Manoel Corrêa do Lago
Manoel Corrêa do Lago tem uma dupla formação, em Economia e Música. Bacharelou-se em Economia pela UFRJ , seguido de um Mestrado ( “Master in Public Affairs”) na Universidade de Princeton (1980).
Seus estudos musicais realizaram-se em Genebra, Paris, Rio de Janeiro e Princeton com Madeleine Lipatti e Arnaldo Estrella (piano), Esther Scliar e Annette Dieudonné (teoria musical), Henrique Morelenbaum (orquestração), Michel Phillipot e Milton Babbitt (análise), e Nadia Boulanger (composição). Em 2005, doutorou-se em Musicologia na Unirio, - sob a orientação de José Maria Neves e Elizabeth Travassos- seguido em 2008 de um pós-doutorado no IEB/USP, sob a orientação de Flavia Camargo Toni.
Tem publicado textos diversos : para a reedição Dover da partitura de Le Boeuf sur le Toit de Darius Milhaud , e para revistas especializadas tais como a Brasiliana, a Latin American Music Review, Ring Shout, Revista Brasileira de Música, Cahiers Debussy .
Coordenou a edição crítica do Guia Prático, de Heitor Villa-Lobos, lançada em 2009 pela Academia Brasileira de Música. Sua tese O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: Modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana foi agraciada com o “Prêmio Capes/Área de Artes 2006” e publicada em 2010. Em 2011 foi o organizador do livro O Boi no Telhado – Música brasileira no Modernismo Francês, e em 2016 do livro Uma nova Missão Francesa.
Foi eleito em 2010 para a Cadeira n.15 ( “Carlos Gomes”) da Academia Brasileira de Musica.