Nesta fase, o objetivo é planejar a Unidade de Estudo. Assim, deverão ser estabelecidos os conceitos e conteúdos abordados na UE, as habilidades de aprendizagem a desenvolver. Além disso, deverá ocorrer a elaboração e organização das atividades didáticas, bem como deve ser definida como ocorrerá a avaliação da aprendizagem. A fase de Planejamento da UE apresenta-se em seis atividades descritas a seguir.
Agente envolvido: professor
Objetivo: definir os conteúdos a serem abordados pela unidade de estudo (UE).
Etapa:
2.1.1 Identificar os conteúdos a serem trabalhados na UE: tem como objetivo definir os conteúdos curriculares a serem trabalhados na UE.
Exemplos de Conteúdos a serem trabalhados na UE: ortografia; figuras de linguagem; funções da linguagem.
Observações: os conteúdos podem ser encontrados no Plano de Estudos e/ou Projeto Político Pedagógico da escola.
Objetivo: definir as habilidades de aprendizagem a serem exercitadas pela Unidade de Estudo (UE).
Etapa:
2.2.1 Identificar as habilidades de aprendizagem: se caracteriza por definir as habilidades a serem abordadas na UE, a partir das competências e dos conteúdos relacionados nas atividades anteriores. Essas habilidades podem ser selecionadas da BNCC ou elaboradas pelo(a) docente e alinhadas à proposta da mesma.
Exemplos de habilidades do componente curricular Língua Portuguesa:
Relacionar o texto, tanto na produção como na recepção, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor previsto, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.).
Compreender, interpretar e expressar-se nas diferentes linguagens (verbal e não verbal).
Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação compreendendo seus princípios e funcionalidades.
Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
Observações: A Base Nacional Comum Curricular (2017) afirma que as habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.
Objetivo: definir e organizar as atividades da Unidade de Estudo.
Etapas:
2.3.1 Sequenciar as atividades da UE: identificar o sequenciamento das atividades da UE. O professor deverá enumerar as atividades em ordem de realização das mesmas.
Exemplo:
Atividade 1 – Conceituar e caracterizar textos do tipo narrativo
Atividade 2 – Produzir textos do tipo narrativo – gênero: conto
Atividade 3 –Revisar os contos produzidos.
Atividade 4 – Reescrever os contos produzidos.
Atividade 5 – Avaliar os contos produzidos.
Atividade 6 – Desenvolver FID.
2.3.2 Identificar a duração e o período das atividades: estabelecer a duração e período de cada uma das atividades da UE. Ressalta-se que aqui entram todas as atividades da UE, envolvendo tanto atividades anteriores a construção da FID, como da FID, assim como de avaliação e finalização da UE como um todo. Ainda, algumas atividades podem ser realizadas extraclasses de acordo com as necessidades contextuais.
Exemplo: Atividade “Produzir textos do tipo narrativo” – duração da atividade: 3 horas-aula
Atividade “Desenvolvimento da FID” (Fase 3 da UE) – duração da atividade: 6 horas-aula
Atividade “Apresentação da FID” – duração da atividade: 2 horas-aula
2.3.3 Definir materiais necessários para a realização das atividades: listar todos os materiais necessários para a realização das atividades.
Exemplo: materiais necessários para a realização da atividade “Produzir textos do tipo narrativo”: lápis, borracha, caneta, papéis.
2.3.4 Definir ambientes para a realização das atividades: definir o ambiente (sala de aula, área externa da escola, laboratórios etc) para a realização das atividades.
Exemplo: ambiente para realização da atividade “Produzir textos do tipo narrativo”: sala de aula ou pátio da escola (conforme escolha dos (as) aluno (as)).
2.3.5 Definir a forma de interação dos alunos: definir a forma de interação dos alunos nas atividades (individual ou colaborativa).
Exemplo: A forma de interação dos(as) alunos (as) na atividade “Produzir textos do tipo narrativo”: será individual.
Objetivo: Estabelecer escopo e características técnicas iniciais para viabilizar a produção de FID, bem como planejar a avaliação das FID desenvolvidas futuramente.
Etapas:
2.4.1 Estabelecer escopo inicial: definir o mundo e o tema da FID. Essa definição pode ser realizada pelo professor a partir da análise do instrumento de caracterização dos estudantes ou pode ser decidido em conjunto, de forma colaborativa, com a turma.
2.4.2 Estabelecer características técnicas: o professor pode restringir a FID a ser desenvolvida, estabelecendo critérios como número de cenas a serem criadas, número de tomadas de decisão, número de finais, personagens, entre outros.
2.4.3 Escolher ferramenta: definir a ferramenta para a produção da FID.
Exemplos de ferramentas:
Twine (https://twinery.org/)
FazGame (https://www.fazgame.com.br/)
Inform7 ( http://inform7.com/)
TADS (https://www.tads.org/)
2.4.4 Planejar a avaliação da FID: O professor deverá planejar e organizar a atividade avaliativa. A ideia é que os colegas tenham acesso às produções uns dos outros e, com isso, possam avaliar os trabalhos dos colegas, contribuindo e trazendo sugestões às mesmas. A organização da atividade deverá ser compartilhada com os alunos. Recomenda-se, para avaliação das FID, o uso de questionários impressos com questões abertas e fechadas. Esses questionários devem ser preenchidos em sala de aula. Uma proposta de questionário avaliativo para os alunos responderem pode ser encontrada no Material de Apoio. Ressalta-se que a avaliação deverá estar alinhada às competências e habilidades a serem desenvolvidas na UE.
Exemplo:
Avaliadores: Estudantes
Número de horas-aula: três horas-aula
Espaço: Laboratório de Informática
Atividade avaliativa: a avaliação será realizada a partir de apresentação das FID para os colegas e professor. Ou, a avaliação poderá ser realizada a partir da leitura das FID pelos colegas. Assim, cada estudante poderá ler todas as FID.
Instrumento avaliativo: Questionário
Objetivo: definir a avaliação da aprendizagem a partir das atividades desenvolvidas, os instrumentos, os critérios avaliativos e realizar o feedback com os alunos.
Etapas:
2.5.1 Definir a avaliação aprendizagem a partir das atividades desenvolvidas: definir quais atividades serão avaliadas, os respectivos instrumentos avaliativos (teste, trabalho, apresentações) e os critérios avaliativos. Esses critérios devem estar alinhados com as competências e habilidades a serem desenvolvidas na UE. A avaliação será efetuada durante a fase 5, a partir do conjunto de atividades realizadas pelo estudante. Caso o professor considere necessário, é possível realizar avaliações parciais ao longo das atividades propostas.
2.5.2 Determinar o período da avaliação: informar o período em que será realizada a avaliação.
2.5.3 Definir como será realizado o feedback da avaliação da aprendizagem: definir como será realizado o feedback da avaliação da aprendizagem após a realização da mesma. Caso o professor decida realizar avaliações parciais ao longo do processo, o feedback poderá ser realizado tantas vezes quantas forem necessárias.
Exemplos:
Feedback será realizado através de uma roda de conversa.
Feedback será realizado através de anotações, realizadas pelo(a) professor(a), em cada produção textual entregue.