4/11 às 18h — Conferência de abertura
4/11 às 18h — Conferência de abertura
Mavis Reimer é decana de Estudos de Graduação e Professora de Inglês na Universidade de Winnipeg, onde também dirige o Projeto de Parceria Six Seasons of the Asiniskaw Ī_thiniwak_: RReclamation, Regeneration, and Reconciliation. É coautora, com Perry Nodelman, da terceira edição de The Pleasures of Children's Literature (2003), editora e coeditora de cinco coleções de ensaios acadêmicos, e autora e coautora de muitos artigos sobre uma série de tópicos relacionados a textos e culturas para jovens. Foi editora principal da revista Jeunesse: Young People, Texts, Cultures entre 2009 e 2015.
5/11 às 18h — Mesa redonda infantil
Caio Zero é autor de livros, quadrinista e artista-educador. Entre os títulos publicados estão Rumi e Cavaleiro Macunaíma (Incompleta) e Aqui e Aqui (Companhia das Letrinhas) o que possibilitou ser finalista no prêmio HQMIX e LeBlanc, selecionado em 2021 à 2023 pelo Minha Biblioteca, ganhou o concurso CHATRONE+PERIFACON, o selo Cátedra 10 de 2023 pelo Instituto Cátedra Unesco de Leitura PUC – Rio e saiu na lista da revista Crescer como os 30 melhores livros infantis de 2023.
Mell Brites é autora de As crianças de Clarice (Editora da Unicamp, 2022), Diretora Editorial da Baião, selo da Todavia voltado para as infâncias, e doutoranda em letras pela Unesp-Assis. É também mestra em literatura brasileira pela USP, ministra cursos livres sobre literatura infantil, é professora do curso de Pós Graduação de escrita criativa da Universidade de Fortaleza e professora convidada da Pós Graduação Literatura para Crianças e Jovens do Instituto Vera Cruz. Foi Editora Executiva da divisão infantil do grupo Companhia das Letras, e à frente do selo Companhia das Letrinhas recebeu diversos prêmios pelas suas publicações, como o New Horizons – Digital Prize (Bolonha, Itália, 2012), e foi finalista do BOP – Best Children’s Publisher of the Year (Bolonha, Itália). Foi bolsista na Internationale Jugendbibliothek (Munique, Alemanha) em 2018 e publicou diversos artigos e resenhas sobre o universo da literatura infantil.
Pamela Ferreira es profesora de estado Castellano, Licenciada en Educación de la Universidad de la Frontera, Máster en libros y literatura infantil y juvenil de la Universidad Autónoma de Barcelona. Ha desarrollado su trabajo como mediadora de la lectura participando en proyectos de implementación de bibliotecas escolares, acompañamiento y capacitación de profesionales vinculados a la mediación de la lectura y realizando clubes de lectura para distintos públicos. Miembro del Comité Lector de IBBY Chile, Cofundadora de Proyecto Calzaslargas, iniciativa de mediación e investigación de la literatura para niñas, niños y jóvenes con perspectiva de género.
6/11 às 18h — Mesa redonda juvenil
Anabella López é autora de diversos livros ilustrados que já foram publicados na Argentina, Brasil, México, EEUU, Canadá, França e nos Emirados Árabes. Ganhadora de prêmios nacionais e internacionais, já recebeu entre alguns deles o Prêmio Jabuti (BR), o Selo “White Ravens” concedido pela International Youth Library (GER), “Image of the book” (RUS) e a Menção Honrosa no Iberoamérica Ilustra (MEX).
Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira é doutora em Letras pela Unesp, é também professora assistente doutora na graduação e pós-graduação em Letras da mesma universidade e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Membro de grupos de pesquisa na PUC-Rio e na UERJ. Atua também junto a ANPOLL e é membro da LIJMI, além de ser líder do GP Literatura e formação do leitor: implicações estéticas, históricas e sociais (Unesp/UENP) e vice-líder do GP Literatura juvenil: crítica e história (UENP/Unesp).
Ana Luiza Rocha do Valle é pesquisadora das áreas de Letras e Museologia, contadora de histórias no podcast Histórias para Abraçar, e professora no ensino fundamental. Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, com passagem pela Universidade Sorbonne Paris IV e pelo Memorial Sighet. É Mestre em Museologia, também pela USP, com passagem pelo Museu Literário Petofi e pelo Centro François Mauriac de Malagar. Bacharela em Estudos Literários pela Unicamp. Participou do Programa de Mentoria para Jovens Pesquisadores da Sociedade Internacional de Pesquisa em Literatura Infantil (IRSCL) no ano de 2022. É membro da Rede de pesquisadores PatrimoniaLitté, e coautora, junto ao professor Stefan Bohman, do livro Skelett i garderoben: svara museer/Skeletons in the closet: difficult museums. Fã de carteirinha das bibliotecas municipais de São Paulo, nas quais encontra várias pérolas literárias desde 2012.