EB23 DE TAVEIRO

PEDDYPAPER das SALAS DA LIBERDADE


No âmbito da organização das Salas da Liberdade foi criado um questionário / roteiro para que, durante a visita às diversas salas, os alunos fossem preenchendo.

Esta atividade teve como objetivos: estimular a procura de informação; manter o interesse e motivar os alunos; e sistematizar as aprendizagens.

SALA DA LIBERDADE do 5.º F

«Conquistas de Abril»

Quem visitou a Sala da Liberdade do 5º F - “ Conquistas de Abril”- , foi recebido por pequenos “ militares” que o guiaram, primeiro, pelo caminho preto da Ditadura e depois pelo caminho vermelho da Democracia. Na passagem do Antes para o Depois, atravessaram a Porta da Liberdade, encimada pela frase de Ary dos Santos “ Agora, ninguém mais cerra as portas que abril abriu”. Para além das palavras escritas no caminho, puderam ver entre outros trabalhos expostos: um estendal de imagens; dois murais com cravos pintados com as mãos; a lista das conquistas de abril; um cartaz pintado em EV e um filme, alusivo ao tema, realizado pela turma.

SALA DA LIBERDADE do 5.º G

«A Mulher antes do 25 de abril»

O tema atribuído à turma do 5.ºG, foi “A Mulher antes do 25 de abril”. 

Houve a exposição de um cenário com alguns manequins com trajes da época, que retratavam a mulher pobre e a mulher rica, assim como algumas das profissões que exerciam.

A sala tinha o busto de uma mulher, onde a saia era composta por fitas que retratavam as restrições a que a mulher era sujeita. 

Estavam afixadas 8 biografias de mulheres que desafiaram o Governo de Salazar e um poema “Mulher” de Ary dos Santos. Foram distribuídos marcadores de livros com o referido poema.

Foi também apresentado um vídeo constituído por algumas entrevistas dos alunos às bisavós/avós, onde retratavam a vida naquela época. Duas alunas trajarem a indumentária alusiva ao tema. 

Veja aqui um vídeo da Sala

SALA DA LIBERDADE do 5H

«O grande dia»

A Sala da Liberdade do 5º H - “O Grande Dia”- pretendeu conduzir os visitantes através dos principais momentos da Revolução apresentados num friso cronológico, em forma de película de um filme. Podiam ver o dia, a hora, as imagens e o resumo dos acontecimentos decisivos dos dias 24, 25 e 26 de abril de 1974. Ao som da canção “Grândola, Vila Morena” e depois da visualização de um pequeno filme de recriação do Grande Dia, os visitantes puderam ainda ler o poema “25 de abril” de Manuel Alegre; as entrevistas realizadas previamente pelos alunos a elementos da comunidade escolar e a familiares; a biografia de Salgueiro Maia; a história da origem dos cravos e da D. Celeste Caeiro e as capas dos jornais com as notícias do grande acontecimento que conduziu à Liberdade.

SALA DA LIBERDADE do 6F

«Música»

A sala da música proporcionou aos que nela entraram uma experiência única. Contacto com as senhas da revolução, “E depois do Adeus” de Paulo de Carvalho, e “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, difundidas em suporte musical da época, um gira-discos. Uma cronologia musical apresentando a discografia e respetivos cantores e compositores de 1943 a 1975 foi também muito apreciada. A exposição de instrumentos musicais dos cantores de intervenção e uma exposição de rádios dos anos 50, 60 e 70 complementaram a sala. Contudo, foi a recriação da estação de rádio, que transmitiu a senha final, que deu início à Revolução do 25 de abril, que mais cativou quem aqui se dirigiu.

SALA DA LIBERDADE do 6.º G

«Pilares do Estado Novo»

O tema atribuído foi “Pilares do Estado Novo”.

Foram construídos quatro pilares com caixas de cartão revestidos com papel de cenário com o lettering PIDE, Censura prévia, Mocidade Portuguesa e Propaganda política.

Foi projetado o vídeo Mocidade Portuguesa e um manequim na sala com a farda da Mocidade mostrava como o regime autoritário, conservador, nacionalista, corporativista de inspiração fascista, moldava a juventude. Os rapazes tinham, depois, de frequentar a Legião Portuguesa, onde faziam preparação militar.

No pilar Censura prévia, os alunos pesquisaram vários exemplos de cortes feitos pelos censores, que foram reproduzidos e constavam desse pilar, assim como um lápis azul.

Quanto à Propaganda política, foram reproduzidos pelos alunos vários cartazes da série A Lição de Salazar, que foram afixados por todo o País onde se davam a conhecer as grandes obras realizadas pelo Estado Novo. A imprensa, a rádio e a televisão davam grande importância às cerimónias públicas e escondiam acontecimentos que dariam a conhecer outras maneiras de governar o país.

No pilar da PIDE podiam observar-se as prisões do Estado Novo.

Veja o filme aqui

SALA DA LIBERDADE do 6.º H

«Atividades económicas»

A sala do 6ºH retratou as atividades económicas. Veja o filme da sala aqui.

Numa primeira fase, realizou uma análise das diferentes atividades que caracterizam o setor primário (tema), tais como a agricultura, a pecuária, a pesca e a exploração florestal [subtemas]. 

A turma, em grupos de trabalho, investigou sobre o seu subtema, tendo em conta o que se passou antes e o depois de 25 de abril.

Na passagem por esta sala, os visitantes foram guiados pelos alunos da turma, dando a conhecer o resultado desta pesquisa, na qual se incluiu artigos académicos e dados estatísticos (Pordata). Utilizou-se uma abordagem multidisciplinar, incorporando-se conhecimentos das várias disciplinas. Associado ao tema, também se retrataram os movimentos da população que se fizeram sentir: a emigração. 

Deu-se destaque, ainda, aos utensílios e produtos associados a cada um dos subtemas.

SALA DA LIBERDADE do 7F

«Alimentação»

As atividades dinamizadas pela turma F do 7º ano tiveram como objetivo dar a conhecer a alimentação na época do Estado Novo. Assim, deu-se destaque no centro da sala ao pão e ao vinho que constituíam a base da alimentação do povo. Os alunos/as, da turma guiaram os visitantes pela sala explicando e orientando os jogos pedagógicos nos quais, era transmitida informação sobre alimentação tradicional das várias zonas do país e os hábitos alimentares dos portugueses. Nesta sala destaca-se ainda, uma recreação da obra "Liberdade" de Vieira da Silva. 

SALA DA LIBERDADE do 7G

«Cultura»

A avaliação da preparação das atividades  foi muito positiva, principalmente, pela aprendizagem, coordenação e espírito de grupo. Foram atividades intensas, de partilha e de reflexão sobre o significado da palavra liberdade e de todo o ambiente vivido no dia 25 de abril. As quinze salas subordinadas a diferentes  temáticas, foram  meios de transmissão de conhecimento, desenvolvimento criativo e intelectual.  

Na sala da Cultura, foram vários os trabalhos realizados: produção do vídeo "A Liberdade Não Cai do Céu; ilustração coletiva sobre individualidades das artes e símbolos do Grande Dia; construção do Tangram; pesquisa, tradução, edição de imagem sobre a apresentação da vida e obra de várias personalidades da Cultura e coreografia de danças a partir de músicas icónicas.

Os alunos, do 7º G, foram unânimes em referir que os trabalhos foram realizados num clima de empenho, criatividade, união, alegria, aprendizagem e sabedoria.

SALA DA LIBERDADE do 7H

«Habitação»

Com o tema da Habitação o 7ºH procurou fazer uma representação, o mais real possível, de muitas das casas portuguesas no tempo do Estado Novo e mostrar como viviam muitas pessoas da época, nesta região.

Alunos e professores participaram com objetos que permitissem concretizar o objetivo.

A avaliação final é muito positiva, tendo em conta a reação de todos os visitantes. Os mais jovens surpreenderam-se com as condições de higiene, “tecnologias” da época, entre outras. Os menos jovens acordaram memórias e alguns mostraram-se emocionados.

SALA DA LIBERDADE do 8E

«Censura»

Veja aqui um filme da «Sala da Censura» do 8.º E

SALA DA LIBERDADE do 8F

«Lutadores Antifascistas»

Veja aqui o filme da Sala dos Lutadores Antifascistas

A sala dos lutadores antifascistas foi construída pelos alunos do 8.º F, tendo por base a articulação entre as diversas áreas disciplinares.

Após a pesquisa de informação sobre o tema, cada um dos alunos escolheu uma personalidade com papel relevante na conquista da democracia, no domínio da escrita, da música e da política, entre outras, tendo elaborado a respetiva biografia.  Posteriormente, com base em fotografias, conceberam os retratos, que colaram em cavaletes que construíram. 

Selecionaram poemas sobre o 25 de abril, que declamaram para todos os que visitaram a sala, tendo também explicado o papel de cada antifascista na luta pelo regime político democrático.

SALA DA LIBERDADE do 8G

«A PIDE»

A turma 8ºG teve a seu cargo explorar o tema PIDE.

Para apresentar a PIDE e os seus métodos de atuação, alunos e professores escolheram representar  uma sala de interrogatório, com um ambiente escurecido e iluminado por candeeiros e projetores.

Os alunos recolheram a informação no âmbito de várias disciplinas (enquadrando os conteúdos ao nível dos DAC) e apresentaram-na em vários suportes, organizando a sala em zonas: origem, funções e formas de atuação, métodos de tortura e efeitos no corpo humano, prisões da PIDE, alvos da PIDE; Pide; testemunhos audio e escritos e algumas curiosidades.

No centro da sala 2 manequins sentados, com uma mesa no meio, simulavam a situação de interrogatório e por todo lado espreitavam olhos representando a repressão tão representativa daqueles tempos. 

Veja aqui o vídeo de apresentação

SALA DA LIBERDADE do 9º E

«Educação»

À turma E do 9º ano, coube a Sala da Educação. Todo o trabalho desenvolvido, teve por base a articulação entre as diferentes áreas disciplinares.

Os alunos, com a ajuda dos seus professores, procederam à pesquisa sobre o tema, focando-se sobretudo nas diferenças entre a escola do antes e do depois do 25 de de abril, recriando as duas salas de aulas. Recolheram junto da comunidade escolar, materiais de época e testemunhos que ajudaram a preparar e a recriar a sua sala. Preparam, ainda, a apresentação realizada a todos os visitantes do respetivo espaço.

Veja aqui a apresentação da Sala da Educação.

SALA DA LIBERDADE do 9º F

«Guerra Colonial»

A sala da Guerra Colonial foi construída pelos alunos do 9.º F tendo por base a articulação das diferentes disciplinas.

Veja aqui o filme da sala.

Os alunos pesquisaram sobre o tema, alguns conversaram com familiares que combateram na Guerra Colonial e trouxeram para a apresentação da sala ,não apenas material como vestuário e fardas da marinha e do exército, mas também o relato das suas experiências durante a guerra no Ultramar. Também construíram uma cronologia que evidenciou os acontecimentos mais relevantes durante o período entre 1961 e 1975. Foi ainda edificado um barco em cartão com intuito de replicar o navio Niassa que transportou os soldados para as colónias portuguesas. Foram expostas memórias de alguns ex-combatentes como fotografias e um diário de guerra, cuja apresentação por parte dos alunos mereceu todo o apreço dos visitantes pela dignidade com que apresentaram cada uma das memórias. Todos os alunos se envolveram nos trabalhos e na apresentação da sala da Liberdade com empenho e dedicação.

SALA DA LIBERDADE do 9.º G

«Saúde»

A Saúde foi o tema abordado na sala da liberdade do 9.º G. Todos nós sabemos que antes do 25 de abril de 1974, o acesso aos cuidados de saúde em Portugal era frequentemente limitado, especialmente para as camadas mais desfavorecidas da sociedade.

Nesta sala os visitantes tiveram a oportunidade de ver como as pessoas, principalmente os mais desfavorecidos, tratavam as doenças, utilizando remédios caseiros, quais os utensílios usados pelos médicos, comparar a evolução da mortalidade infantil em Portugal entre os anos 1919 a 2018 e tiveram ainda a oportunidade de ler os testemunhos prestados por familiares dos alunos da turma sobre como era a saúde no Estado Novo.