Lars Hoefs

O violoncelista norte-americano Lars Hoefs, professor de violoncelo e história da música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2013, desempenha e ensina na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa.

Lars é diretor artístico e violoncelista do Villa-Lobos International Chamber Music Festival no sul da Califórnia, o único festival dedicado à música de câmara latino-americana nos Estados Unidos. Fundado em 2015 e já com seis edições realizados com total de 88 concertos, no festival Lars estreia regularmente obras novas de compositores brasileiros Liduino Pitombeira, Joao Guilherme Ripper, Paulo C. Chagas, Ricardo Tacuchian, Marco Padilha e outros, além de apresentar um vasto número de obras de Villa-Lobos.

Originalmente de Appleton, Wisconsin, Lars obteve seu diploma de ensino médio na North Carolina School of the Arts, um Bacharelado da Northwestern University estudando com Hans Jorgen Jensen, e ambos os cursos de mestrado e doutorado da University of Southern California, em Los Angeles, onde estudou com o ex-spalla da Los Angeles Philharmonic, Ronald Leonard. Na Universidade Estadual de Campinas, Lars fundou e lidera o Unicamp Cello Ensemble, uma orquestra de violoncelos sem regente composta por seus atuais e antigos estudantes de violoncelo. O Unicamp Cello Ensemble apresentou no Festival de Música de Inverno de Campos do Jordão, os Encontros de Violoncelo Internacional do Rio e o Centro Cultural de São Paulo para citar alguns. Em 2016, gravaram um CD de estreias mundiais, com o Divertimento da Lalo Schifrin, e percorreram todo o estado de São Paulo. O Unicamp Cello Ensemble apresentou vários concertos em California, colaborando com violoncelistas de Los Angeles Philharmonic e orquestras de cinema de Hollywood; e no V Simpósio Villa-Lobos na USP, apresentou a versão original de Bachianas Brasileiras no. 5, a primeira execução em 80 anos.

Lars também pesquisa sobre o repertorio para violoncelo de Villa-Lobos e publica regularmente em simpósios e congressos no Brasil.