BIOGRAFIAS

Clara Luiza Montagner

Membro Fundadora, Cadeira Nº 3 - Ingresso em 17/07/2009.

Natural de Pinhal Grande e atualmente residente em Sobradinho, é Licenciada em Letras – Português/Francês (1974) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (atual Universidade Bandeirante de São Paulo); Especialista em Leitura e Produção Textual (2001) pela Universidade de Cruz Alta; Especialista em Educação a Distância (2007) pelo SENAC/RS. Professora aposentada, com experiência na docência de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infantil e Redação; revisora de livros para impressão. Atualmente, dedica-se à pesquisa histórica regional. Membro da Academia dos Municípios do Rio Grande do Sul (ALMURS), cadeira nº 222, e da Academia Centro Serra de Letras, cadeira nº 3.

Entre últimas homenagens: Certificado de homenagem e reconhecimento pela participação na obra 150 Anos da Imigração Italiana no RS , concedido pelo Comitato Veneto no Rio Grande do Sul (COMVERS), Prefeitura Municipal de Sobradinho e Casa da Cultura Amário João Lazzari; destaque em 2017, em Educação e Cultura, pelo Rotary Clube; Patronesse da 22ª Feira do Livro de Sobradinho, em 2017; Patronesse da Feira do Livro de Passa Sete em 2020; Troféu em reconhecimento do trabalho, profissão Educador, pela OSCIP VOCÊ MULHER, região Centro Serra, em Ibarama, 30 de novembro de 2013.

Livros publicados:

1. A origem histórica de Estrela Velha (RS): explicada para crianças (e também para jovens e adultos que já foram crianças). Porto Alegre: Evangraf, 2018.

2. Paróquia Sagrada Família, Arroio do Tigre: 100 anos de fé, cultura e trabalho. Porto Alegre: Evangraf, 2017.

3. No meio do caminho havia uma serra: Picada Botucaraí & História Regional. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2017

4. Raízes italianas da região Centro-Serra (Org.) Porto Alegre: Evangraf, 2017.

5. A família Sebastiany no Centro Serra do Rio Grande do Sul. Sobradinho (RS): Centro Serra Editora, 2015.

6. ORIGENS: A busca pela origem e descendentes de Giacinto Montagner e dos irmãos Giovanni Battista Montagner e Francesco Montagner. Tapera (RS): Gespi, 2014.

7. Estrela Velha: sua história, sua gente. Tapera (RS): Gespi, 2005.

8. Salto do Jacuí: de Potreirinho a Capital da Energia Elétrica. Tapera (RS): Gespi, 2005.

Possui participação em Gente & História: protagonistas do Centro Serra, volumes I e II, com biografias e também partilhando a organização de ambos com o escritor Hélio Scherer; 150 Anos da Imigração Italiana no RS (lançamento 2021, escreveu sobre a imigração italiana nos municípios de Sobradinho, Arroio do Tigre e Estrela Velha); Vertentes I, II e III; Construtores de História 2: famílias italianas do Brasil; Fatos, histórias e contos do meu município e Meu município fonte de inspiração, ambos da ALMURS; Enciclopédia dos Municípios do Rio Grande do Sul. CD-ROM. Porto Alegre: ALMURS, 2006.

Hélio Scherer

Membro Fundador, Cadeira Nº 4 - Ingresso em 17/07/2009.

Hélio Scherer nasceu em 7 de fevereiro de 1948, em Linha Pinhal, Sobradinho, tendo iniciado seus estudos na Escola Rural de Vila Gramado.

Na época, foi membro e presidente do clube 4-S da ASCAR. Depois frequentou o Instituto de Educação Rural de Osório onde presidiu o Grêmio Estudantil “Duque de Caxias” e também integrou a diretoria da União de Estudantes Secundários de Osório. Como um dos apresentadores do programa “A Hora do Estudante”, na Rádio Osório e também redator do Jornal da UESO, ele começou a se exercitar na arte de escrever.

Em 1967, serviu ao exército e, em janeiro de 1968, ingressou na Rádio Sobradinho onde foi locutor, programador e redator. Nessa emissora, criou e apresentou o programa Clube da Amizade até 1979, incentivou a criação de grupos de jovens em toda a região e foi presidente da União de Juventudes naquele período.

Hélio Scherer é jornalista profissional, com registro no Ministério do Trabalho sob nº 4.418. Sua atuação não ficou restrita somente na área de comunicação.

Em 1975, foi fundador, sócio, redator e diretor do jornal Paladino Serrano que, em 1980, passou a se chamar Jornal da Serra e, em 1984, transferiu esse jornal para o Grupo Gazeta. Naquele período, foi secretário da ADJORI, Associação de Jornais do Interior do Rio Grande do Sul. Foi sócio e secretário da Cooperativa Tritícola Superense Ltda, na área comercial, em épocas distintas. Também atuou como sócio de uma imobiliária, de uma livraria, uma loja de calçados, de uma farmácia e sócio-gerente da indústria de Calçados Schevendors Ltda.

Foi membro e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Sobradinho, membro e vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Sobradinho, Secretário da Administração e presidente da 1ª Festa Estadual do Feijão de Sobradinho.

Entre 1989 e 1990, foi editor e sócio do Jornal O Farroupilha, e nos dois anos seguintes trabalhou como representante comercial em Farroupilha.

Em 1992, criou a Pejor, primeira agência de publicidade e instituto de pesquisas de Sobradinho. Também foi fundador e diretor da Editora Centro Serra, criando o primeiro site de notícias e editando a Revista Centro Serra.

Foi Secretário da Administração na primeira gestão de Passa Sete, sendo o responsável pela elaboração da Legislação básica municipal, da Lei que instituiu o Pinheiro como árvore símbolo e do projeto da Festa do Pinhão. Também contribuiu como Secretário de Administração de Lagoa Bonita do Sul, quando da implantação daquele município.

Hélio Scherer foi destaque como Cidadão Emérito de Sobradinho, em 2005, pelo Rotary Club e Grupo Gazeta de Comunicações. Em 2006, foi patrono da Feira do Livro de Sobradinho e, em 2018, da 1ª Feira do Livro de Passa Sete, onde foi o escritor homenageado da 2ª Feira, em 2019.

Em 2009, o jornalista foi um dos fundadores da Academia Centro Serra de Letras, da qual foi presidente em duas gestões.

Na área literária, é um dos autores dos livros “Vertentes”, “Vertentes 2”, “Vertentes 3” e “100 Anos de Fé e História da Comunidade São Miguel de Pitingal, Passa Sete”.

Em 2015, editou um livro de poesia intitulado “bem ditos & mal ditos – poemas e pensamentos”. Em 2017 e em 2020, foi um dos organizadores e participou do livro “Gente & História – Protagonistas do Centro Serra”, volumes I e II, obra editada pela Academia Centro Serra de Letras.

Eda Thereza Piccinin Bridi

Membro Fundadora, Cadeira Nº 2 - Ingresso em 17/07/2009.

Eu nasci em Sobradinho – RS, no ano de 1937 (ano de instalação do Estado Novo).

Sou Pedagoga, Especialista em Educação – Inspetora de Ensino Estadual, aposentada. Exerci as funções de professora do Ensino Primário, professora de Didática Especial no Curso Normal e inspetora de ensino, coordenadora do Grupo de Supervisão da Divisão de Municipalização do Ensino Primário (DIMEP – SEC) junto à Rede Municipal de Ensino, e Secretária Municipal de Educação e Cultura de Sobradinho.

Na função de Secretária Municipal de Educação e Cultura idealizei, incentivei e/ou apoiei a criação de entidades culturais, sendo sócia fundadora da Associação Cultural Italiana de Sobradinho – ACISO e da Associação Arte e Canto do Município de Sobradinho - Coral Municipal, entre outras.

Aposentada, mantenho-me ativa, pois “uma vez professora, professora sempre”. Desempenhei as funções de presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Integrei o Conselho Municipal de Educação. E para minha felicidade, fui convidada, pelo então Diretor da Casa de Cultura “Amário João Lazzari, Gerson Lisboa, quando da criação da Academia Centro Serra de Letras – sou sócia fundadora e ocupo a cadeira n° 2. Participei dos livros Vertentes e Vertentes 2, Gente & Histórias Protagonistas do Centro Serra e de Gente & História Protagonistas do Centro Serra 2 (este em fase de organização)

A convite de Joyce Lima Krischke, Presidente Fundadora da Confraria Artistas e Poetas pela Paz – CAPPAZ, com sede na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina, faço parte da mesma como Sócia Honorária. Participo da Antologia “Interfaces de Amor e Paz”, editada anualmente pela Confraria.

Participação também em “Construtores de História 2 – Famílias Italianas do Brasil - Textos selecionados no II Concurso Rovilio Costa – EST Edições. Participação em Raízes italianas da região Centro Serra – ACISO.

Alguns títulos: Patrona da Feira do Livro 2003 de Sobradinho e Patrona da Feira do Livro Semeando Saberes de Passa Sete em 2019. Destaque em Educação, Destaque em Cultura, pelo Rotary Club e Gazeta Grupo de Comunicação. Educador Emérito pelo Lions Clube. Mérito Grandes Líderes do Rio grande do Sul. Premio Distinzione pela Associação Cultural Italiana do Rio grande do Sul, Premio Segno d!Onore – ACISO.

Escrever me fascina, e o grande estímulo veio-me das palavras do jornalista e escritor Romar Beling, no Prefácio, sobre a minha participação no livro Vertentes: “A saga de um guerreiro” (a história de meu pai).

A convite do gerente do Jornal Gazeta da Serra e Rádio Gazeta FM 98.1, Laerson Rigon, escrevo para o jornal Gazeta da Serra, coluna Letras & Fatos, semanalmente.

Assim, dou vasão às minhas ideias e sentimentos e deleito-me escrevendo e poetando, também nas virtuais Cirandas Mensais da Confraria Artistas e Poetas pela Paz. E elevar cânticos poéticos que consigam proporcionar momentos paz é uníssono entre os poetas de todos os quadrantes do Brasil. O mundo precisa viver paz! Viver em paz!

Contatos:E-mail:

edabridi@yahoo.com.br

Celular\wats app: 51 9995-7398

Gerson Luiz Helmann Lisboa

Membro Fundador, Cadeira N° 8 - Categoria Benemérito: Ingresso em 17/07/2009.

Nascido em 30 de Abril de 1962 na cidade de Sobradinho, primogênito de Evaldo Gomes Lisboa e Eronice Helmann Lisboa, tem as irmãs Maristela Helmann Lisboa, Marcia Helmann Lisboa e Mailis Helmann Lisboa. Iniciou seus estudos na Escola Lindolfo Silva e depois na Escola Padre Benjamim Copetti onde foi membro da diretoria do Grêmio Estudantil. Na juventude sempre ajudou os pais em várias atividades como: açougue, casa lotérica, sorveteria, banca de revistas e jornais dentre outras atividades. Serviço Militar: Entre os anos de 1980 e 1981 prestou serviço militar no pelotão de saúde do 4.o Batalhão de Logística em Santa Maria, onde fez curso de enfermagem e também exerceu a função de ordenança do comandante Coronel Euclides da Silva Chignall; Serviço Público: Em 1983 ingressou através de concurso público no cargo de Agente de Segurança Penitenciária, fez estágio no Presidio Central de Porto Alegre e foi designado inicialmente para o Presidio Estadual de Candelária e posteriormente transferido para o Presidio Estadual de Sobradinho.

No Presidio de Sobradinho desenvolveu o projeto de instalação de um viveiro de produção de mudas de arvores energéticas com a finalidade de em primeiro lugar dar atividade aos presos de bom comportamento e também em suprir a necessidade de plantio de eucaliptos para a produção de lenhas para a queima nos fornos de estufa dos fumicultores da região. Foi designado como administrador substituto para necessidades na gestão de Vladimir Fernando Fontoura Rodrigues.

Em 02 de Dezembro de 1988 foi vítima de assalto na cidade de Porto Alegre quando foi alvejado por arma de fogo e como consequência disso teve uma sequela definitiva na perna esquerda que o levou a aposentadoria precoce.


Familia:

Em 1997 casou-se com Glovani Steinhaus Lisboa com quem tiveram os filhos gêmeos Lucas e Luiza Steinhaus Lisboa.


Entidades:

Ocupou cargo no Gaúcho Rio Grandense Futebol Clube, na qualidade de gestor para promover a fusão patrimonial com o CTG Galpão da Estância;

Foi diretor da Associação dos aposentados e pensionistas do Centro Serra por várias gestões;

Foi membro da Diretoria Executiva e Convencional do Partido Progressista por vários anos;

Foi Secretário da comissão organizadora da 13.ª Festa estadual do Feijão e 5.ª Ecofesta.


Foi Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sobradinho durante o período que o Vice Jorge Pohlmann substituiu o titular Jurandir Serena por ocasião de férias, tendo após esse período convidado pelo titular para assumir a função de Assessor de Imprensa e Chefe de Gabinete em substituição ao Jornalista Valacir Cremonese que havia assumido um cargo na iniciativa privada (Jornal Gazeta da Serra). Casa da Cultura “Amário João Lazzari”: No governo de Júlio Miguel Nunes Vieira foi convidado a assumir a direção da Casa da Cultura, onde permaneceu entre 2005 e 2008. Idealizou o Concurso Literário “Jornalista Valacir Cremonese”, e coordenou a publicação da primeira coletânea dos melhores trabalhos dos anos de 2005, 2006 e 2007. Idealizou o quadro com a Galeria de Ex Prefeitos de Sobradinho para as Escolas da Rede Municipal de ensino;

Idealizou e implementou a criação das Logomarcas da Casa da Cultura e Natal das Estrelas com ajuda do Designer Ivan Pizzuti; Implementou o registro da Marca “Natal das Estrelas” junto ao Departamento nacional de Marcas e Patentes; Criou o espaço de Leitura “Arnaldo Turcato” onde eram desenvolvidas atividades diversas de promoção a leitura e escrita. Organizou projeto que recebeu recursos para a revitalização do Museu Histórico Municipal. Acompanhou tramitação e liderou a execução do Projeto idealizado pelo cidadão Sobradinhense Elisaur Greiner Lopes que permitiu a construção do Estúdio de Gravação Comunitária junto ao prédio do Pólo Regional de Educação no Bairro Vera Cruz. Organizou num arquivo digital as Fotos Históricas de Sobradinho do arquivo da Casa da Cultura com ajuda de Evaristo José Rodrigues Filho, sendo que posteriormente compartilhou publicamente através das redes sociais fazendo com que as mesmas se multiplicassem e se perpetuassem. Revitalizou a Feira do Livro com a diversificação de atrações culturais procurando sempre dar espaço e oportunidade a artistas locais. Trouxe expressões como o gaúcho Moacir Sclyar membro da Academia Brasileira de Letras, Fabricio Carpinejar, Luiz Antonio de Assis Brasil e Leonardo Brasiliense dentre outros. Criou a Feira Regional de Artesanato- FERARTE; Apoiou a edição e publicação do romance histórico “Ana do Carijinho” de autoria de Jurema Roehrs Trindade. Em 2005 fez parte da diretoria de fundação da Associação Centro Regional de Cultura Rio Pardo. Foi escolhido Destaque em Cultura no ano de 2006. Com total anuência do então Prefeito Julio Miguel Nunes Viera e apoio da Secretária de Educação e Cultura Anunciata Hermes Colombelli Idealizou e organizou as condições para as pesquisas com vistas a publicação do Livro da “Sobradinho construindo sua história”, convidando inicialmente para os trabalhos os professores Jary Schirmer, Larissa Scherer e Lizandro de Lima Rocha. Por motivos pessoais tanto o Professor Jary, quanto Larissa declinaram do convite e por sugestão do Professor Lizandro ingressaram no projeto as professoras Rosemary Heringer e Sara Wacholz. Fez parte da diretoria do Conselho dos dirigentes de Cultura do RS-CODIC junto a Federação dos municípios nos anos de 2007\2008. Na condição de Diretor da Casa de Cultura “Amário João Lazzari” reuniu as condições necessárias para a fundação da Academia Centro Serra de Letras.


Politica:

Foi Vereador por dois mandatos no período de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016;

Ocupou o cargo de Presidente da Câmara de Vereadores quando o primeiro Concurso público para o poder legislativo com a finalidade de reduzir a utilização cargos políticos e principalmente de criar uma equipe com conhecimento técnico das atividades legislativas sem a tradicional substituição por “apadrinhados” politicamente anualmente a cada troca de presidente da Câmara. Criou o código de ética e decoro parlamentar com vistas a regrar e punir excessos dos vereadores. Idealizou a edição de vídeo com o hino do município e com imagens que representassem as pessoas, as riquezas e a cultura do povo superense;

Foi Presidente por três mandatos da Associação das Câmaras de Vereadores do Centro Serra;

Em fevereiro de 2011 ocupou o cargo de Prefeito Municipal por 15 dias em substituição ao Titular Júlio Miguel Nunes Vieira.


Contatos:

E-mail lisboagerson@yahoo.com.br

Celular\wats app:51 997328142

Miguel Limberger

Membro fundador - Cadeira Nº 06 - Ingresso em 17/07/2009.

Natural de Segredo-RS, onde reside atualmente. Tem o nível superior incompleto em Letras pela Unisc. É poeta, escritor e jornalista. Possui dezenas de premiações em todo País em concursos de poesia, contos e crônicas. Publicou 8 livros entre contos, poesias e pesquisas, sendo alguns com edição esgotada. Participou das coletâneas publicadas pela Academia Centro Serra de Letras. Foi Patrono da Feira do Livro em Sobradinho. Patrono duas vezes na Feira do Livro de Segredo. Autor do histórico do município de Segredo-RS. É membro fundador da Academia Centro Serra de Letras, cadeira 6. Também é membro de outras Academias. É um ativista cultural.

Cesar Roberto Brixner

Membro efetivo - Cadeira Nº 10- Ingresso em 13/03/10.

O autor nasceu no município de Arroio do Tigre em 03/11/56.

Lançou Conta-gotas, seu primeiro livro solo, em dezembro de 2009. In- gressou na Academia Centro Serra de Letras em março de 2010, onde ocupa a cadeira número 10.

Participou do Vertentes (2011) e Vertentes 2 (2015), coletâneas verso e prosa da Academia Centro Serra de Letras.

Prefaciou o livro Gente & História - Protagonistas do Centro Serra - RS

(2017) na qualidade de presidente da Academia Centro Serra de Letras.

Christiane Branco Amadeu Barbosa

Membro efetivo - Cadeira Nº 16 - Ingresso em 05/09/13.

Advogada licenciada, empresária, carioca de nascimento e gaúcha de coração. Verdadeiras amizades muitas vezes nos tiram da zona de conforto e “jogam luzes” em habilidades até então adormecidas em nós. Foi pela generosidade do João e da Dona Eda que hoje ocupo a cadeira de Nº 16 da Academia Centro Serra de Letras.

- Dia desses, na Rádio Sobradinho, a Chris foi dar uma entrevista. Enquanto aguardava, fiz sala pra ela. Percebi que ela tinha talento para escrever, já que se comunicava com facilidade. Ela topou, porque se sentiu desafiada. E foi mesmo! Eu " intiquei" com ela!

Não demorou muito, me caiu nas mãos uma crônica moça!

Fiquei faceiro, feliz com o resultado da minha provocação!

Chris, teus escritos são teu talento nato para a lida com as palavras...

É isso, amiga! Vá em frente...

João Vianei

Alda Madalena Goettems dos Santos

Membro efetivo - Cadeira Nº 13 - Ingresso em 15/11/2010.

Membro da Academia Centro Serra de Letras, cadeira número 13. Filha de Laurencius Gabriel Goettems e de Armin- da Brixner Goettems. Natural de Arroio do Tigre (RS), onde fez os primeiros estudos no Colégio Sagrado Coração de Jesus. En- sino Médio, na Escola Estadual de Ensino Médio de Arroio do Tigre. Técnico Contábil, na Escola Estadual Copetti de Sobra- dinho. Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Univer- sidade de Cruz Alta –UNICRUZ. Trabalhou na Contabilida- de da Prefeitura de Arroio do Tigre e como Professora, até a aposentadoria. Paralelo a esse trabalho, fez cursos de Música. Atualmente, segue como professora de Música e regente de Corais.

Roberto Carino Köhler

Membro efetivo - Cadeira N 17 - Ingresso em 10/03/19.

Natural de Sobradinho RS, ainda jovem, foi morar em Passo Fundo onde fez o 2º Grau, serviu o Exército Brasileiro e começou os estudos na Universidade de Passo Fundo no curso de Administração de Empresa. Posteriormente voltou a Sobradinho para trabalhar e estudar a noite na UNISC em Santa Cruz do Sul. Com a morte de seu pai, teve que interromper seus estudos para cuidar dos negócios da família. Colaborou com a comunidade na presidência do CDL - Clube de Diretores Lojistas, da ACCIS - Associação Comercial da Cidade de Sobradinho, da 5º Festa Estadual do Feijão, como Coordenador da CAEI/FIERGS - Coordenadoria de Articulação com Entidades do Interior da Federação das Indústrias do RS, como Secretário de Ind. e Com. na Prefeitura de Sobradinho junto ao Prefeito Lademiro Dors e também no CONDEN-Conselho de Desenvolvimento de Sobradinho. Durante este período a escrita era voltada aos projetos de desenvolvimento, como: O PDI “Programa de Desenvolvimento Integrado” que ganhou o prêmio do SEBRAE “Mario Covas Prefeito Empreendedor ”; O “Programa Carteira do Empresário” projeto de qualificação de micro e pequenos empresários apresentado na FIERGS-RS e encaminhado a Presidenta Dilma Roussef, o projeto de melhorias e inovação para Conselho de Desenvolvimento de Sobradinho e mais recente o termo de referência para criar o Anel Viário de Sobradinho. Participou também dos livros “Gente e História - Protagonistas do Centro Serra - RS” Volumes I e II.

Luciano Tiaraju Turcato

Membro fundador - Cadeira Nº 07 - Ingresso em 17/07/2019.

Viúvo. Pai de Martina Cassol Turcato (Farmacêutica) e Luciana Cassol Turcato (Jornalista).

Médico Veterinário formado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Aposentado na Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul. Presidente do CPM da Escola Lindolfo por vários anos. Membro do Grupo Poetar de Sobradinho. Presidente do Conselho Municipal de Cultura quando de sua ativação. Fundador e Membro Efetivo da Academia Centro Serra de Letras ocupando a cadeira de número 7. Músico e Compositor de músicas gauchescas gravadas por artistas da região. Publicou o livro infantil " Cidade Luz" com o tema ecologia e saúde. Pesquisador do histórico da origem do Futsal de Sobradinho sendo publicado em diversas edições no Jornal Gazeta da Serra. Patrono da Feira do Livro e 5a. Fearte de 2010 de Sobradinho. Fundador do Centro Serra Xadrez Clube de Sobradinho. Apresentador do Programa de entrevistas Túnel do Tempo por longos anos na Rádio Carijinho. Foi Secretário de Agricultura de Sobradinho.

Lizandro de Lima Rocha

Membro efetivo - Cadeira Nº 19 - Ingresso em 19/03/19.

Louraci Cremonese Pozzati

Membro efetivo - Cadeira º 14 Ingresso em 19/03/19.

Natural de Sobradinho, professora aposentada do Estado. Graduada em Letras pela UNISC, sempre deu ênfase ao desenvolvimento da leitura e da escrita. Na vida, o aprendizado é constante. Por isso, aceitou o desafio de escrever, fazendo parte, desde 2019, da Academia Centro Serra de Le- tras, cadeira nº 14. Participou da coletânea Gente & História: protagonistas do Centro Serra II.

Darliana França

Membro efetivo, Cadeira N.° 20 - Ingresso em 19/03/19.

Darliana S. França, nasceu em 15 de março de 1984 em Pinhalzinho, Lagoão. Quando pequena morou em São Leopoldo onde iniciou seus estudos na Escola Estadual General João Borges Fortes. Com 7 anos voltou a residir em Pinhalzinho, vindo a concluir o Ensino Fundamental na Escola São Salvador e o Ensino Médio na Escola Estadual Tomás Garcia da Costa de Lagoão.

Em 2003 iniciou o Curso de Letras Português/Inglês e respectivas Literatura na Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC. No mesmo ano, iniciou sua carreira como docente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Consolação em Caçador, Lagoão. No Ano seguinte, ministrou aula na EMEF São Salvador de Pinhalzinho, instituição essa que foi aluna.

Em 2006 mudou-se para Sobradinho, iniciou o Curso Normal na Escola Estadual Padre Benjamin Copetti, onde também, posteriormente foi docente atuando no Ensino Médio, Eja e Curso Normal.

Em 2008 Formou-se no Curso Normal. Em 2009 iniciou a Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no mesmo ano concluiu o Curso de Letras tendo como pesquisa “ Poesia em Grupo”. Um estudo monográfico que partiu de um grupo voluntário de alunos da Escola Estadual Santo Carniel de Sobradinho que se reuniam, escreviam e liam poesias semanalmente. O projeto visava o incentivo à leitura e escrita poética.

Em 2011 formou-se no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicados a Educação pela UFSM. Sendo que seu trabalho de conclusão menciona um estudo de caso de uma escola municipal de Sobradinho que visava investigar “ Professor e alunos frente aos desafios das novas tecnologias da Educação”. Em 2012 concluiu a graduação em Pedagogia através de um exaustivo trabalho de pesquisa a fim de visualizar “ A morte lenta da poesia no livro didático”.


Em 2011 foi Orientadora de Estudos do Curso Leitura e Produção de Textos na Alfabetização pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco, coordenando um grupo de professora municipais de Lagoa Bonita do Sul.

Em 2013 Formou-se Gestão Educacional pela UFSM. Em 2017 Cursou a Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E em 2018 concluir Orientação Escolar pela Faculdade São Braz.

Em 2016 foi Coordenadora do Novo Mais Educação em Passa Sete e 2017 Formadora Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município de Passa Sete. Já em 2018 coordenou a Equipe Regional (Amcserra) do Ensino Fundamental Anos Iniciais na Implantação da BNCC.

Em 2018, juntamente com a equipe da Secretaria de Educação de Passa Sete realizaram a I Feira do Livro Semeando Saberes, bem como busca incentivar a leitura e escrita através do Concurso Literário Semeando Saberes de Passa Sete.

Atualmente, é supervisora na Escola Estadual Cristo Rei e Supervisora na Secretaria Municipal de Educação, Cultural, Turismo, Desporto e Lazer de Passa Sete.


Contatos:

E-mail: darlianaf@yahoo.com.br

Celular\wats app:51 995711077

Scheila Simone Secretti

Membro efetivo - Cadeira nº 18 - Ingresso 22/09/2020.

Nascida em 15 de março de 1981. Natural de Sobradinho/RS. Filha de Artêmio Secretti e Ivone Neu Secretti, ambos naturais de Ibarama/RS, esposa de Altair Luiz Maieron Junior e mãe de Caroline, Enrique, Raquel e Felipe. Coordenadora do Polo Regional de Ensino Superior a Distância de Sobradinho pela UAB - Universidade Aberta do Brasil, desde 2018. Mestranda em Educação profissional pela Unipampa; Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão Educacional e em Metodologia do Ensino de Artes pela FACINTER - Faculdade Internacional de Curitiba. Graduada em Artes Visuais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora efetiva no Município de Sobradinho desde 2007, com experiência na Educação Infantil e na Alfabetização, bem como em Administração de Unidade Escolar. Possui inúmeros artigos publicados em livros, anais de eventos e e-books. Membro da Academia Centro Serra de Letras, cadeira n° 18. Membro do Grupo de Educadores Google (GEG) de Santo Antônio da Patrulha RS. Possui certificação de Educador Google Nível 1. Membro e oradora espírita junto ao Centro Espírita Joana De Ângelis em Sobradinho. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3273641347735290 e e-mail: scheila.secretti@polosap.com.br.


Catiani Renata Salvati

Membro efetivo - Cadeira Nº 11 - Ingresso em 30/10/20.

Natural de Ibarama/RS. Mãe da Bárbara e da Antonela. É formada em Estudos Sociais, Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional, Pós-Graduada em Tutoria em Educação a Distância e Mestre em Educação. Professora da Rede Municipal e Estadual. Tutora a distância do Curso de Educação do Campo da UFSM. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ibarama. Foi escritora e colaboradora em grupo de estudos fundado quando tutora presencial do Curso de Ciências Sociais da UFRGS no Polo de Sobradinho. Teve sua dissertação de mestrado aprovada para publicação em 2012. Tem artigos publicados na área educacional e social e palestras realizadas na região abordando temas que envolvem cultura e preconceito. È encantada pela simplicidade da vida, pelo “crescer” de suas filhas, por sua profissão e pela constância das amizades verdadeiras.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2829450955088997

e-mail: catianirs@gmail.com

Cléo Oliveira

Membro efetivo - Cadeira Nº 01 - Ingresso em 30/10/20.

Natural de Cachoeira do Sul (RS), é Policial Militar aposentado. Ativo como coralista, compositor, comunicador na Rádio Jacuí FM. Coordenador do movimento de cursilho de Arroio do Tigre, presidente do Coral Municipal, membro da patronagem do CTG Pousada das Carretas de Arroio do Tigre. De família humildade, passou sua infância em trabalhos rurais nas fazendas do interior de Cachoeira do Sul, sua terra natal. Atribui suas inspirações ao gosto pela leitura, herdada do pai ainda na infância. Compôs os Hinos dos municípios de Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete, bem como o Hino do Centenário da Paróquia Sagrada Família de Arroio do Tigre, cidade onde reside. Cultiva desde a infância o hábito da leitura, herdado de seu pai.

Eliana Weber

Membro efetivo - Cadeira Nº 09 - Ingresso em 30/10/20.

Sobradinhense, mãe e advogada. Mestra em Direito – Políticas Públicas de Desenvolvimento Social. Membro do Conselho de Cultura e Vice-Presidente do Conselho Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente, ambos de Sobradinho. Conselheira junto ao Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Sobradinho. Ávida leitora e apaixonada pelo jogo de palavras. Autora de diversos capítulos de livros, dois dos quais, publicados na Espanha.


Andressa Bandeira Santana

Membro efetivo - Cadeira N 15 - Ingresso em 30/10/20.

Professora de Literatura e Língua Portuguesa. Sua pro- dução literária é voltada para contos que discutem questões familiares e amorosas. É formada em Jornalismo e Letras, tendo o título de Mestra em Letras desde 2019. Escreve desde peque- na e brincava de publicar livros, elaborando-os com folhas de ofício e grampos.