A partir do estudo desta unidade, você deverá ser capaz de:
compreender como salvar e compartilhar uma apresentação;
compreender como trabalhar em equipe;
analisar o controle de alterações;
construir animações, transições, áudios e vídeos em uma apresentação.
PLANO DE ESTUDOS
A cada tópico desta unidade, você encontrará autoatividades visando reforçar o conteúdo apresentado.
Este vídeo apresenta o resumo do conteúdo abordado nesta unidade, clique e confira!
Na Unidade 2, estudaremos aspectos relacionados com a colaboração e com o compartilhamento de apresentações.
Logo em seguida, abordaremos como salvar uma apresentação como vídeo.
Posteriormente, entenderemos como salvar uma apresentação em Powerpoint Show.
Logo em seguida, compreenderemos como salvar uma apresentação em formato de arquivos em PDF.
No tópico seguinte, abordaremos aspectos relacionados ao compartilhamento de apresentações.
Logo em seguida, estudaremos aspectos relacionados com as alterações e com as assinaturas em apresentações.
Posteriormente, entenderemos como realizar uma animação, transição, áudio e vídeo em apresentações.
TÍTULO DA IMAGEM
1 INTRODUÇÃO
Acadêmico, no Tópico 1, abordaremos como salvar uma apresentação em vídeo. Depois abordaremos como salvar uma apresentação em PowerPoint Show. Logo em seguida, como salvar apresentações do PowerPoint como arquivos em vídeo, depois abordaremos como salvar apresentações do PowerPoint como arquivos em PDF.
Posteriormente, trabalharemos como compartilhar apresentações. Você pode compartilhar sua apresentação do PowerPoint com outras pessoas, inspecionar uma apresentação, trabalhar em conjunto em apresentações do PowerPoint e assim por diante. O PowerPoint permite uma diversidade muito rica de configurações. Basta saber qual formatação é a mais adequada para o seu público, bem como para o seu conteúdo. Vamos lá!
2 SALVAR APRESENTAÇÕES
Salvar uma apresentação é uma ação relativamente simples, porém existem alguns detalhes que devemos aclarar. Vamos lá!
2.1 SALVAR UMA APRESENTAÇÃO COMO VÍDEO
Quando estamos fazendo uma gravação de uma apresentação, todos os seus elementos, como a narração, da animação, dos movimentos do ponteiro, dos intervalos e assim por diante, são salvos na própria apresentação. Dessa forma, a apresentação se torna um vídeo que o seu público pode assistir no PowerPoint.
Portanto, você possui duas opções para transformar sua apresentação em um vídeo que possa ser assistido:
Salve ou exporte sua apresentação para um formato de arquivo de vídeo (.mp4 ou .wmv).
SALVAR APRESENTAÇÃO NO FORMATO DE ARQUIVO DE VÍDEO
Fonte: a autora
Salvar sua apresentação como um arquivo de Apresentação do PowerPoint (.ppsx). (um PowerPoint quando aparece em tela inteira na Apresentação de Slides está pronto para a exibição imediata.)
SALVAR APRESENTAÇÃO NO FORMATO DE APRESENTAÇÃO DO POWERPOINT
Fonte: a autora
Agora que você já pode criar os seus slides e gravar todos os intervalos, narrações e gestos do apontador laser que você almeja incluir, então você está pronto para criar um arquivo de vídeo.
Para isso, vá ao menu Arquivo, depois selecione Salvar para garantir que todo o trabalho recente seja salvo no formato PowerPoint (.pptx).
SALVAR UMA APRESENTAÇÃO
Fonte: a autora
Depois, clique em Arquivo, em seguida, em Exportar e, por fim, em Criar um Vídeo.
EXPORTAR UMA APRESENTAÇÃO
Fonte: a autora
Existe uma opção de gravar uma faixa de opções e, então, clique em Exportar para Vídeo. Na caixa suspensa que aparece sob o cabeçalho Criar um vídeo, então selecione a qualidade de vídeo que você deseja que se refere à resolução do vídeo concluído. Quanto maior a qualidade do vídeo, maior será o tamanho do arquivo. Há testes para escolher qual formato atende melhor às suas necessidades.
CRIAR VÍDEO NO FORMAO FULL HD
Fonte: a autora
Atente-se, ao Quadro 1, para algumas destas opções, resolução e exibição:
Quadro 1 - RESOLUÇÃO E EXIBIÇÃO
FONTE: a autora
Caso seja escolhida a opção Ultra HD (4K) somente estará disponível a partir do uso da versão do Windows 10 em diante. Depois haverá uma caixa suspensa com o cabeçalho Criar um Vídeo informa se sua apresentação inclui narração e intervalos, que pode ser alterada caso tenha interesse.
CRIAR VÍDEO E OPÇÕES PARA NARRAÇÕES E TEMPOS GRAVADOS
Fonte: a autora
Observação: se você não gravou uma narração sincronizada por padrão, o valor será Não Usar Narrações e Tempos Gravados. O tempo padrão gasto em cada slide foi de 5 segundos. Você pode mudar este intervalo na caixa segundos a passar em cada slide. À direita da caixa, clique na seta para cima para aumentar a duração ou clique na seta para baixo para diminuir a duração.
Agora, se você já gravou uma narração sincronizada, por padrão, o valor será Usar Narrações e Tempos Gravados. Depois, clique em Criar Vídeo.
CRIAR VÍDEO
Fonte: a autora
Na caixa Nome do arquivo, digite um nome de arquivo para o vídeo, e, então, selecione uma pasta em que o arquivo será salvo e, depois, clique em Salvar.
Na caixa Salvar como tipo, escolha entre vídeo MPEG-4 ou Vídeo do Windows Media. Aqui você pode realizar o controle do andamento da criação de vídeo verificando a barra de status na parte inferior da tela. O processo de criação de vídeo pode demorar muitas horas a depender do tempo de duração do vídeo e da complexidade da apresentação. Portanto, uma dica no caso de um vídeo longo é definir para criar durante a noite, pois, dessa forma, pela manhã, estará pronto.
SALVAR COMO MPEG-4
Fonte: a autora
Para reproduzir o vídeo que acabou de ser criado, vá para o local da pasta em que está designada e clique duas vezes no arquivo.
2.2 SALVAR UMA APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT SHOW
Quando alguém abre um arquivo PowerPoint Show, ele aparece em tela inteira na Apresentação de Slides, em vez de no modo de edição. O visualizador começa a assistir à apresentação imediatamente.
Primeiro, vá ao menu Arquivo, selecione Salvar para garantir que todo seu trabalho recente seja salvo no formato de apresentação do PowerPoint (.pptx). No menu Arquivo, selecione “Salvar como”. Escolha o local da pasta em que você deseja armazenar o arquivo de apresentação do PowerPoint. Na caixa de “tipo”, escolha Apresentação do PowerPoint (*.ppsx).
SALVAR COMO TIPO APRESENTAÇÃO DO POWERPOINT
Fonte: a autora
Em seguida, selecione Salvar.
2.3 COMO SALVAR APRESENTAÇÕES DO POWERPOINT COMO ARQUIVOS EM VÍDEO
Quando quiser fornecer uma versão de alta fidelidade da sua apresentação para colegas ou clientes (como um anexo de e-mail, uma publicação na Web, um CD ou DVD), salve-o para permitir sua reprodução como vídeo.
Você pode salvar sua apresentação como um arquivo de vídeo MPEG-4 (.mp4) ou um arquivo.wmv. Os dois formatos são amplamente suportados e podem ser transmitidos pela internet.
Atente-se, a seguir, a algumas dicas para gravar sua apresentação como vídeo.
Você pode gravar e sincronizar a narração de voz e os movimentos do apontador a laser no vídeo.
Você pode controlar o tamanho do arquivo multimídia e a qualidade do vídeo.
É possível incluir animações e transições no seu filme.
As pessoas não precisam ter o PowerPoint instalado em seus computadores para assistir.
Se a sua apresentação contém um vídeo inserido, o vídeo será reproduzido corretamente sem que você precise controlá-lo.
Dependendo do conteúdo da sua apresentação, a criação de um vídeo pode demorar muito tempo. Apresentações longas ou com animações, transições e conteúdo de mídia provavelmente vão demorar mais para serem criadas. Uma opção é que você continue usando o PowerPoint enquanto o vídeo está sendo criado.
Observação: existem partes de uma apresentação que não podem ser incluídas em um vídeo. Atente-se para algumas delas a seguir.
Mídia inserida em versões anteriores do PowerPoint: para incluir esse tipo de conteúdo, é preciso atualizar ou converter o objeto de mídia. Por exemplo, se você inseriu a mídia usando o PowerPoint 2007, ela será vinculada e reproduzida na apresentação, porém quando você exportar o arquivo como um vídeo, a mídia vinculada será ignorada. Sendo assim, é possível converter o arquivo ao novo formato (clique na guia Arquivo e, em Info, clique em Converter) – ou pode clicar com o botão direito do mouse no objeto de mídia e clicar para atualizar – ele vai inserir o arquivo e exportá-lo corretamente.
Mídia do QuickTime (exceto se você tiver um codec QuickTime de terceiros, chamado ffdShow instalado e você tenha otimizado para maior compatibilidade).
Macros.
Controles ActiveX/OLE.
Depois que você criou o vídeo, é possível compartilhar utilizando alguns métodos, como pelo envio da apresentação por e-mail para outras pessoas, pelo salvamento em um compartilhamento de arquivo ou outro local, ou, ainda, por meio de um upload para o site de vídeo do Microsoft Stream da sua organização conforme pode ser observado na Figura 10
Para o caso de organizações que possuem assinatura do Microsoft 365, é possível compartilhar a apresentação em um site de compartilhamento de vídeo. Microsoft Stream é um serviço de vídeo corporativo em que as pessoas de uma organização podem carregar, exibir e compartilhar vídeos. Caso a sua organização possua esta assinatura, então você pode proceder da seguinte maneira.
Primeiro escolha Arquivo, depois Exportar e, então, escolha Publicar no Microsoft Stream.
PUBLICAR NO MICROSOFT STREAM
Fonte: a autora
Depois, digite um título e uma descrição para o vídeo. Posteriormente, defina outras opções para o caso de desejar que outras pessoas da organização possuam permissão para assistir ao vídeo conforme Figura 11:
OPÇÕES DE PERMITIR QUE TODAS AS PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO EXIBAM ESTE VÍDEO
Fonte: a autora
Depois, escolha o botão Publicar. O carregamento pode levar bastante tempo a depender da duração do vídeo que foi confeccionado. Uma barra de status na parte inferior da janela do PowerPoint controla o progresso e o PowerPoint evidenciará uma mensagem quando o carregamento estiver concluído.
MENSAGEM QUANDO O CARREGAMENTO ESTÁ CONCLUÍDO
Fonte: a autora
Por fim, clique na mensagem para ir direto para a página de reprodução de vídeo no Microsoft Stream.
Para aprofundar os seus conhecimentos sobre Microsoft Stream, clique no link a seguir:
2.4 SALVAR APRESENTAÇÕES DO POWERPOINT COMO ARQUIVOS EM PDF
Depois que você salva uma apresentação do PowerPoint, você pode salvar uma apresentação em um formato diferente daquele nativo do PowerPoint (.ppt). Uma possibilidade é salvar o arquivo em formato PDF. Desta forma, a formatação e o layout ficam congelados. As pessoas podem exibir os slides mesmo que o PowerPoint não esteja instalado na máquina (computador ou celular), porém não poderão alterá-los. Se você estiver em um ambiente Windows, então você deverá:
Selecionar Arquivo, e, depois, Exportar:
EXPORTAR DOCUMENTO PDF/XPS
Fonte: a autora
Em seguida: criar Documento PDF/XPS e em Criar PDF/XPS:
CRIAR DOCUMENTO PDF/XPS
Fonte: a autora
Por fim: publicar como PDF ou XPS, escolha um local para salvar o arquivo.
Para atribuir outro nome a ele, insira esse nome na caixa Nome do Arquivo. Opcionalmente, se quiser alterar a aparência do arquivo PDF final, siga um destes procedimentos logo a seguir:
Otimizar: selecione Padrão para obter uma qualidade superior (por exemplo, se quiser imprimir). Selecione Tamanho mínimo para reduzir o tamanho do arquivo (por exemplo, se quiser enviar como um anexo de e-mail).
Clique em “opções” para definir como a apresentação aparecerá como um PDF. Aqui estão algumas das opções disponíveis:
a) Para salvar o slide atual em somente como um PDF no intervalo, selecione slide atual.
b) Para salvar os slides específicos como PDF vá em Slides, insira o intervalo de números de slides no da e para caixas.
Caso não queira salvar slides, mas em vez disso, somente salvar comentários, folhetos ou modo de exibição de estrutura de tópicos, faça o seguinte: em publicar O QUE, selecione uma opção adequada. Você também pode especificar o número de slides que aparecem na caixa lista suspensa Slides por página e modificar a ordem (Horizontal ou Vertical).
Existe a opção de incluir Enquadrar slides, slides ocultos, comentários, tinta, informações não imprimíveis, como propriedades do documento ou marcas estruturais do documento em seu PDF selecionando as opções adequadas. Logo em seguida, clique em OK. Por fim, clique em Publicar.
3 COMPARTILHAR APRESENTAÇÕES
Trabalhar em equipe é muito mais corriqueiro do que podemos imaginar. Então saber como utilizar as funcionalidades de compartilhamento de apresentações é essencial para o seu trabalho. Vamos lá!
3.1 COMPARTILHAR SUA APRESENTAÇÃO DO POWERPOINT COM OUTRAS PESSOAS
Quando salvamos uma apresentação no OneDrive ou no SharePoint do Microsoft 365, então você pode colaborar com a apresentação simultaneamente com os seus colegas. Vale lembrar que para que esta opção esteja disponível, todos devem estar usando PowerPoint 2010 ou posterior no Windows, PowerPoint 2016 para Mac ou posterior ou PowerPoint para a Web.
Para compartilhar a apresentação com outras pessoas, primeiro é preciso abrir o PowerPoint e
escolha a opção Compartilhar por meio do símbolo
que fica no canto superior direito da faixa de opções quando estiver pronto para colaborar.
Se você não salvou a sua apresentação para o seu OneDrive ou SharePoint do Microsoft 365, faça o quanto antes. Depois que você fizer isto, o convite por e-mail será enviado.
MENSAGEM APÓS ESCOLHER A OPÇÃO COMPARTILHAR
Fonte: a autora
Caso não queira carregar sua apresentação na nuvem, então poderá compartilhar usando a opção Anexar uma cópia, que fica localizada na parte inferior da caixa de diálogo. Na caixa Enviar Link, você pode inserir o endereço de e-mail da pessoa com quem gostaria de compartilhar a apresentação. Caso as informações de contato da pessoa já estejam armazenadas, basta incluir o nome. A lista suspensa possibilita que você escolha se os convidados podem editar ou apenas exibir o arquivo.
Clique em Compartilhar. Se o arquivo já estiver salvo na nuvem, um convite por e-mail será enviado aos convidados.
3.2 INSPECIONAR UMA APRESENTAÇÃO
Antes de compartilhar uma apresentação, é preciso tomar alguns cuidados. Um destes cuidados é retirar as informações pessoais e confidenciais que estejam armazenadas no documento ou nas propriedades do documento.
Para isto, siga as instruções a seguir:
Abra o arquivo da apresentação em que deseja inspecionar os dados ocultos e as informações pessoais.
Uma boa ideia é inspecionar uma cópia do documento original porque nem sempre é possível restaurar os dados que o Inspetor de Documentos remove. Vamos continuar!
Selecione Arquivo > Informações.
Selecione Verificar Problemas > Inspecionar Documento.
Indique os tipos de conteúdo que você deseja inspecionar e Inspecionar.
Examine os resultados.
Para cada tipo de conteúdo que você deseja remover do documento. Muitas vezes, Comentários ou Propriedades de Documentos e Informações Pessoais são removidos. Selecione o botão Remover tudo de cada seção que você deseja remover.
Selecione Reinspecionar > Inspecionar para garantir que tudo o que você deseja tenha sido removido.
Marque e depois compartilhe sua apresentação.
3.3 TRABALHAR EM CONJUNTO EM APRESENTAÇÕES DO POWERPOINT
Ao trabalhar em conjunto, é possível ver onde outras pessoas estão trabalhando na apresentação compartilhada. Nesse caso, se outra pessoa estiver visualizando ou trabalhando na apresentação, sua imagem em miniatura será exibida no canto superior direito da faixa de opções. O PowerPoint alerta quando as pessoas entram e saem da apresentação.
POWERPOINT INDICA QUANDO OUTRA PESSOA ESTIVER VISUALIZANDO OU TRABALHANDO NA APRESENTAÇÃO
Fonte: a autora
Depois, aparecerá o nome da pessoa que está exibindo ou editando a apresentação no painel Compartilhar. Há um indicador na miniatura do slide e no slide em si que exibe onde uma pessoa está trabalhando na apresentação. Passe o mouse sobre o indicador ou selecione-o para descobrir quem está editando.
MINIATURA QUE INDICA SE OUTRA PESSOA ESTÁ TRABALHANDO
Fonte: a autora
Para fins de acessibilidade, o PowerPoint também permite que você ative a exibição automática do nome do editor. Para ativá-la, clique em Arquivo > Opções > Avançado > Exibir > Mostrar sinalizadores de presença para itens selecionados.
SINALIZADOR DE PRESENÇA PARA ITENS SELECIONADOS
Fonte: a autora
Ao terminar de trabalhar, salve o arquivo. Quando os outros autores fizerem alterações, aparecerá a seguinte mensagem ao salvar.
MENSAGEM QUE APARECE QUANDO OUTROS AUTORES REALIZAREM ALTERAÇÕES
Fonte: a autora
Se as suas atualizações de outros autores não entrarem em conflito, elas serão mescladas automaticamente e você não precisará fazer mais nada. Toda vez que você abre um arquivo alterado é possível receber uma notificação. Vale lembrar que esta opção somente está disponível para os assinantes Microsoft 365.
MENSAGEM DE NOTIFICAÇÃO QUANDO O ARQUIVO COMPARTILHADO É ALTERADO
Fonte: a autora
Depois que outras pessoas fizerem alterações em um arquivo de apresentação compartilhado, o PowerPoint do Microsoft 365 notificará quando reabrir o arquivo. Uma faixa pequena informa quem fez alterações à sua apresentação enquanto você estava ausente. As alterações feitas por outras pessoas são realçadas de maneira automática.
Ao abrir novamente uma apresentação alterada (ou está em um arquivo que está sendo editado ativamente por outra pessoa), os slides alterados são realçados em turquesa no painel de miniatura. Uma dica da ferramenta diz: "Slide tem alterações não lidas".
DESTAQUE QUANDO OUTRA PESSOA ALTEROU O DOCUMENTO COMPARTILHADO
Fonte: a autora
Selecione uma miniatura para ver no slide em tamanho real. A parte alterada do slide com um contorno turquesa ficará visível. Uma notação que informa quem fez a alteração e quando. Ao olhar para o slide revisado, você limpa o realçamento turquesa e a notação "slide tem alterações não lidas" neste slide.
Há alguns casos em que um slide revisado é realçado, mas o tipo de alteração realizada não está destacada no slide individual. Dentre os exemplos dessas alterações estão: alterações no painel de notas, exclusão de uma forma, adição de um comentário e alterações de animação.
REALCE QUANDO UM SLIDE É REVISADO
Fonte: a autora
Esse recurso funciona em documentos compartilhados armazenados no OneDrive e no SharePoint. O que determina se as alterações são realçadas:
as alterações são realçadas somente quando a pessoa que faz a alteração está usando PowerPoint para a Web, ou PowerPoint do Microsoft 365. Localize sua versão do Office;
as alterações não serão realçadas se os dados de revisão tiverem sido desativados para o documento nas Opções de Privacidade do Central de Confiabilidade:
Se as opções de privacidade não estiverem ativadas, um nome de usuário e o horário da última atualização feita por ele em um objeto serão armazenados na apresentação para dar suporte a esse recurso de realce de revisão. Use o Inspetor de Documento para remover essas informações, se necessário.
Se as opções de privacidade estiverem ativadas, esse recurso de realce de revisão estará desativado, e nenhum dado pessoal (nomes de usuário e horários mencionados anteriormente) será armazenado. Para tornar possível o realce de revisão, os dados sobre o status lido/não lido de slides individuais são armazenados separadamente pelo PowerPoint. O local onde os dados são armazenados depende de qual versão e canal do PowerPoint você está usando. Estamos mudando para armazená-los em um serviço on-line da Microsoft projetado para salvar as configurações do usuário, mas ainda não concluímos totalmente a mudança.
O Quadro 2, lista cada versão relevante do PowerPoint e onde armazena os dados de status lidos/não lidos sobre cada pessoa que abre o arquivo.
Quadro 2 – VERSÃO DO POWERPOINT E O LOCAL EM QUE ARMAZENA OS DADOS DE STATUS
Fonte: a autora
Duas observações relevantes:
as alterações não serão realçadas se o arquivo estiver criptografado ou protegido por senha;
as alterações não serão realçadas se o arquivo estiver no formato .odp ou no antigo formato .ppt, ou .pps do PowerPoint.
RESUMO DO TÓPICO 1
Neste tópico, você aprendeu:
Salvar uma apresentação como vídeo.
Como salvar apresentações do PowerPoint como arquivos em vídeo.
Salvar apresentações do PowerPoint como arquivos em PDF.
Compartilhar sua apresentação do PowerPoint com outras pessoas.
Inspecionar uma apresentação.
Trabalhar em conjunto em apresentações.
AUTOATIVIDADE
1 Podemos dizer que uma das atividades mais recorrentes é a de salvar um documento. E esta situação também é válida para uma apresentação de PowerPoint. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA quanto à configuração de salvamento de arquivo de apresentação no formato vídeo:
a) É possível salvar uma apresentação do PowerPoint em formato de vídeo.
b) Apresentações precisam que os elementos estejam separados para funcionar.
c) Os comandos para salvar dificilmente possuem um padrão nos programas Office.
d) É preciso de um programa adicional para exportar uma apresentação em vídeo.
2 Existem variados formatos de arquivos que uma apresentação do PowerPoint pode ser salva. Isto é relevante para dar mais versatilidade ao uso do programa em diferentes contextos e necessidade do cliente. Com base nos formatos de arquivos de apresentações, analise as sentenças a seguir:
I- É possível configurar a apresentação em qualquer formato.
II- É possível salvar o arquivo no formato .mp4 ou .wmv.
III- O PowerPoint Show possui o formato de arquivo .ppsx.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.
3 As apresentações devem atender a diferentes desejos de seus usuários. E isso inclui adicionar narrações, gestos do apontador laser e assim por diante. As combinações vão desde o formato do arquivo até a qualidade do vídeo. Conforme os comandos do PowerPoint, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As apresentações podem possuir diferentes formatos de qualidade de vídeo.
( ) É possível alterar a qualidade segundo a sua necessidade.
( ) Quanto maior é a qualidade do vídeo, menor é o tamanho do arquivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V – F – F.
b) V – V – F.
c) F – V – F.
d) F – F – V.
4 A elaboração de uma apresentação requer atenção aos detalhes. Então é relevante saber que existem formatos que podem ser apropriados para situações específicas. Faça uma tabela que resume as opções de formato de arquivo, resolução e exibição.
5 Uma apresentação no formato de apresentação pode ser salvo para facilitar a sua visualização. Nesse contexto, escreva um passo a passo de como salvar uma apresentação no formato PowerPoint Show.
1 INTRODUÇÃO
Acadêmico, no Tópico 2, abordaremos como alterar as apresentações, como adicionar comentários em uma apresentação, editar comentários em uma apresentação, ocultar comentários em uma apresentação, excluir comentários em uma apresentação, imprimir comentários em uma apresentação.
Também abordaremos o controle de alterações em uma apresentação, marcar uma apresentação como final, o conceito de assinatura digital, como adicionar assinatura digital invisível no PowerPoint, bem como a remover assinatura digital invisível no PowerPoint. Dessa forma, será possível realizar algumas configurações que deem maior segurança e originalidade para a sua apresentação. Vamos lá!
2 ALTERAÇÕES EM APRESENTAÇÕES
As alterações em apresentações podem ocorrer de diferentes formas. Uma delas é por meio da adição de comentários, bem como a sua exclusão, ocultação e assim por diante. Nesta seção, abordaremos algumas das maneiras de se alterar uma apresentação. Vamos lá!
2.1 ADICIONAR COMENTÁRIOS EM UMA APRESENTAÇÃO
Os comentários podem ser usados para que as pessoas possam avaliar e fazer comentários em uma apresentação, criada ou quando colegas solicitam os seus comentários em uma apresentação para auxiliar na explicação do conteúdo que está ali nos slides. Podemos dizer que um comentário é uma anotação que você pode anexar a uma letra ou palavra em um slide, ou a um slide inteiro.
É possível inserir comentários tanto nas versões móveis e web do PowerPoint. Essa possibilidade melhora o uso desta funcionalidade já que se torna mais versátil. Outro benefício é o aumento do nível de colaboração, adicionando uma série de novos recursos para a funcionalidade de comentário.
É possível ancorar os comentários no texto. Isso significa que você pode incluir um comentário a um trecho do texto apenas. Para fazer isto, selecione o texto desejado e, depois, clica em Novo Comentário na guia revisão ou, ainda, você pode clicar em Novo no painel Comentários. O texto ficará realçado. Já no caso do sombreamento, dependerá se o texto é claro ou escuro.
Você pode editar o texto realçado. Qualquer texto que você adicionar no intervalo realçado expandirá a área realçada. Da mesma forma, a remoção do texto fará com que a área realçada contraia. Adicionar texto no início ou no final de um intervalo de texto realçado não expandirá a área realçada.
Ao trabalhar com comentários ancorados em texto, você observará que o realce muda dependendo se o comentário no painel Comentário está focalizado ou selecionado. Caso contrário, o realce ficará visível se o objeto da caixa de texto estiver selecionado ou se tiver ativado “Mostrar Marcação Avançada”.
COMENTÁRIOS
Fonte: a autora
Outra opção é incluir @mentions nos comentários. Isso possibilitará que você chame a atenção de um ou mais colegas do trabalho sobre algum aspecto específico. Para fazer isto, basta usar o símbolo @ seguido do nome ou e-mail.
MENTIONS NO POWERPOINT
Fonte: a autora
Quando você terminar e postar seu comentário, qualquer pessoa que você @mentions neste comentário receberá um e-mail de notificação. Essa notificação permite que eles saibam que você os mencionou e fornece uma visualização do slide onde o comentário ocorreu, bem como o comentário que você deixou. Eles podem responder ao seu comentário no e-mail ou clicar em um link no corpo do texto de notificação para abrir o conjunto de slides e ir direto para o comentário mencionado, se quiserem ver mais o contexto.
Vamos, agora, criar um comentário?
Se você está no windows, selecione Revisão > Novo Comentário. Se preferir, selecione Novo se o painel Comentários estiver aberto. No painel Comentários, digite sua mensagem na caixa e pressione Enter.
EXEMPLO DE MENSAGEM EM COMENTÁRIOS DO POWERPOINT
Fonte: a autora
2.2 EDITAR COMENTÁRIOS EM UMA APRESENTAÇÃO
Caso você queira visualizar e responder os comentários, então selecione um ícone de comentário
no slide. O painel Comentários é exibido, e você pode observar os comentários de cada slide.
Depois selecione Responder para responder a um comentário.
EDITAR COMENTÁRIOS EM UMA APRESENTAÇÃO
Fonte: a autora
Posteriormente selecione os botões Próximo ou Anterior para navegar entre os slides e comentários.
2.3 OCULTAR COMENTÁRIOS EM UMA APRESENTAÇÃO
No painel Comentários, selecione o comentário que você deseja excluir e selecione X. Desta forma, o comentário ficará oculto na apresentação. Para acessá-lo novamente, basta clicar no símbolo
que vai aparecer ao lado do slide em que foi inserido o comentário. Atente-se à Figura 27, para um exemplo.
SELECIONE O COMENTÁRIO QUE VOCÊ DESEJA EXCLUIR
Fonte: a autora
2.4 EXCLUIR COMENTÁRIOS EM UMA APRESENTAÇÃO
No painel Comentários, selecione o comentário que você deseja excluir e selecione X. No slide, clique com o botão direito no ícone de comentário
e selecione excluir o comentário.
2.5 IMPRIMIR COMENTÁRIOS EM UMA APRESENTAÇÃO
Você pode incluir comentários em uma apresentação nos slides que estão impressos. Para isto, vá até Arquivo e, depois, vá para Imprimir. Em Configurações, selecione a segunda caixa suspensa.
SELECIONE A CAIXA SUSPENSA "SLIDES EM PÁGINA INTEIRA"
Fonte: a autora
Próximo da parte inferior do menu pop-up exibido, certifique-se que Imprimir Comentários (ou Imprimir Comentários e Marcação à Tinta) se encontre selecionado.
CERTIFIQUE-SE DE QUE "IMPRIMIR COMENTÁRIOS" ESTEJA MARCADO
Fonte: a autora
Vale ressaltar que outras pessoas podem editar os seus comentários. Como os comentários são salvos no próprio documento, então toda pessoa que possui permissão para editar o seu arquivo automaticamente terá permissão para que o seu arquivo também seja editado por esta pessoa.
Vamos, agora, estudar como inserir o controle de alterações em uma apresentação. Vamos lá!
2.6 CONTROLE DE ALTERAÇÕES EM UMA APRESENTAÇÃO
Ao usar a ferramenta Comparar no PowerPoint, é possível comparar e mesclar duas versões diferentes de um arquivo. Em um ambiente de colaboração, você pode enviar uma cópia de revisão de uma apresentação para outras pessoas, coletar suas alterações e comentários nessa cópia e, em seguida, usar a ferramenta Compare em PowerPoint para comparar e mesclar a cópia de revisão com seu arquivo original. Estas etapas são descritas em detalhes, a seguir.
Etapa 1: enviar sua apresentação para revisão
Antes que as pessoas possam revisar sua apresentação, é uma boa ideia salvar a cópia original e, em seguida, postar uma segunda cópia para que elas examinem. Salvar o original dará a opção para comparar as alterações com quando todos terminarem de revisar.
Crie um rascunho da apresentação e salve uma cópia impressa.
Salve outra cópia da apresentação com um nome diferente para um local compartilhado, como OneDrive ou SharePoint.
No OneDrive ou no SharePoint, clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione Copiar Link para obter um link que você pode enviar por e-mail aos seus revisores.
Peça aos revisores que adicionem comentários aos slides e adicione seus comentários à apresentação.
Etapa 2: comparar e mesclar duas versões do mesmo arquivo
Quando todos terminarem de revisar a apresentação compartilhada, você poderá revisar as alterações e mesclá-la com a cópia salva do original.
Abra a versão original da apresentação que você salvou em seu computador.
Clique em Examinar > Comparar e clique em Comparar.
Na caixa Escolher Arquivo para Mesclar com Apresentação Atual , localize a versão da apresentação que você salvou no local compartilhado, clique nele e clique em Mesclar.
Se os revisores deixarem comentários em sua apresentação, você os verá em Alterações de Slide no painel de tarefas Revisões.
COMENTÁRIOS EM REVISÕES
Fonte: a autora
Para ler os comentários em detalhes, na parte inferior da janela do PowerPoint, na barra de status, clique em Comentários.
Se os revisores fizerem alterações em sua apresentação, você as verá em Alterações de Apresentação no painel de tarefas Revisões.
ALTERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS EM APRESENTAÇÕES
Fonte: a autora
Para ver os detalhes de uma alteração no corpo do slide, clique em cada item da lista.
CLIQUE EM CADA ITEM DA LISTA PARA VER OS DETALHES DE UMA ALTERAÇÃO NO CORPO DO SLIDE
Fonte: a autora
Para aceitar ou rejeitar uma alteração feita por um revisor, faça o seguinte:
Para aceitar uma alteração, marque a caixa ao lado do ícone Outros autores (também mostrada na Figura 33).
CLIQUE NA CAIXA PARA ACEITAR UMA ALTERAÇÃO
Fonte: a autora
Para rejeitar uma mudança, não faça nada. Caixas não marcadas não serão adicionadas à apresentação.
Dicas para trabalhar no painel de tarefas Comentários
Em um slide, você verá um ícone de Comentários
quando alguém tiver deixado um comentário. Clique duas vezes no ícone para ler o comentário.
Clique em Avançar para passar para o próximo comentário e clique em Anterior para passar para o comentário anterior.
Para excluir um comentário, mova o ponteiro sobre o comentário e clique em Excluir .
PARA EXCLUIR UM COMENTÁRIO CLIQUE EM EXCLUIR
Fonte: a autora
2.7 MARCAR UMA APRESENTAÇÃO COMO FINAL
Ao marcar uma apresentação Marcar como Final, desta forma tornará o arquivo como somente leitura. E quando isto acontece, a digitação, os comandos de edição e as marcas de revisão são desativadas ou desabilitadas e o arquivo se torna somente leitura. Ademais, a propriedade Status do documento é, então, definida como final.
Essa funcionalidade não está relacionada com segurança para o documento. Isso ocorre, pois qualquer pessoa que receber uma cópia eletrônica do arquivo que tenha sido marcado como final poderá editar este arquivo removendo o status Marcar como Final do arquivo.
Afinal, como marcar como final uma apresentação?
No arquivo que você está trabalhando da sua apresentação, clique em Arquivo, depois Informações, e, então Proteger Apresentação e, então, Marcar como Final. Atente-se à Figura 35:
MARCAR COMO FINAL
Fonte: a autora
E caso queira editar um documento marcado como final, faça o mesmo procedimento anterior e, então, você poderá editar livremente o arquivo, no entanto, para identificar se um arquivo da sua apresentação está ou não marcado como final, então procure pelo ícone de Marcar como Final na barra de status
. Agora estudaremos as assinaturas. Vamos lá!
3 ASSINATURAS
Vamos analisar alguns elementos de assinaturas no PowerPoint. Primeiro vamos identificar o conceito de assinatura digital, depois, como tornar uma assinatura digital invisível, logo em seguida, como adicionar uma assinatura digital invisível no bem como removê-la da apresentação. Vamos lá!
3.1 O QUE É ASSINATURA DIGITAL
Uma assinatura digital é uma assinatura eletrônica, porém nem toda assinatura eletrônica é digital. Isso acontece, pois uma assinatura eletrônica é algo bastante abrangente e inclui diversas formas de um titular reconhecer a validade de um acordo entre as duas partes.
A assinatura digital é uma forma jurídica reconhecida pela autoridade certificadora. No Brasil, a regulamentação possui vinte e um anos, já que, a partir de 2001, por meio da criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) onde as operações digitais passam a ter garantia pública de autenticidade, integridade e validade jurídica.
Essa norma também regulamenta em formato eletrônico e certificados digitais, bem como para transações eletrônicas criptografadas, a seguir, veremos alguns tipos de assinatura eletrônica.
Assinatura eletrônica simples é aquela que possui o formato digital e permite que o documento seja associado ao seu perfil de cadastro.
Assinatura eletrônica avançada possui verificações adicionais sendo realizadas previamente, como no CPF, RG e dados biométricos, protegidos por chaves criptografadas.
Assinatura eletrônica qualificada é similar à assinatura avançada, entretanto com uma camada adicional de segurança.
Criptografia é uma maneira de dar segurança para ocultar o conteúdo das mensagens na transmissão e que o mantenha codificado até o destino.
As assinaturas eletrônicas possuem a criptografia e a impressão digital para possuírem confiabilidade ao documento eletrônico. Vamos, agora, estudar a assinatura digital invisível no PowerPoint. Vamos lá!
3.2 COMO ADICIONAR ASSINATURA DIGITAL INVISÍVEL NO POWERPOINT
Para proteger a autenticidade do conteúdo de um documento, é viável o acréscimo de uma assinatura digital invisível. Os documentos assinados possuem o botão Assinaturas na parte inferior do documento.
Clique na guia Arquivo.
Clique em Informações.
CLIQUE EM INFORMAÇÕES
Fonte: a autora
Clique em Proteger Apresentação, Proteger Pasta de Trabalho ou Proteger Apresentação.
CLIQUE EM PROTEGER APRESENTAÇÃO
Fonte: a autora
Clique em Adicionar uma Assinatura Digital.
CLIQUE EM ADICIONAR UMA ASSINATURA DIGITAL
Fonte: a autora
Leia a mensagem do PowerPoint e clique em OK.
Na caixa de diálogo Assinar, na caixa Objetivo da assinatura deste documento, digite o objetivo.
Clique em Assinar.
Depois que o arquivo é assinado digitalmente, o botão Assinaturas é exibido e o arquivo se torna somente leitura para impedir modificações.
3.3 COMO REMOVER ASSINATURA DIGITAL INVISÍVEL NO POWERPOINT
Para remover assinaturas digitais invisíveis do PowerPoint, você deve seguir os passos a seguir:
Abra o documento, planilha ou apresentação que contém a assinatura invisível que deseja remover.
Clique na guia Arquivo.
Clique em Informações.
Clique em Exibir Assinaturas.
O modo de exibição de documento, planilha ou apresentação é retomado e o painel Assinaturas é exibido.
PAINEL ASSINATURAS
Fonte: a autora
Clique na seta ao lado do nome na assinatura.
Clique em Remover Assinatura.
Clique em Sim.
RESUMO DO TÓPICO 2
Neste tópico, você aprendeu:
Adicionar comentários em uma apresentação.
Editar comentários em uma apresentação.
Ocultar comentários em uma apresentação.
Excluir comentários em uma apresentação.
Imprimir comentários em uma apresentação.
Controle de alterações em uma apresentação.
Marcar uma apresentação como final.
O que é assinatura digital.
Como adicionar assinatura digital invisível no PowerPoint.
Como remover assinatura digital invisível no PowerPoint.
AUTOATIVIDADE
1 Queremos transmitir informações para diferentes públicos simultaneamente. Para auxiliar neste processo, o PowerPoint permite que você insira comentários para a sua equipe na apresentação. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA quanto aos comentários em apresentações do PowerPoint:
a) É possível configurar um comentário do PowerPoint para auxiliar no conteúdo.
b) Apresentações precisam estar já prontas para usar de forma on-line.
c) Os comandos são específicos para cada local em que usamos o PowerPoint.
d) Ancoragem de comentários não é viável no PowerPoint.
2 Os destaques são uma forma de orientar a pessoa que irá ler no futuro. Geralmente estamos habituados a inserir comentários em trechos que estejam diversas informações diferentes. Com base nas configurações dos comentários nas apresentações, analise as sentenças a seguir:
I- É possível colocar um comentário em uma parte do trecho selecionado.
II- O realce de texto pode ser realizado no início ou no final do texto.
III- A ancoragem dos comentários independe se o comentário está focalizado ou selecionado.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.
3 As apresentações são complexas e possuem informações para a equipe de revisão, de apresentação e alguma informação imprescindível para o público. Os comentários permitem que o documento se torne mais eficaz em comunicar cada informação para o público correto. Conforme os comandos do PowerPoint, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um comentário pode ser adicionado ao clicar em Revisão e, depois, em Novo Comentário.
( ) É possível selecionar Novo caso o painel Comentários esteja aberto.
( ) Para digitar o comentário, é preciso teclar Tab e, então, Enter.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V – F – F.
b) V – V – F.
c) F – V – F.
d) F – F – V.
4 O controle de alterações é uma forma de viabilizar a recuperação de alguma parte que você queira que volte para a apresentação. Ou ainda, para saber quem fez cada parte da apresentação no PowerPoint. Faça um passo a passo de como comparar e mesclar duas versões do mesmo arquivo de uma apresentação do PowerPoint.
5 Uma apresentação, em sua confecção, passa por diversas etapas de revisão e refazimento. Nesse contexto, disserte sobre como editar um comentário em uma apresentação.
1 INTRODUÇÃO
Acadêmico, no Tópico 3, abordaremos animação, transição, áudio e vídeo em apresentações. Dessa forma, é possível tornar uma apresentação mais dinâmica e atrair uma atenção maior do público. Um áudio, uma animação, um vídeo podem trazer informações e fazer com que o público fique mais atento a sua fala por um período maior. Um ponto de destaque é que deve haver moderação na aplicação destes recursos. Vamos lá!
2 ANIMAÇÃO EM APRESENTAÇÕES
Você pode animar textos, imagens, formas, tabelas, elementos gráficos do tipo SmartArt e outros objetos em uma apresentação do PowerPoint. Esses efeitos podem fazer com que um objeto apareça, desapareça ou se mova. Também irão viabilizar o tamanho ou a cor do objeto.
2.1 ADICIONE ANIMAÇÕES DE TEXTO, IMAGENS, FORMAS NA SUA APRESENTAÇÃO
Para adicionar animações de texto, imagens, formas, você deve selecionar o objeto ou texto que você deseja animar.
Selecione Animações e escolha uma animação.
Selecione Opções de Efeito e escolha um efeito.
2.2 GERENCIAR ANIMAÇÕES E EFEITOS
Existem diferentes formas de iniciar animação na apresentação:
Ao Clicar: inicie uma animação quando você clicar em um slide.
Com o Anterior: reproduza uma animação enquanto a animação anterior na sequência.
Após a Anterior: inicie uma animação logo após a anterior ocorrer.
Duração: aumente ou reduza um efeito.
Atraso: adicione o tempo antes de executar um efeito.
2.3 ADICIONAR MAIS EFEITOS A UMA ANIMAÇÃO
Para adicionar mais efeitos em uma animação, você deve selecionar um objeto ou texto com uma animação. E, logo em seguida, selecionar Adicionar Animação e escolha uma.
2.4 ALTERAR A ORDEM DE ANIMAÇÕES
Para alterar a ordem das animações em uma apresentação, você deve selecionar um marcador de animação. Escolha a opção desejada:
Mover Antes: faça com que uma animação seja exibida antes na sequência.
Mover Mais Tarde: faça com que uma animação ocorra mais tarde na sequência.
2.5 ADICIONAR ANIMAÇÃO A OBJETOS AGRUPADOS
Você pode adicionar uma animação a objetos agrupados, texto e muito mais. Para isto, pressione Ctrl e selecione os objetos desejados.
Selecione Formato > Grupo > Grupo para agrupar os objetos.
Selecione Animações e escolha uma animação.
3 TRANSIÇÃO EM APRESENTAÇÕES
O PowerPoint permite que você anime o texto de maneira suave de um slide para o outro. Para que o seu slide possua esta técnica, você pode aplicar a transição Transformar em slides para gerar uma aparência de movimento em uma variedade de itens como texto, formas, imagens, elementos gráficos SmartArt, dentre outros.
Os gráficos não permitem que seja aplicado o efeito Transformar no PowerPoint.
Afinal, como configurar uma transição Transformar?
Para usar a transição Transformar efetivamente, você precisará ter dois slides com pelo menos um objeto em comum – a maneira mais fácil é duplicar o slide e, em seguida, mover o objeto no segundo slide para um lugar diferente. Outra maneira será copiar e colar o objeto de um slide e adicioná-lo ao seguinte. Em seguida, aplique a transição Transformar ao segundo slide para ver o que Transformar pode fazer para animar e mover automaticamente seu objeto.
No Painel de Miniatura no lado esquerdo, clique no slide ao qual você deseja aplicar uma transição, que deve ser o segundo slide ao qual adicionou ao objeto, a imagem ou as palavras aos quais deseja aplicar o efeito de transição Transformar.
Na guia, Transições, selecione Transformar.
TRANSFORMAR
Fonte: a autora
Observação: no PowerPoint para Android, selecione Transições > Efeitos de Transição > Transformar.
Selecione Transições > Opções de Efeito para escolher apenas como quer que a transição Transformar funcione.
OPÇÕES DE EFEITO
Fonte: a autora
Você pode mover objetos pelo slide, alterar cores, mover palavras e caracteres e muito mais.
Clique em Visualizar para ver a transição Transformar em ação.
VISUALIZAR
Fonte: a autora
Aqui está um exemplo de como a transição Transformar pode animar perfeitamente objetos em slides. Este é o slide original:
SLIDE ORIGINAL
Fonte: a autora
Este é o segundo slide com os mesmos objetos após a transição Transformar ser aplicada. Os planetas se moveram sem que demarcadores de animação ou animações individuais precisassem ser aplicados a eles.
SLIDE APÓS EFEITO TRANSIÇÃO
Fonte: a autora
Vamos, agora, aprender como trabalhar com áudio em apresentações do PowerPoint. Vamos lá!
4 ÁUDIO EM APRESENTAÇÕES
Você pode desejar incluir ou excluir o áudio na sua apresentação do PowerPoint.
4.1 ADICIONAR ÁUDIO DO SEU COMPUTADOR
Escolha Inserir > Áudio.
ADICIONAR ÁUDIO EM UMA APRESENTAÇÃO
Fonte: a autora
Escolha Áudio em meu PC.
ESCOLHA A OPÇÃO ÁUDIO EM MEU PC
Fonte: a autora
Na caixa de diálogo Inserir Áudio, escolha o arquivo de áudio que você deseja adicionar.
Escolha Inserir.
4.2 GRAVAR ÁUDIO
Escolha Inserir > Áudio.
Escolha Gravar Áudio.
ESCOLHA A OPÇÃO GRAVAR ÁUDIO
Fonte: a autora
Digite um nome para o arquivo de áudio, escolha Gravar e fale.
Observação: seu dispositivo deve ter um microfone ativado para gravar áudio.
Para revisar a gravação, escolha Parar e, em seguida, Reproduzir.
Escolha a opção Gravar para regravar seu clipe ou selecione OK se você estiver satisfeito com o resultado.
Para mover o clipe, marque e arraste o ícone de áudio para o local desejado no slide.
Se você está usando mais de um arquivo de áudio por slide, recomendamos colocar o ícone de áudio sempre no mesmo local nos slides para facilitar a localização.
Escolha Reproduzir.
4.3 ALTERAR AS OPÇÕES DE REPRODUÇÃO
Para alterar as opções de reprodução, marque o ícone de áudio e, em seguida, Ferramentas de Áudio Reprodução. Escolha a opção que você deseja usar. Para cortar o áudio, escolha Cortar e use os controles deslizantes vermelhos e verdes para cortar o arquivo de áudio adequadamente. Para aumentar ou diminuir o áudio, altere o número nas caixas, Duração do Esmaecimento. Para ajustar o volume, escolha Volume e marque a configuração que preferir. Para escolher como o arquivo de áudio é iniciado, marque a seta suspensa e escolha uma opção:
em Sequência de Áudio: reproduz o arquivo de áudio automaticamente com um clique;
automaticamente: reproduz automaticamente quando você avança para o slide no qual o arquivo de áudio está;
quando clicado: reproduz áudio somente quando o ícone é clicado.
Para escolher como o áudio é reproduzido em sua apresentação, escolha uma opção:
Executar Entre Slides: reproduz um arquivo de áudio entre todos os slides;
Repetir até Parar: reproduz um arquivo de áudio repetidamente até ser interrompido manualmente clicando no botão Reproduzir/Pausar.
Para que o áudio seja executado continuamente em todos os slides em segundo plano, escolha Executar em Segundo Plano.
4.4 EXCLUIR ÁUDIO
Para excluir um clipe de áudio, selecione o ícone de áudio no slide e pressione Delete. Agora, vamos aprender como trabalhar com vídeo em apresentações. Vamos lá!
5 VÍDEO EM APRESENTAÇÕES
É possível que você inclua o vídeo em sua apresentação. Pode ser do YouTube, da web ou do seu computador. Acompanhe!
5.1 INCLUIR VÍDEO DO YOUTUBE O OUTRO SITE
Você precisa ir até o seu navegador e localizar o vídeo que você deseja incluir na sua apresentação. Depois, copie a URL da página da Web da barra de Endereços do seu navegador.
volte para PowerPoint e selecione o slide no qual você deseja colocar o vídeo;
na guia Inserir da faixa de opções, selecione Vídeo > Vídeo On-line;
na caixa de diálogo Vídeo On-line, cole a URL que você copiou na etapa 2;
escolha Inserir.
5.2 REPRODUZIR O VÍDEO DA SUA APRESENTAÇÃO
A ideia é que seja possível reproduzir o vídeo no modo de exibição Normal ou Apresentação de Slides:
um botão Reproduzir é exibido no vídeo no modo de exibição Normal;
na Apresentação de Slides, é possível interagir com vídeos da mesma forma conforme feito em um navegador da Web;
por padrão, os vídeos do Vimeo e YouTube são reproduzidos como “sequência de cliques”. Você pode reproduzir o vídeo sem precisar clicar no botão Reproduzir. Basta tocar na barra de espaços para avançar para a próxima etapa da sua sequência de cliques.
Nem todos os vídeos on-line desses sites podem ser inseridos. É preciso verificar no site para descobrir se um determinado vídeo pode ser inserido.
Agora aprenderemos como incluir um vídeo diretamente do seu computador em uma apresentação. Vamos lá!
5.3 INCLUIR VÍDEO DO SEU COMPUTADOR
Você pode incluir um vídeo ou, ainda, pode vincular um vídeo. A vantagem de vincular é que deixa a apresentação em um tamanho menor. A parte ruim é que um vínculo pode falhar no momento da apresentação e isso praticamente nunca acontece quando você possui o arquivo do vídeo disponível diretamente.
Para Inserir um vídeo que está no seu computador, você precisará dos seguintes passos:
no modo de exibição Normal, clique sobre o slide no qual você deseja que o vídeo apareça;
na guia Inserir, clique na seta sob Vídeo e clique em Vídeo em Meu PC;
na caixa Inserir Vídeo, clique no vídeo desejado e, em seguida, clique em Inserir.
Porém, pode ser que você deseje vincular um vídeo armazenado no seu computador pessoal. Neste caso, atente-te para evitar links corrompidos, é recomendável copiar o vídeo na mesma pasta da sua apresentação e, em seguida, vinculá-los ali. No modo de exibição Normal, clique sobre o slide no qual você deseja que o vínculo para o vídeo apareça. Na guia Inserir, clique na seta sob Vídeo e clique em Vídeo em Meu PC. Na caixa Inserir Vídeo, clique no arquivo ao qual você deseja vincular, clique na seta para baixo ao lado do botão Inserir e, em seguida, clique em Vincular ao Arquivo.
CLIQUE EM VINCULAR AO ARQUIVO
Fonte: a autora
LEITURA COMPLEMENTAR
INFOGRÁFICOS ANIMADOS NO POWERPOINT – TUTORIAL COMPLETO
Guilherme Restum
Quer aprender a criar infográficos animados no PowerPoint para impressionar nas suas apresentações? Então vem que eu te ensino! Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo a seguir ou acesse o nosso canal do YouTube! Esse é um tutorial completo de infográficos para que você consiga criar uma apresentação incrível no PowerPoint com elementos muito visuais que vão deixar sua apresentação mais profissional.
Pode ficar tranquilo que eu vou te ensinar a criar elementos no PowerPoint, pois alguns deles nós vamos utilizar outros elementos para dar origem a um elemento diferenciado. Além disso, vou te mostrar como formatar esses elementos para que eles mantenham o estilo da apresentação e vou te mostrar como inserir ícones no PowerPoint para deixar a apresentação ainda melhor!
Novo slide
Para dar início a nossa apresentação interativa no PowerPoint, precisaremos criar um slide novo, que vai receber os formatos necessários. Para isso, vamos:
Optar pela guia Página Inicial
Clicar em “Novo Slide”
Escolher “Em Branco”
Capa da apresentação
Primeiramente precisaremos personalizar o fundo do nosso slide.
Fundo do Slide
Para iniciar, queremos adicionar uma cor que vai representar uma cor predominante de fundo do nosso slide, para ser diferente do branco padrão.
Para isso, precisamos:
ir na guia design;
formatar tela de fundo;
preenchimento sólido (ou de imagem);
mudar a cor conforme desejado.
Na aula de hoje optamos pelo fundo do slide com imagem. Selecionamos uma imagem para ser o plano de fundo.
Há também a opção de colocar:
preenchimento de gradiente, que seria uma possibilidade de mudança de tonalidade ou de cores;
Precisaremos, após isso, inserir um retângulo em gradiente na nossa capa. Então, necessitamos de um retângulo para o nosso slide. Vamos, então:
optar pela Guia Inserir > Formas > Retângulo;
clicar no slide e arrastar para redimensionar e posicionar a forma no slide.
Faremos o processo anterior para cada objeto (retângulo) inserido.
Em seguida, aplicamos um gradiente para esse retângulo, e colocaremos uma transparência em cada cor, resultado em:
Faremos um procedimento parecido para inserir uma linha que ficará à esquerda do nosso título. Precisaremos também inserir uma caixa de texto, com o procedimento também descrito anteriormente. Então:
colocaremos as respectivas fontes;
personalizações de cor são feitas através da seleção do texto e escolhendo a cor da fonte (branca, no caso).
Veja, a seguir, o resultado da inserção de mais um retângulo com o mesmo gradiente do retângulo quase transparente de fundo, de uma caixa de texto, e de uma linha, conforme mostramos no vídeo.
Slide 2
O slide 2 será composto por diversas formas, que possuem procedimento de inserção no slide de forma parecida com o que foi mostrado anteriormente.
Precisaremos de:
Para o título:
1 retângulo com mesmo gradiente do retângulo inserido na capa;
2 caixas de texto (1 para item e 1 para descrição).
Para o corpo do slide, na esquerda:
3 caixas de texto;
1 retângulo da cor verde (paleta escolhida).
Para o corpo do slide, na direita:
7 caixas de texto (2 subtítulos e 5 descrições dos gráficos);
2 linhas verdes, que acompanham os subtítulos;
5 elipses (círculos preenchidos na cor verde da paleta escolhida);
5 elipses (círculos “finos”, parecendo uma rosca, com preenchimento em cinza);
5 semicírculos (na paleta verde, que vão cobrir parcialmente as “roscas”);
5 ícones que representem os temas dos subtítulos (gênero e idade).
O slide, depois de inserir as formas, terá a seguinte forma:
Slide 3
O slide 3 será composto por diversas formas, que possuem procedimento de inserção no slide de forma parecida com o que foi mostrado anteriormente.
Uma forma diferente para criar a figura “composta” do slide vai ser formada da seguinte forma:
criando a elipse;
criando um retângulo;
selecionando as duas formas;
optando por Forma de Formato > Mesclar Formas > Subtração.
Você terá algo como:
Repetindo esse procedimento mais uma vez, para um “semicírculo” para a parte de cima, e inserindo mais uma elipse, teremos a “elipse final” em 3 tons. Precisaremos, então, de:
Para o título:
1 retângulo com mesmo gradiente do retângulo inserido na capa;
2 caixas de texto (1 para item e 1 para descrição);
Para a parte superior do slide:
3 caixas de texto (1 título, 2 de descrição).
Na parte inferior do slide:
3 elipses (círculo), 2 cortadas e 1 inteira, em 3 tons diferentes;
1 ícone (alvo);
3 mini-ícones;
3 retângulos de cantos arredondados com gradiente;
6 caixas de texto (3 com os percentuais, e 3 com as descrições/anos).
Você terá algo como:
Slide 4
O slide 4 será composto por diversas formas, que possuem procedimento de inserção no slide de forma parecida com o que foi mostrado anteriormente. Precisaremos de:
Para o título:
1 retângulo com mesmo gradiente do retângulo inserido na capa;
2 caixas de texto (1 para item e 1 para descrição).
Para o corpo do slide, na esquerda:
1 caixa de texto;
1 retângulo da cor azul.
Para o corpo do slide, na direita:
1 caixa de texto (subtítulo);
5 retângulos (verdes, com leve gradiente);
2 caixas de texto em cada retângulo, totalizando 10;
1 caixa de texto (descrição).
Você terá algo como:
Slide 5
O Slide 5 será composto por diversas formas, que possuem procedimento de inserção no slide de forma parecida com o que foi mostrado anteriormente. Precisaremos de:
Para o título:
1 retângulo com mesmo gradiente do retângulo inserido na capa;
2 caixas de texto (1 para item e 1 para descrição).
Para o corpo do slide, na esquerda:
4 caixas de texto (descrição de cada fatia);
12 linhas (3 compondo a descrição de cada fatia);
1 retângulo da cor verde (paleta escolhida);
Forma complexa que é formada por:
1 elipse (círculo);
3 retângulos brancos (com pouca altura – parecendo uma linha);
4 caixas de texto, representando os percentuais;
Para formar essa forma, iremos selecionar primeiro a elipse, depois os retângulos, optar por mesclar formas > fragmentação > apagar todos os itens “intermediários”, como mostramos no vídeo, deixando apenas as fatias da “pizza”.
Para o corpo do slide, na direita:
3 caixas de texto;
1 retângulo da cor verde (paleta escolhida);
Teremos algo como:
Nessa aula você lidou com:
formatar tela de fundo;
preenchimento de gradiente;
formas no PowerPoint.
Fonte: https://www.hashtagtreinamentos.com/infograficos-animados-no-PowerPoint. Acesso em: 13 out. 2022.
RESUMO DO TÓPICO 3
Neste tópico, você aprendeu:
Adicionar animações de texto, imagens, formas na sua apresentação.
Gerenciar animações e efeitos.
Adicionar mais efeitos a uma animação.
Alterar a ordem de animações.
Transição em apresentações.
Gravar áudio.
Alterar as opções de reprodução.
Excluir áudio.
Incluir vídeos do youtube ou outro site.
Reproduzir o vídeo da sua apresentação.
Incluir vídeo do seu computador.
AUTOATIVIDADE
1 A diversificação de itens em uma apresentação permite que o público-alvo permaneça mais tempo atento ao conteúdo que está sendo transmitido. Animações, áudios, vídeos, dentre outros são ferramentas que vão permitir uma dinâmica maior na sua apresentação. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA quanto à animação em apresentações do PowerPoint:
a) É possível animar apresentações, pois assim, é viável que um objeto se movimente.
b) Apresentações precisam de animações e vídeos.
c) Vídeos podem ser inseridos somente com links.
d) Existe a opção de incluir uma animação que é somente ao clicar.
2 As transições em apresentações são uma forma de alterar de um slide para outro de uma forma alternativa em relação à maneira padrão. Com base nas configurações de transição em apresentações, analise as sentenças a seguir:
I- É possível inserir uma transição em um item SmartArt em uma apresentação.
II- É preciso de, no mínimo, dois slides para configurar uma transição Transformar.
III- Os slides podem conter apenas um tipo de transição: esmaecer.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.
3 As apresentações podem conter áudios. Assim, é possível que um texto seja narrado ou uma dinâmica incluída na apresentação dos slides. Consoante os comandos do PowerPoint, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para adicionar áudio, vá em Inserir e, depois, em Áudio.
( ) Escolha Áudio em meu PC para adicionar um áudio do seu computador.
( ) Gravar áudio somente é possível com o auxílio de um outro software.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V – F – F.
b) V – V – F.
c) F – V – F.
d) F – F – V.
4 Uma apresentação requer muito treino e dinâmica, então podemos incluir áudios para dinamizar o treinamento. Faça um passo a passo de como gravar um áudio em sua apresentação.
5 Uma apresentação com elementos que chamem a atenção do público são essenciais e uma forma de diversificar o tipo do conteúdo é por meio da inclusão de vídeos. Nesse contexto, disserte sobre como configurar a inclusão de um vídeo do Youtube ou de outro site.