ATIVIDADES-FESTA

25-04_16.00 h – GINÁSTICA DO AECO NO PORTUGAL DOS PEQUENITOS

No dia 25 de abril de 2024, o Clube de Ginástica do Desporto Escolar do AECO deslocou-se ao "Portugal dos Pequenitos" - Coimbra para apresentar um esquema gímnico de grupo com o tema "Liberdade". 

Ao longo do trabalho apresentado, os alunos pretenderam fazer uma retrospectiva histórica representando momentos antes,durante e após a revolução dos cravos. 

Esta atividade foi realizada em articulação com o Projeto Cultural do AECO e integrou as atividades de comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 realizadas em todo o Agrupamento. Foi com muito orgulho que os 25 alunos da E.B.2,3 de Taveiro, orientados pela professora Patrícia Amendoeira, representaram o AECO na comemoração de uma data tão importante.

Veja o filme aqui

Org. JI e EB1 do AECO/PCE AECO

Conheça mais pormenores aqui

23-04_10.30 h – INSTALAÇÃO «O 25 DE ABRIL LETRA A LETRA»  (Foyer de entrada do Convento São Francisco; até 28 de abril)

A instalação o «O 25 DE ABRIL LETRA A LETRA» é uma das atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste para festejar o cinquentenário do 25 de abril.

No âmbito do projeto cultural do AECO, «Raízes e utopias», as educadoras de infância e as professoras e professores do 1.º CEB trabalharam com as crianças, ao longo de várias semanas, na montagem, conceção e criação de 45 letras, cada uma na sua sala. Na semana em que se celebra o 25 de abril, as letras serão reunidas a formar a frase: 25 DE ABRIL VAMOS PLANTAR A LIBERDADE NO PEITO DE TOD@S

Participaram as educadoras, professores e crianças dos estabelecimentos de Ameal, Almas de Freire, Arzila, Casais do Campo, Cruz de Morouços, Espirito Santo das Touregas, Fala, Póvoa de São Martinho, Ribeira de Frades, Taveiro, São Martinho do Bispo e São Bento

O projeto teve o apoio da empresa CJM FUEL SOLUTIONS - UNIPESSOAL LDA, que ofereceu as letras em cartão ondulado reciclado natural, e do Convento São Francisco – Câmara Municipal de Coimbra, no acolhimento da instalação.

ESC. SEC. D. DUARTE

Biblioteca da Escola Secundária de D. Duarte.

"AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU"

A Biblioteca Vilarinho Raposo associou-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril desenvolvendo a atividade-projeto «As portas que Abril abriu», que consistiu numa exposição:

- a Liberdade, a Igualdade, a Paz, o Pão, a Educação, a Saúde, a Habitação, o Trabalho, o Amor e a Justiça foram as 10 portas escolhidas que ofereciam poemas/ textos alusivos a estas conquistas de Abril.

Coube aos alunos das turmas – 9º H, 10º A e 12º D – dar voz aos poemas/ textos e interagir com os colegas dos 12º A e B, honrando, juntos, os valores que eles representam. Aos poemas, juntaram-se a canção “Tanto mar”, de Chico Buarque, e “Liberdade”, de Sérgio Godinho.

Quer os poemas quer as canções suscitaram reflexões /intervenções dos alunos acerca da importância da poesia na vida do ser humano e na vida das nações, com enfoque na vertente interventiva antes do 25 de Abril. 

No final da atividade, os alunos foram convidados a visitar a exposição instalada no corredor exterior à Biblioteca - «Ditadura, Revolução e Democracia”-25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário.

"Clique" nas imagens para as aumentar

23-04_15.00 h – Inauguração do «MURAL SUSTENTÁVEL DO 25 DE ABRIL»

                            DANÇA: «Venham mais cinco» e «Liberdade» - 2.º e 3.º ASC

(pátio da entrada principal da ESDD)

Org. Ciência Viva/Dep. Artes/CPASC/PCE AECO

Conheça mais pormenores aqui

O «MURAL SUSTENTÁVEL DO 25 DE ABRIL» foi inaugurado na presença de muitos alunos e professores e com a atuação dos alunos do Curso Profissional de Animador Sociocultural.

É uma das atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste (AECO) para festejar o cinquentenário do 25 de abril e proposta no âmbito do PROJETO CULTURAL, «Raízes e utopias».

A atividade foi desenvolvida pelo CLUBE CIÊNCIA VIVA e pela ÁREA DISCIPLINAR DE ARTES teve como objetivo a criação de um tríptico em pano cru, pintado com tintas ambientalmente sustentáveis, sobre a revolução do 25 de abril. Cada um dos três painéis, de 1,3 metros por 5 metros, foi pintado num estabelecimento do AECO, Escola Secundária D. Duarte, Escola Básica 2, 3 Inês de Castro e Escola Básica 2,3 de Taveiro. A partir da semana do 25 de abril, os painéis estão reunidos para exposição, por períodos sucessivos, na fachada de cada escola.

O projeto iniciou-se com uma pesquisa e experiências de produção de tintas a partir de pigmentos naturais. Seguidamente, foi realizada uma pesquisa sobre os murais do 25 de abril, a partir do arquivo do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra. Por fim, associando ícones e palavras da revolução e mensagens atuais passou-se a uma fase de conceção e pintura dos painéis.

No Mural participaram as alunas e alunos do 7.º, 8.º ano e 9.º E, F e G da EB23 de Taveiro, e do 8.º B, 9.º A, 9.º B, 9.º C, 9.º D, 11.º A, 11.º B, 12.º A, 12.º B, 12.º C, 12.º D, 2.º ASC e 3.º ASC.

Na inauguração, os alunos do Curso Profissional de Animador Sociocultural dançaram ao som de «Venham mais cinco», de José Afonso, e «Liberdae» de Sérgio Godinho.

O Mural da EB23 de Taveiro

24-04_10.30-11.20 PALESTRA: «Conversas na Comunidade»: Mário Silva e Aurélio Quintanilha, duas figuras da ciência, da UC e da resistência à ditadura, pelo Professor Paulo Trincão

(Auditório)

Org. PNA/Ciência Viva/Exploratório

24-04_11.30-13.00 PALESTRA por Alberto Martins

A Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Duarte organizou uma conversa com o Dr. Alberto Martins, o ex-dirigente da AAC que em 17 de abril de 1969, ousou, perante as figuras do regime, pedir a palavra, para falar em nome dos estudantes, espoletando a contestação estudantil que se estendeu a toda a Academia e à Cidade, abalando os alicerces da ditadura.

Alberto Martins além de ter partilhado com os alunos, o seu testemunho sobre os acontecimentos da crise académica de 1969, respondeu às questões apresentadas pelos alunos refletindo, com eles, sobre a relevância dos ideias e valores de Abril nos dias de hoje, especialmente no que diz respeito à participação ativa dos jovens na sociedade e na política.

23-04_10.30 FÓRUM DA LIBERDADE

No dia 23 os alunos da turma do 12.ºD promoveram, na Escola Secundária D. Duarte, o “Fórum da Liberdade”, que contou com a participação da Dr.ª Teresa Portugal, do deputado Martim Syder, do historiador, Miguel Cardina, do engenheiro Vasco Paiva, de Fernando Santa e Mário Santos, antigos combatentes membros da Associação de Deficientes das Forças Armadas. Os seus testemunhos, polifacetados, foram bastante impressivos e enriquecedores, suscitando várias questões por parte dos alunos presentes que ajudaram não só a conhecer melhor alguns aspetos da vida na ditadura, como também a valorizar e defender a Liberdade e a Democracia como valores que, tendo sido conquistados

TRUPE LEAL CONSELHEIRO estreia «A Cena do Futuro»

Estreia | 24 de abril de 2024

Auditório José Manuel Melo | Escola Secundária D. Duarte | 15.30

Neste espectáculo, a partir de textos escritos pelos alunos, depoimentos de presos políticos, notícias de jornal, poemas e registos musicais, cruzam-se as memórias da ditadura e da revolução dos cravos com os anseios de quem procura preencher os vazios da sua própria identidade.

Num lugar desconhecido, oito jovens descobrem que nada sabem de si próprios. Aturdidos, discutem o que fazer, como (sobre)viver, como se organizar… Enquanto isso, um telefone toca repetidamente. A voz que se ouve do outro lado pergunta: “Óscar!? Quais são as instruções para a revolução?”

Próximas representações a anunciar BREVEMENTE.

EB23 INÊS DE CASTRO

23-04

23-04_12.00 h - PALESTRA “Na família o chefe é o pai; Na escola o chefe é o mestre….”, por Clara Serrano

Turmas do 9.º ano

23-04_12.00 h - HASTEAMENTO DA BANDEIRA e MÚSICA 

24-04 - MANIFESTAÇÃO e CANTIGAS DE INTERVENÇÃO

24-04_CONCERTO e LANÇAMENTO DE PAPAGAIOS e BALÕES


Participação do Ensemble Vocal do CRC

EB23 DE TAVEIRO

24-04_10:50 - MARCHA DE ABRIL

No dia 24/04/2024, por volta das 10H55 (numa alusão à hora da primeira senha para movimentação das tropas) soou a música "E depois do Adeus" que deu início à Marcha de Abril em direção ao campo de jogos. Logo depois, a "Marcha do MFA" foi o mote para a formação do Cravo Humano com os cerca de 300 alunos da escola. De seguida, ao som de "Liberdade", as turmas escreveram a data 25/04/1974, que assinala os 50 anos da revolução dos cravos. Nesta sequência, os alunos apresentaram uma coreografia em círculos, da "Grândola Vila Morena" e por fim fizeram a  festa ao som de "Juntos Somos Mais Fortes". Este trabalho foi pensado e preparado nas aulas de Educação Física de cada turma e o resultado final global só foi possível com o grande envolvimento de todos os intervenientes. Podem ver o resultado final no vídeo.

Construção de um cravo com todos os alunos e dinâmicas de grupo com músicas de abril

24-04_11:00 – CRAVO HUMANO

...Um Cravo, Uma Data, Uma Bandeira...

23-04_17:30 - CHÁ DE ABRIL – Atividades dinamizadas pelos alunos, com homenagem aos Avós

No final do dia 23 de abril, a comunidade escolar foi convidada a visitar as Salas de Liberdade e a participar no Chá de Abril, no qual principalmente os avós dos nossos alunos tiveram um papel de destaque.

Os alunos prepararam alguns trabalhos nas disciplinas de Português e de Cidadania e  Desenvolvimento e apresentaram-nos com muito orgulho. Por seu lado foi muito gratificante ter também a participação ativa de alguns avós que partilharam as suas vivências e memórias do 25 de abril de 1974. Para além disso, foi possível cantar em grupo algumas canções de abril e partilhar um pequeno lanche, fechando com chave-de-ouro este momento de convívio.

Org. PES

23-04_8:30 – 17:30 – OFICINAS DE CRAVOS e de ESCRITA e SALA CINEMATECA

Org. CATL

24-04_8:30 – 10:15 – PALESTRAS “COMO FOI…”

Org. PES