Professores:
Dr. Júlio César Dainezi de Oliveira
Me. Heloisa Helena da Silva Machado
• Conhecer e compreender os conceitos e definições aplicados na análise de risco.
• Entender como determinar categoria e probabilidade de ocorrência do risco.
• Conhecer e entender a estimativa como a base do estudo da análise de risco.
• Conhecer e compreender a diferença entre os três grupos de técnicas de análise de risco.
A seguir, apresentam-se os tópicos que você estudará nesta unidade:
• Análise de Risco: Conceitos e Definições
• Determinação do Risco
• Estimativa, Aceitabilidade, Controle e Redução do Risco
• Análise de Risco Qualitativa, Quantitativa e Híbrida
Os estudos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador estão em constante processo de transformação, devido ao surgimento de novas tecnologias, novos processos e novos produtos, resultante do processo de evolução dos processos produtivos, visando à sustentabilidade socioambiental e ao aumento da produtividade das empresas.
Os acidentes revelam as disfunções organizacionais, levam à reflexão e ao questionamento da capacidade de análise e de diagnóstico e nos fazem repensar sobre a segurança e as medidas preventivas aplicadas e, ainda, sobre o quanto pode ser atribuído ao erro humano. A fim de minimizar estas questões, foram desenvolvidas técnicas de análise de risco a partir das práticas da engenharia da confiabilidade e de programas de segurança utilizados nas áreas militares e suas adaptações a outras áreas.
A análise de risco consiste na verificação dos pontos críticos que possam culminar em ocorrências não desejáveis, durante a execução de determinada atividade, podendo causar dano à saúde e à segurança do trabalhador, à empresa e ao meio ambiente. A partir da análise de risco podem ser descritos o risco associado a cada possibilidade existente, os cenários de falha, as probabilidades, os acidentes e as consequências, com destaque àqueles com potencial para causar a morte de trabalhadores e perdas econômicas para as empresas.
É importante compreender que cada local, atividade ou equipamento apresenta riscos diferentes para diferentes situações e, portanto, é fundamental o conhecimento do ambiente, das pessoas envolvidas, das técnicas e dos processos realizados e das informações dos trabalhadores relacionadas aos riscos, uma vez que são eles que vivenciam as situações do dia a dia da atividade.
A análise de risco complementa o gerenciamento de riscos e pode ser utilizada como base para processos decisórios de diferentes áreas, levando ao desenvolvimento de teorias, metodologias e ferramentas práticas de aplicação que podem ser utilizadas em atividades de indústria, comércio e serviços, agências governamentais das diversas esferas até na vida pessoal.
Nas aulas das Unidades II, serão apresentados conceitos e definições utilizadas na análise de riscos ocupacionais.
Bons estudos!