Arte sustentável - "Do velho se faz novo"
Estamos constantemente a criar. Seja um projeto, produto, evento, momento, … Esse processo de criação está ligado à nossa expressão, a formas de exteriorizar sentimentos, conhecimentos e desejos.
Por meio de diferentes métodos e linguagens, criamos e a estas manifestações humanas, chamamos arte. Para sustentar todas essas formas de fazer, precisamos ser. E, para ser, precisamos do Planeta. (...)
Se o Planeta possibilita a vida, e a vida é vivida e manifestada por meio da arte, é crucial falarmos de sustentabilidade.
Quando usamos as nossas mãos para criar, recriar e transformar, podemos utilizar recursos e ferramentas de forma mais consciente.
Então, podemos reutilizar as embalagens, eliminar os resíduos de forma adequada e até aprender novas formas para desperdiçar menos e reciclar mais.
Além das criações novas, feitas a partir de matérias-primas, também é possível fazer arte com materiais considerados “lixo”, ou que já serviram um propósito anterior e seriam eliminados.
Assim, (re)nasceu este projeto “Do velho se faz novo”.
Professora de Ciências Naturais, Cristina Mata, na Escola E B, 2,3 D. Afonso Henriques - Guimarães
Arte sustentável
Trabalhos realizados pelos alunos de 8º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, sob o tema do Projeto “Do velho se faz novo”.