Nesta fase, o objetivo é contextualizar a Unidade de Estudo (UE). Por Unidade de Estudo, nesta pesquisa, toma-se como referências os conceitos de Filatro (2008), que tratam uma UE como um conteúdo educacional, que tem seu grau de complexidade e tamanho definidos de acordo com seus objetivos específicos de aprendizagem, podendo ser uma única aula, um curso todo, um módulo, etc. No contexto do Alt Story, o modelo prevê uma UE formada por um conjunto de aulas, que podem ser adaptadas pelo professor, de acordo com suas necessidades.
No Modelo ALT Story, uma UE é implementada por meio de conjunto de fases com atividades sequenciais baseadas em competências e habilidades a serem desenvolvidas a partir de determinado tema, conceito e/ou conteúdo (BATTISTELLA, 2016).
Para tanto, o docente deverá detalhar informações da UE, caracterizar os discentes, definir a(s) competências(s) específicas a serem desenvolvidas e o contexto educacional. A fase de Contextualização da UE apresenta-se em quatro atividades descritas a seguir.
Objetivo: detalhar as informações que caracterizam a unidade de estudo (UE).
Etapas:
1.1.1 Especificar informações sobre a unidade escolar: tem como objetivo identificar o nome da escola e do curso; nível e modalidade de ensino;
Exemplo:
Escola Estadual Barreto de Oliveira
Curso: Técnico em Informática
Nível: Ensino Médio
Modalidades de ensino: presencial
1.1.2 Especificar informações do componente curricular: tem como objetivo identificar a área do conhecimento, o componente curricular (disciplina), carga horária semanal, duração do período (hora-aula), turmas e número de alunos e pré-requisitos da disciplina (se houver);
Exemplo:
Área do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias
Componente curricular: Língua Portuguesa
Carga horária semanal: 3 períodos semanais
Duração do período: 60 minutos a hora-aula
Turma: 21
Número de alunos: 20 alunos
Pré-requisitos da disciplina: autorização prévia dos responsáveis para determinadas atividades
1.1.3 Especificar informações sobre a unidade de estudo: tem como objetivo identificar tema e características interdisciplinares – área(s) de conhecimento e componente(s) curricular(es) – (se houver)
Exemplo:
Tema: Produção textual
Características interdisciplinares: Área de Humanas e suas tecnologias – disciplina de História
Observações: essas informações são encontradas nos planos de estudos, Projeto Político Pedagógico e/ou setores da escola (vice-direção, secretaria e coordenação pedagógica). Podem ser incluídas outras informações que sejam pertinentes ao contexto em que este modelo for aplicado.
Objetivo: caracterizar os estudantes que participarão da UE dentro do tema proposto.
Etapas:
1.2.1 Caracterizar estudantes e suas necessidades de aprendizagem: tem como objetivo identificar o perfil do estudante, envolvendo, basicamente, informações como: faixa etária, grau de instrução, preferência de gênero de jogos, plataforma de jogo, modo de interação dos jogos, frequência em que jogam jogos digitais e não-digitais, jogos favoritos, cenários preferidos, uso do jogo para atividades educacionais, entre outros aspectos relevantes ao contexto em que está inserida a UE. Ressalta-se a importância de identificar fatores relativos ao conhecimento do aluno, seus interesses, suas expectativas em relação ao tema da UE. Recomenda-se, para coleta de dados, o uso de questionários (impressos ou digitais) com questões abertas e fechadas, bem como observações de alunos e docentes registradas em diários e, se possível, das reuniões pedagógicas promovidas pelo grupo de professores da escola.
Um exemplo de questionário para caracterização do perfil dos estudantes pode ser encontrado no Material de Apoio. Este questionário tomou como base um exemplo apresentado por Battisttela (2016) em seu processo ENgAGED, sendo adaptado e estendido para abranger questões relacionadas à FID e produção textual.
1.2.2 Produzir relatório de análise: tem como objetivo analisar os dados recolhidos e elaborar relatório de análise. Indica-se a elaboração de pareceres quantitativos e qualitativos.
Objetivo: definir competência(s) específica(s) a serem desenvolvidas na UE.
Etapas:
1.3.1 Definir competências específicas a serem desenvolvidas na UE: o docente deverá selecionar as competências específicas a serem desenvolvidas na UE. Essas, neste estudo, referem-se às competências específicas das áreas de conhecimento.
Exemplo:
Competência específica da área de Linguagens e suas tecnologias - Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitar as diversidades, a pluralidade de ideias e posições e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
Observações: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define competência como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Essa também é a definição utilizada neste modelo. Assim, indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências. Conforme esse documento, a explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC.
Objetivo: definir o contexto educacional de aplicação da UE.
Etapas:
1.4.1 Identificar a infraestrutura da unidade escolar: tem como objetivo detalhar número de salas de aulas necessárias para aplicação da UE e seus espaços: mobiliário, multimídia, entre outros.
Exemplo: sala de aula das turmas: salas com aproximadamente 30 classes e 30 cadeiras em bom estado; Área externa – “concha acústica”.
1.4.2 Identificar a infraestrutura tecnológica da unidade escolar: tem como objetivo detalhar a infraestrutura tecnológica necessária para a aplicação da UE, por exemplo: número de laboratórios e computadores ou outros dispositivos; impressora; scanner. Os dados a serem detalhados dependem da proposta a ser desenvolvida na UE.
Exemplo: 01 (um) laboratório de informática. Em média, dez computadores com acesso à internet.
1.4.3 Identificar recursos humanos da unidade escolar para aplicação da UE: tem como objetivo identificar professor(es) responsável(is), monitor (se houver), professor(es) auxiliar(es) (se houver).
Exemplo:
Professora responsável: Juliane Quevedo
Monitor: Aluno Pedro Silva