado pela Antiguidade Oriental como o principal símbolo de proteção decorrendo pelos povos do Islamismo e Judaísmo. Também é fortemen
te associada a Deusa Protetora de Cartago. Mas na atualidade esse símbolo é tão famoso, que não importa a crença, é utilizado como aquilo que guia, protege, ajuda e ensina.
Significado religioso A Mão de Fátima é utilizada como um escudo grande e forte que impede as grandes dores, isto é, uma mão esticada que tem o poder de parar o mal e que principalmente banha todos com força amor, proteção, atraindo sempre o bem.
Por que é chamado de Mão de Fátma? Esse nome é originado em alusão à filha mais nova do profeta Maomé com sua esposa Candija. Fátma nasceu em Meca e foi a única filha a dar herdeiros para seus pais. Além disso, Fátma cuidou de seu pai até sua morte. Maomé em seus últimos momentos disse a sua filha, que teve um breve encontro com o Anjo Gabriel e que Fátma iria se encontrar com ele após a sua morte iria para o Reino Celestial.
Essa história é muito famosa no islamismo, porque são os principais seguidores de Maomé. Em relação a essa crença os dedos representam os cinco pilares do islamismo:
Shahada – fé;
Salat – oração;
Zakat – caridade;
Sawm – jejum;
Haji – peregrinação.
Significado no Cristianismo
Além disso para os Católicos conhecido como Mano Pentea, ou também Mão da Benção. Mesmo esse símbolo estando no antigo testamento, hoje percebemos que os católicos não utilizam muito por ser fortemente ligado a um objeto que preza pela sorte, o que não condiz com os preceitos e lei da igreja.
Hamsá no Budismo
Para essa crença, ela recebe o nome de Abhaya Mudra, também conhecido como postura sagrada da mão. Isso significa que a mão direita estendida para cima está relacionada a elevação espiritual e principalmente o reconhecimento da existência de um Deus interno ( Eu superior).
Hamsá no judaísmo
Também é associada a Mão de Miriam ou mão Judaica pelos Judeus, porque eles interligam ela a irmã de Moisés. Posição correto do símbolo
Para cima: está relacionada ao céu, no sentido espiritual;
Para baixo: está relacionado ao chão, no sentido físico.
Assim não tem posição correta, vai depender muito de quem utiliza.
(conteúdo online)