VOCÊ NO TRÂNSITO: SOLIDARIEDADE OU EGOÍSMO?

Egoísmo é colocar mudar de faixa e “quem quiser que freie ou desvie”. É cortar o sinal vermelho e “quem quiser que espere, antes de sair”. É entrar na rua de vez “porque sou grande e os outros que se cuidem”. É embriagar-se porque “o carro é meu e a vida é minha”.

Solidariedade é parar antes da faixa de pedestres. É sinalizar ao fazer conversões, parar, sair ou mudar de faixa. É respeitar o espaço para idosos e deficientes. É não jogar lixo pela janela, um gesto que enobrece.

Egoísmo é trafegar como um trem, ocupando ambas as faixas de quem vai. Ou cortar pela contra mão sem se preocupar com quem vem. É andar lento pela esquerda, trancar o cruzamento, puxar o celular e o carro não encostar. É ficar olhando um acidente, em vez de andar, tornando o trânsito lento, como um jumento.

Mas solidariedade é… pensar no outro. Dar a vez ao idoso, no estacionamento. E não engendrar o embarque ou desembarque em fila dupla.

O egoísmo é o ato dos que assumem o compromisso destacadamente apenas consigo mesmo. A solidariedade é o ato do cidadão, o que faz sua parte sem deixar de estender a mão!

E você, como se considera ser, meu irmão?

Alisson Francisco Rodrigues Barreto

Maceió, 1º de outubro de 2012.