O Acidente e a Organização
Autor: Michel Llory e René Montmayeul - Tradução de Marlene Machado Zica Vianna
Editora: Fabrefactum, 2014
Sinopse: a obra surgiu a partir da vontade do coletivo “Chaos” de elaborar e promover uma nova abordagem a partir dos riscos de acidente. O livro apresenta a análise organizacional da segurança abordada em estudos universitários tornando-a mais acessível ao leitor. Traz uma abordagem que estabelece pontes entre os saberes dispersos em diferentes áreas e métodos utilizados para a prevenção de acidentes. Acreditando que uma análise organizacional tem grande competência de utilização em prevenção de acidentes de trabalho, o livro é direcionado a todos que trabalham em ambientes industriais de risco e a todos os interessados pelos riscos e perigos do espaço público. O livro aborda também questões sobre o erro humano, o qual trata como uma espécie de dogma, que deve ser descartado para que ocorra uma análise organizacional da segurança. Apresentando seis acidentes em localidades diferentes, o livro é dividido em três capítulos e a conclusão final. Por meio da realização de análise sobre os acidentes e com foco na organização como forma de prevenção dos mesmos, a publicação trabalha com a ideia de que prevenção é algo que não pode acontecer somente após o acidente, mas que deve ser algo para prever possíveis acidentes. A obra apresenta também os fundamentos e os princípios da análise organizacional.
Tragédias, Crimes e Práticas Infrativas Decorrentes da não Observância de Normas Técnicas Brasileiras – NBR 29 Edição
Autor: Mauricio Ferraz de Paiva
Editora: Target Editora, 2015
Sinopse: essa publicação aborda, por meio da apresentação de casos reais, como o cumprimento de normas técnicas NBR – ABNT estão diretamente ligadas à segurança, à saúde e à qualidade de vida em nosso dia a dia.
Discute, também, com essas normas geram economia: reduzindo a crescente variedade de produtos e procedimentos; facilitam a comunicação, proporcionando meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente e melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços; protegem o consumidor, provendo a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos e serviços; eliminam as barreiras técnicas e comerciais, evitando a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando, portanto, o intercâmbio comercial.
Breve documentário sobre o maior acidente químico do mundo, ocorrido em 3 de dezembro de 1984, na cidade de Bhopal, Índia, quando um vazamento em um tanque de armazenamento subterrâneo de uma fábrica de pesticidas lançou ao ar 40 toneladas do gás isocianato de metila. Acesse link disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yZMKAKSMFcY>.