Esta fase tem três objetivos: avaliar as produções dos estudantes, no caso, as Ficções Interativas Digitais - FID criadas; avaliar a aprendizagem relacionada à produção textual; e avaliar a própria Unidade de Estudo implementada, permitindo uma reflexão sobre seu potencial enquanto estratégia de ensino e aprendizagem, de engajamento dos estudantes e de facilitadora no alcance das habilidades e competências estabelecidas em seu planejamento.
Agente envolvido: Professor e Estudantes
Objetivo: realizar a avaliação da FID desenvolvida, analisando e discutindo os resultados da mesma com os estudantes.
Etapas:
5.1.1 Avaliar a FID: a partir do planejamento desenvolvido na etapa 2.4.4, é realizada a avaliação da FID. Ao final da leitura interativa de cada FID, caso tenha sido desenvolvido um instrumento avaliativo (sugestão do modelo), os estudantes receberão o mesmo, a ser preenchido individualmente. Um exemplo de instrumento pode ser visualizado no Material de Apoio.
5.1.2 Analisar dados da avaliação: a partir dos instrumentos avaliativos preenchidos pelos estudantes, o professor realizará a análise dos dados.
5.1.3 Apresentar feedback da avaliação: o professor apresentará aos estudantes a análise dos dados realizada e fará as suas considerações.
Exemplo: o professor apresentará aos alunos os gráficos resultantes dos questionários avaliativos e juntos discutirão os mesmos.
Objetivo: realizar a avaliação da aprendizagem, conforme planejamento realizado na atividade 2.5, analisando e discutindo os resultados da mesma com os estudantes.
Etapas:
5.2.1 Realizar a avaliação da aprendizagem conforme a A2.5: a avaliação da aprendizagem será efetuada a partir do conjunto de atividades realizadas pelo estudante. Caso o professor considere necessário, é possível realizar avaliações parciais ao longo das atividades propostas.
Exemplo: após a realização das atividades, o professor realizará uma avaliação com os estudantes.
5.2.2 Analisar dados da avaliação: as atividades avaliativas que ocorrerem ao longo do processo serão analisadas logo após a sua realização.
Exemplo: o professor analisará, de forma qualitativa, as avaliações realizadas.
5.2.3 Apresentar feedback da avaliação: o professor apresentará aos estudantes a análise qualitativa realizada e fará as suas considerações.
Objetivo: avaliar a própria unidade de estudo executada, com o propósito de buscar melhorias para implementações futuras. Aqui, cabe destacar que essa avaliação, por mais que esteja elencada na fase 5 do modelo Alt Story, deve ser realizada durante todo o tempo pelo professor, que pode repensar e readequar a execução da UE, de acordo com o andamento da mesma.
Etapas:
5.3.1 Avaliar a UE: o objetivo é avaliar a unidade de estudo, de acordo com seus objetivos educacionais, definidos nas Fases 1 e 2 no modelo. Aqui, sugerem-se duas propostas para realização desta avaliação:
1. Autoavaliação, na qual o próprio professor, no decorrer da execução da UE, bem como ao término dela, reflete sobre algumas questões, tais como:
as competências específicas planejadas estão sendo (foram) contempladas e trabalhadas?
a infraestrutura e o ambiente escolhidos estão sendo (foram) adequados?
os conteúdos estão sendo (foram) plenamente trabalhados?
as habilidades de aprendizagem estão sendo (foram) exercitadas conforme planejamento realizado?
as atividades estão sendo (foram) realizadas na sequência prevista, ou seja, o fluxo de atividades está de acordo com o planejado? E esse sequenciamento é (foi) o ideal?
o cronograma e o tempo das atividades planejado está (foi) adequado ou precisa ser revisto?
os materiais pensados para a realização das atividades estão sendo (foram) adequados e suficientes?
a forma escolhida para a interação dos alunos está sendo (foi) a ideal?
todas as informações prévias para iniciar a produção das FID foram suficientes ou faltaram informações?
a ferramenta escolhida foi adequada para o desenvolvimento?
o planejamento da avaliação foi completo?
o planejamento da avaliação foi eficiente?
o instrumento de avaliação foi eficiente e eficaz?
a atividade de desenvolvimento transcorreu sem problemas?
o tempo para o desenvolvimento da FID foi adequado?
a atividade trouxe engajamento dos alunos com relação à produção textual e leitura?
a atividade de apresentação foi satisfatória para os alunos?
foi percebida a colaboração entre os alunos?
foi possível perceber que os alunos gostaram da atividade?
2. Avaliação com os estudantes, na qual sugere-se questionar os próprios estudantes quanto às suas percepções em relação à atividade desenvolvida. Nesse caso, é possível realizar uma conversa informal com os mesmos, assim como disponibilizar um questionário ao final da atividade, para que os mesmos avaliem a proposta, trazendo um feedback ao professor em relação à UE executada, que pode somar-se à sua própria autoavaliação. Uma sugestão de instrumento (questionário) simplificado que pode ser entregue aos estudantes é disponibilizada no Material de Apoio. O mesmo foi desenvolvido tomando como referência os instrumentos elaborados por Battistella (2016) e também por Filatro (2008), com relação à avaliação do design instrucional.
5.3.2. Analisar Resultados: após a realização da avaliação da UE, o professor, de posse dos dados, analisa os resultados e, se a avaliação ocorreu no decorrer do processo, pode repensar alguma prática ainda com a UE em execução. Caso contrário, pode repensar/reprojetar, caso venha a implementar a unidade de estudo novamente em outra ocasião.