Achille Picchi

Doutorado pela UNICAMP/SP (2010) com tese sobre Villa-Lobos, Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1996), USP, com dissertação sobre Mário de Andrade, e Bacharel em Piano pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1973). Graduação em Bacharelado em Letras (Português/Inglês) pela Organização Santamarense de Educação e Cultura (1973), graduação em Licenciatura em Educação Artística pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1973). Cursos de Semiótica Linguística e Metodologia pela USP.

Estudou piano com Antonio Bezzan, regência com Henrique Gregori e composição com Camargo Guarnieri.

Pianista de câmera, solista, regente de ópera e câmera vocal, sua especialidade como músico e como pesquisador. Premiado nacional e internacionalmente. Atualmente é professor Assistente Doutor do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, onde ministra análise, composição. Tem muitos anos de experiência profissional como professor universitário nas áreas de composição, história da música, teoria e análise musical.

Pianista de carreira nacional e internacional. Compositor com extenso catálogo e prêmios nacionais e internacionais. Musicólogo especialmente dedicado ao estudo da música brasileira, em especial a canção de câmera brasileira. Tem publicado regularmente em revistas cientificas, congressos e encontros, com dois livros publicados.