Infografias 2022

Do avião ao cruzeiro, qual é a pegada ambiental das férias?

Nesta infografia, comparamos as emissões de dióxido de carbono por quilómetro, por pessoa, apenas para quatro tipos de transportes: o cruzeiro, o avião, o carro a gasóleo e o comboio. 

O que são microplásticos? Quais os perigos?

Os microplásticos, partículas de pequena dimensão, estão “em praticamente todo o lado”: no ar, na água, na comida, nos produtos de higiene e também já foram detectados no corpo humano. Muitos milhões acabam à deriva nos oceanos e tornam-se, a cada dia, uma ameaça crescente para a vida marinha – mas não só.

Cinco países insulares ameaçados pela subida do mar

Destacamos cinco das nações insulares que correm mais risco de desaparecer por causa das alterações do clima. Olhemo-las à lupa. Através dos números, vemos o (pouco) dióxido de carbono (CO2) que emitem e a rapidez com que o nível médio das suas águas vem a subir.

Borboletas, um reflexo colorido da perda de biodiversidade

As borboletas (e os insetos) estão a desaparecer, e as alterações climáticas são um dos ingredientes que entram para a equação do seu declínio. Na Alemanha, os estudos feitos ao longo dos últimos anos revelam números alarmantes: um deles mostra que, em 27 anos, desapareceram 75% dos insectos voadores que existiam em reservas naturais. Há ainda estudos que indicam que, nas próximas décadas, cerca de 40% das espécies de insetos podem ficar extintas a nível mundial.

Dia da Terra: Pare, ouça e comece a agir

Passados 52 anos, o Dia da Terra que se comemora neste 22 de Abril de 2022 tem a urgência que pulsa na comemoração do primeiro Dia da Terra (1970). Quem sair hoje à rua preocupado com o estado do planeta leva aos ombros os alertas sobre o aquecimento global, além de uma crise da biodiversidade, outra do plástico e a realidade de um mundo cada vez mais povoado, onde uma parte da humanidade consome produtos em excesso e a outra percorre quilómetros para conseguir obter um balde de água.

Onde a água pode ser pretexto para o conflito

As guerras têm causas múltiplas e complicadas, mas os recursos naturais, sobretudo se são escassos, podem tornar-se pretexto para conflitos. As alterações climáticas potenciam esse efeito.

Dessalinização: transformar o mar em água potável

A dessalinização é uma das soluções apontadas para combater a escassez de água e a seca, que vão acontecer com mais frequência e intensidade nos próximos anos, por causa das alterações climáticas. Mas como funciona este processo, que ainda fica mais caro do que a água “tradicional”? Quais as desvantagens?