1. A análise de risco descreve o risco associado a cada possibilidade existente, cenários de falha, probabilidades, acidentes e consequências, tendo como foco os perigos agudos, condições químicas e físicas com potencial para causar a morte de trabalhadores e perdas econômicas para as empresas. Leia e analise as assertivas:
I) A análise de risco de segurança consiste na avaliação causa-efeito do perigo e seu risco.
II) O foco da análise de risco da saúde humana é a relação do indivíduo com os processos e as instalações da organização.
III) A análise de segurança ambiental é caracterizada pelo estudo das interações complexas e sinérgicas entre ecossistemas, populações e comunidades.
IV) Na análise de segurança da saúde devem ser consideradas tanto as características inerentes ao risco quanto a susceptibilidade do organismo exposto ao risco.
Assinale a alternativa que aponte a(s) correta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas IV.
d) Apenas II e III.
e) Apenas I, III e IV.
2. A determinação do risco é realizada por meio de estimativas da probabilidade de ocorrência do dano e da sua gravidade potencial. Considerando a definição das categorias dos danos, analise as assertivas e assinale a alternativa incorreta:
a) O risco operacional da possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas ou de eventos externos.
b) A análise da probabilidade do risco deve considerar o uso de equipamentos de proteção individual.
c) As falhas potenciais de componentes de instalações e máquinas e dispositivos de segurança não interferem na determinação da probabilidade do risco.
d) A probabilidade do dano é determinada, considerando a ocorrência do dano.
e) A categoria do dano deve garantir que reflita as consequências do dano em relação à saúde e à segurança em curto prazo e os efeitos sobre a saúde em longo prazo.
3. A partir das estimativas realizadas para um risco ou um grupo de riscos pode-se determinar o quanto aceitável ou não é um risco e, então, implementar medidas de controle e redução do risco e de seus danos potenciais. Nesse contexto, leia e analise as afirmativas:
I) Na análise de riscos, deve-se estimar e classificar também os riscos que tenham ou não controle no local.
II) A estimativa dos riscos pode ser realizada, considerando probabilidade e gravidade potencial de danos, combinadas aos níveis de gravidade e categoria do risco.
III) Nas metodologias semi-quantitativas ou qualitativas a condição de aceitabilidade deve ser pré-estabelecida, conforme a realidade da organização e com consulta aos trabalhadores diretamente envolvidos nas atividades, além de respeitar os limites e padrões estabelecidos na legislação vigente.
IV) Quando o risco está associado a consequências extremamente nocivas, é necessária uma avaliação adicional para aumentar a confiança na probabilidade real de danos.
É correto o que se afirma:
a) Apenas em I e II.
b) Apenas em II e III.
c) Apenas em III e IV.
d) Apenas em I, III e IV.
e) Em I, II, III e IV.
4. Há uma diversidade nos procedimentos de análise de risco e técnicas adequadas para diferentes circunstâncias. A análise de risco quantitativa:
a) Baseia-se em processos de estimativa analítica e na capacidade dos gerentes de segurança-engenheiros.
b) Deve identificar os perigos e medidas de controle existentes para redução dos danos potenciais.
c) Utiliza uma classificação de riscos pré-estabelecida e prioriza os riscos, considerando a probabilidade de ocorrência e o impacto dos danos resultantes dos perigos identificados.
d) Prioriza o risco e analisa, numericamente, a probabilidade de ocorrência do dano em relação àquele risco.
e) Tem por objetivo a determinação do nível exato de exposição dos trabalhadores ao risco.
1. e) Apenas I, III e IV.
2. c) As falhas potenciais de componentes de instalações e máquinas e dispositivos de segurança não interferem na determinação da probabilidade do risco.
3. d) Apenas em I, III e IV.
4. e) Tem por objetivo a determinação do nível exato de exposição dos trabalhadores ao risco.