NÚCLEO DE ASSIS E REGIÃO

O núcleo ABRAPSO Assis se reestrutura em 2019 com a organização do XIV Encontro da Regional São Paulo. O evento ocorreu na cidade de Assis, e teve como tema geral "A Práxis da Psicologia Social nos Movimentos e Espaços de Luta: Resistência e Transformação".

Atualmente, o núcleo é formado majoritariamente por estudantes de psicologia da Unesp e Unip. Nele propomos reflexões teóricas que tecem uma crítica, e visam a ruptura, com a Psicologia que historicamente serve à burguesia, traçando caminhos e práticas que sejam consonantes com uma Psicologia Revolucionária. Para cumprir esse objetivo, construímos um espaço formativo com o intuito de discutir sobre Psicologia, tendo como aporte teórico o materialismo histórico-dialético. Assim sendo, o grupo trabalhou os temas "Teoria Marxista da Dependência (TMD)", "Ontologia Crítica" e no presente discute a obra "O que fazer?" de Lenin, sempre buscando aproximar estas discussões da Psicologia.

Como extensão deste processo formativo, o grupo organizou atividades que propunham levar nossas reflexões para outros espaços. Em 2019, fizemos um Grupo de Estudos sobre a TMD, que culminou em um minicurso. Em 2020, reestruturados devido às condições da pandemia, o grupo encerrou o processo formativo deste ano com a formulação de 5 textos, nos quais aproximam a Ontologia Crítica de György Lukács com o fazer da psicologia. Neste ano de 2021, damos continuidade ao processo formativo a partir das reflexões de Lênin, para avançarmos cada vez mais na proposta da Psicologia Revolucionária.

Faceboook: Abrapso - Núcleo Assis

E-mail: abrapso.assis.sp@gmail.com