Breve história do PAMVILLA

Criado em 2012, durante o II SVL, o PAMVILLA ( Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos) tem reunido especialistas e pesquisadores dedicados ao estudo da vida e obra de Villa-Lobos, integrando abordagens com metodologias de diversos campos de estudo, como Musicologia, Etnomusicologia, Performance Musical, Educação Musical, Antropologia, História Social, Matemática e Semiótica.

O grupo se reúne periodicamente durante o Simpósio Villa-Lobos, sediado pela Universidade de São Paulo, além de eventos científicos e de divulgação organizados por outras universidades e instituições. O PAMVILLA é registrado no CNPq e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

As produções dos integrantes do grupo, individual e coletivamente, são voltadas para a realização de eventos, publicação de livros e artigos científicos, organização de concertos e palestras, orientação de dissertações e teses, performance e gravação da obra musical de Villa-Lobos e workshops.

O PAMVILLA está presente em alguns importantes eventos científicos em diversas universidades em todo o mundo, como UFRJ, UNIRIO, UFPB, UDESC, University of Oxford, University of Helsinki, Universidade Nova de Lisboa (CESEM), Canterbury Christ Church University, Academy of Music in Kraków, University of California Riverside, The University of Edinburgh etc. Participa ainda de eventos organizados por associações como ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), SPIM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Música), entre outras. Dentre as instituições colaboradoras, destacam-se: Museu Villa-Lobos, OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e OSUSP (Orquestra Sinfônica da USP).