Nesta fase, o objetivo é que os estudantes, com base no planejamento didático desenvolvido pelo professor, concebam e desenvolvam suas ficções interativas digitais, utilizando a ferramenta escolhida pelo professor, testando a FID criada ao final do processo.
Agente envolvido: Estudantes e Professor
Objetivo: conceber objetivo, características, elementos e esboço da FID. Sugere-se que o professor responsável disponibilize aos grupos um template a ser preenchido, indicando que esse template poderá ser adaptado conforme as necessidades de cada grupo, constituindo o Documento de Concepção da FID. Ao término do preenchimento, esse documento poderá ser apresentado aos colegas, para discussão e sugestões. Um sugestão de modelo de Documento de Concepção da FID encontra-se disponibilizada no Material de Apoio.
Etapas:
3.1.1 Definir objetivo da FID: definir o objetivo da FID. O objetivo é o propósito da história, representado por uma missão. É possível que exista mais de um objetivo por FID.
Exemplo: o personagem deve libertar os animais em extinção, presos pelo vilão.
3.1.2 Definir os elementos da FID: elencar e caracterizar os elementos que compõem a FID:
Título da FID: Nome da história.
Subgênero - exemplo: suspense, romance, aventura...
Enredo - está dividido em: exposição (apresentação), complicação (desenvolvimento do conflito), clímax e o desfecho.
Personagens - criar o protagonista e, se houver, antagonista ou personagens secundários; identificação dos personagens, contemplando habilidades/características.
Tempo: em que momento se passa a história - ano, década, época, etc.
Espaço: lugar onde se passa a história.
Cenas: a construção da narrativa é composta pela continuidade de cenas. Aqui, devem ser descritas a cena inicial, cenas finais, bem como todas as cenas intermediárias, com seus respectivos textos.
NPC (Non-Player Character) – personagem que não é o jogador.
Artefatos da história: objetos, inventário.
3.1.3 Esboçar a FID: a FID pode ser esboçada de duas maneiras: previamente, na forma de protótipos em papel, ou, diretamente na ferramenta escolhida, caso os estudantes sintam-se confiantes e com a experiência suficiente para "partir direto" para o desenvolvimento. Em ambos os casos, as cenas detalhadas na etapa anterior devem ser sequenciadas, indicando, visualmente, todas as tomadas de decisão da história.
Se os estudantes optarem por esboçar a FID em papel, esse esboço pode ser desenvolvido junto ao próprio Documento de Concepção da FID;
Um modelo de estrutura de decisão desenvolvido na ferramenta Twine pode ser visto no seguinte link.
Objetivo: produzir FID a partir da concepção realizada.
Etapa:
3.2.1 Produzir FID na ferramenta selecionada: com os esboços prontos, os estudantes passarão a produzir a FID na ferramenta selecionada, conforme atividade 2.4.3.
Objetivo: realizar testes na FID desenvolvida.
Etapa:
3.3.1 Realizar testes na FID: testar a FID produzida para identificar e corrigir erros. Os estudantes devem executar a FID e realizar uma verificação se todos os caminhos estão corretos, se todas as tomadas de decisões estão conduzindo para onde pensaram, se todos os caminhos estão mapeados, se todos os finais (caso exista mais de um) estão implementados corretamente, etc. Além dessa revisão, é necessário que os estudantes revisem a própria produção textual. O professor poderá orientá-los nesta revisão.