1. Desenvolver um trabalho cola-borativo entre as disciplinas F.Q. e a BE (atividades (ACBE) que mo-tivem para o estudo;
5. Produzir Guiões de experiên-cias químicas e pequenos vídeos de apresentação/explicação das mesmas;
2. Promover as diferentes litera-cias (de leitura; informação, digital e dos media);
6. Desenvolvimento de ações de sensibilização para as questões ambientais, culturais, patrimoni-ais e de cidadania;
3. Cruzar textos literários com alusões a conceitos ou a experi-ências, química e aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
7. Proceder à publicação dos tra-balhos realizados, nos meios de informação do AEP e num Padlet.
A Biblioteca da escola Marquês de Pombal, no âmbito do projeto “Tenho Química com a BE”, acolheu uma aula prática de Físico-Química monitorizada pelo professor Henrique Cruz. Os destinatários desta aula foram os alunos do 7.º ano de escolaridade e a mesma consistiu numa aula laboratorial com os seguintes conteúdos em estudo:
formas de atuação de forças e seus efeitos;
peso e massa de corpos.
Para o efeito, os alunos da turma foram divididos em grupos e organizaram-se 4 estações experimentais, tendo sido utilizado o sistema híbrido de aprendizagem – “Rotação por estações”. Nas duas primeiras estações pretendeu-se que os alunos visualizassem o modo de atuação da força magnética e mecânica num carrinho e numa bola de plasticina e os consequentes efeitos. Nas estações 3 e 4, os alunos foram orientados para que distinguissem as grandezas peso e massa e o modo como são determinadas, utilizando-se dinamómetros e balanças como recursos de cálculo e medição.
Registe-se o facto da Biblioteca Escolar continuar a assumir um importante papel na escola, não só como um espaço alternativo à sala de aula, mas também no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos através das suas dinâmicas e dos seus projetos em parceria com os demais docentes.
João Silvano e Henrique Cruz