O ceuci














Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação

Sediado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o CEUCI é um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento aprovados pela FAPESP em 2022. Sua equipe, formada por professores, pesquisadores, instituições de pesquisa, empresas e uma ONG, tem como missão contribuir para a implantação de áreas urbanas de produção do conhecimento, em particular aquelas situadas em zonas de franja urbana, a partir de estudos sobre o Hub Internacional para o Desenvolvimento (HIDS) e da análise de casos nacionais e internacionais, tendo como diretrizes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Oficina de
Empreendedorismo Indígena

12/setembro/2024

O CEUCI realizou a oficina Saberes e Empreendedorismos Indígenas em Territórios do Conhecimento, no dia 12 de setembro, em colaboração com a Prof. Claudia Bare, multartista e mestranda do IEL da Unicamp, e Malu Arruda, prof. colaboradora da Faculdade de Educação. Na oficina, os estudantes indígenas compartilharam suas vivências e desafios. Temas inovadores foram abordados, como o uso de inteligência artificial para a preservação das línguas indígenas e a aplicação de drones na gestão e proteção dos territórios indígenas. A oficina contou com a presença virtual da poeta, geógrafa e professora Márcia Kambeba, do Amazonas, e do professor Vitor Molina, da Faculdade de Tecnologia (FT) e PA do CEUCI. O evento foi finalizado com um belíssimo desfile de moda indígena, com roupas criadas por Claudia Bare e Mara Kambeba, celebrando a cosmovisão e diversidade dos povos indígenas.

Exposição e mesa sobre pesquisa inovativa em S. Paulo

10/setembro/2024

Laura Carvalho, pós-doutoranda do CEUCI, a convite de Matheus Marques e Luciana de Oliveira, da INOVA, Unicamp, compareceu ao evento Mesa-Redonda Da Ideia ao Mercado: Fontes de Financiamento a Projetos de Inovação Tecnológica no Estado de São Paulo. O evento contou com a participação de representantes da DesenvolveSP, SP Ventures e Anjos do Brasil, e marcou o lançamento da exposição sobre o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), em parceria com a FAPESP. Criado em 1997, o PIPE apoia empreendedores do estado de São Paulo, promovendo pesquisas com impacto econômico e social. A exposição apresentou pôsteres e vídeos de startups financiadas pelo programa, com projetos nas áreas de Saúde, Biotecnologia, Agropecuária e Energia.

Diário de bordo

Evento da CAMEJA sobre a COP30

5/setembro/2024

Thalita Dalbelo, PA do CEUCI, coordenou a mesa A importâcia das Universidades no seminário internacional COP30 - É possível chegar aos resultados decisivos de que precisamos?  realizado pela Comissão de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental (CAMEJA) da Diretoria de Direitos Humanos (DEDH) da Unicamp. A mesa teve também a participação de Sônia Regina da Cal Seixas (CAMEJA), Dulce Helena Siqueira Silva (UNESP), Paola Visconti (Tecnológico de Monterrey), Edna Castro (UFAM) e Patrícia Iglesias (USP).


Programação completa do evento.
Assista no youtube.
Veja também a notícia na CBN.

Apresentação do projeto HIDS-Unicamp à comunidade

3/setembro/2024

Mais uma vez, a equipe do CEUCI participou da apresentação da proposta de ocupação da Fazenda Argentina (HIDS-Unicamp), desta vez aberta à comunidade. Marcela Noronha e Gabriela Celani enfatizaram a ocupação do solo segundo a efetiva necessidade de espaço e por paradigmas como a caminhabilidade, o urbanismo sustentável e a cidade compacta. O evento foi realizado no auditório do GGBS e contou com a presença de cerca de 75 pessoas da Unicamp e de Barão Geraldo. Na sessão de discussão não houve críticas ao projeto, mas apenas a questões genéricas da cidade, como a especulação imobiliária e a carência de equipamntos de saúde. A apresentação está disponível no canal de youtube do HIDS Unicamp.

Visita à APP do Jardim Miriam com Julian Manley

31/agosto/2024

A pós-doutoranda do CEUCI Laura Carvalho, juntamente com a Profa. Dra. Neri de Barros, do IFCH-Unicamp, conduziram uma visita de campo com o Prof. Dr. Julian Manley, da University of Central Lancashire e Climate Psychology Alliance, à Área de Preservação Permanente (APP) do Jardim Miriam e à MandiHorta, localizada no Campo Grande. A visita teve como objetivo apresentar ao Dr. Manley as iniciativas da sociedade civil organizada voltadas para a preservação e educação ambiental, produção de alimentos, e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Dr. Manley, que está atualmente na Unicamp oferecendo o curso “Reações Psicossociais frente às Mudanças Climáticas”, ficou particularmente interessado no modelo de governança e métodos de tomada de decisão dos coletivos.

1a Conferência do Distrito de Inovação de S.Paulo

30/agosto/2024

Em 25 e 26 de novembro de 2024, a Scretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo irá promover a 1a Conferência do Distrito de Inovação que está sendo articulado entre USP, IPT, Instituto Butantã e IPEN. A conferência terá como tema os distritos de inovação de quarta geração, termo cunhado pelo CEUCI que designa os ambientes que agregam, além da tradicional tríplice hélice, a sociedade e o meio ambiente. Logo postaremos mais informações sobre esse evento, que terá a participação de pesquisadores do CEUCI. Save the date!

Participação em mesa de workshop da Fapesp

28/agosto/2024

Gabriela Celani participou do workshop do Programa Mudanças Climáticas Globais da Fapesp. Neste evento de dois dias, realizado no Instituto de Geociências da Unicamp, a diretora do CEUCI apresentou o Centro na mesa Soluções em Adaptação e Mitigação, coordenada pelo Prof. Gilberto Jannuzzi.  O objetivo foi mostrar como os distritos do conhecimento e inovação de 4a geração podem contribuir com a criação de soluções para a descarbonização da economia e para a mitigação das mudanças climáticas nas cidades. Gabriela Celani citou algumas soluções encontradas em estudos de caso realizados pelo CEUCI, como Paris-Saclay, que implementou Soluções Baseadas na Natureza (SBN) para a drenagem urbana. O evento foi inteiramente gravado e está disponível no Youtube.

Estágios de bolsistas do CEUCI no exterior

27/agosto/2024

Por meio de bolsas BEPE, pesquisadoras do CEUCI realizaram pesquisas no exterior:

CEUCI no lançamento do CASUSTEN

26/agosto/2024

Três pesquisadoras do CEUCI, Emilia Rutkowski, Thalita Dalbelo e Gabriela Celani, tomaram posse no Comitê Assessor de Sustentabilidade da Unicamp (CASUSTEN). A primeira representa a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura; a segunda assume como Diretora Executiva de Planejamento Integrado e Coordenadora de Sustentabilidade; e a terceira como representante do HIDS. O Comitê faz parte do sistema de gestão sustentável na Unicamp (SiGeUS) e suas atribuições incluem a elaboração da Política Institucional de Sustentabilidade da Unicamp e de um Plano de Ação Integrado de Sustentabilidade e de Emergência Climática. (Resolução GR-033/2024, de 07/08/2024). A 2a pessoa na foto (E para D) é Patrícia Mariuzzo, responsável pela comunicação do CEUCI.

Chamada de
bolsistas TT-2

22/agosto/2024

O CEUCI abre vagas para bolsistas TT-2 Fapesp para trabalhar com modelagem de cenários urbanos e revisão sistemática da literatura sobre os seguintes temas:

A bolsa TT-2 destina-se a para alunos cursando o último ano da graduação ou que sejam egressos do nível médio técnico, sem reprovações em seu histórico escolar; com dedicação de 16 a 40 horas semanais. Valor: R$1.230,00 por 40 horas semanais ou proporcional ao número de horas trabalhadas. Enviar currículo resumido, carta de motivação e histórico escolar até o dia 31 de agosto para ceuci@unicamp.br, para agendamento de entrevista.

Bolsas de mestrado CEUCI no programa ATC

20/agosto/2024

O CEUCI dispõe de duas bolsas de mestrado FAPESP para início em 2025, com os temas drenagem urbana com sistemas baseados na natureza (SBN) e tecnologia social para o planejamento urbano saudável e sustentável. Os planos de atividades desses projetos encontram-se neste link. O/a orientador/a será um/a pesquisador principal do CEUCI. 

O valor inicial da bolsa é de R$3.120,00.

Inscrições para o processo seletivo do programa de pós-graduação ATC (Arquitetura, Tecnologia e Cidade) até 2 de setembro.

CEUCI participa de eventos com Julian Manley

19/agosto a 6/setembro/2024

O CEUCI vai participar do evento "A Abordagem Psicossocial da Crise Climática", que ocorrerá entre 19 de agosto e 6 de setembro no IFCH, com financiamento da FAPESP. O evento, organizado pela profª Neri de Barros Almeida e promovido pelo Laboratório de Estudos Medievais (LEME), contará com a presença do professor Julian Manley, da University of Central Lancashire. Manley, que também é Diretor da Climate Psychology Alliance, abordará temas como mudanças climáticas, práticas de democracia participativa, e a produção de memória coletiva em situações de crise e trauma. As atividades serão realizadas em inglês e são voltadas para pesquisadores e estudantes. Os encontros acontecem no PB (prédio em que fica a DAC) sempre na sala 02 ou 11. A transmissão online é pelo youtube (clique aqui).

Reunião com doutoranda da University of Vaasa

7/agosto/2024

As pesquisadoras do CEUCI Silvia Stuchi e Zahra Alinam realizaram uma reunião com Johanna Kalliokoski, pesquisadora da University of Vaasa, na Finlândia, para discutir oportunidades de colaboração. Johanna compartilhou um pouco sobre suas pesquisas em distritos de inovação, como o Turku Science Park, na Finlândia, e os Melbourne Innovation Districts, na Austrália, e o Kigali innovation city em Ruanda, com foco em inovação social. Durante o encontro, foram discutidos também alguns dos casos de estudo do CEUCI, além de aspectos da participação social no contexto de ciência e tecnologia. A reunião abriu portas para futuras parcerias em conferências e publicações científicas, com o objetivo de explorar mais temáticas em conjunto.

Pesquisadora do CEUCI palestra na Tufts University

1/agosto/2024

A pesquisadora do CEUCI Zahra Alinam proferiu a palestra "The Cultural Route to Conceptualization of Urban Space" na Tufts University, em Massachusetts, EUA. Zahra é pesquisadora visitante no Departamento de Política e Planejamento Urbano e Ambiental da universidade americana através de financiamento BEPE da FAPESP, sob supervisão do prof. Justin Hollander. Na apresentação, foi explorada a maneira como as conceitualizações cognitivas e culturais do espaço podem influenciar o design urbano. Zahra examinou também como esses ambientes projetados podem afetar dinamicamente a futura cognição, comportamento e emoções dos indivíduos em contextos urbanos.

Visita ao BHTech , o Parque Tecnológico da UFMG

8/agosto/2024

Ainda na UFMG, Gabriela Celani visitou o parque tecnológico BH-TEC. Com um arranjo institucional único, o parque tem como sócios-fundadores a UFMG, o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Fed. das Indústrias do Estado de MG e o Sebrae-MG. Dentro do parque, está a Wetlands Construídos, uma startup que acaba de lançar um jardim filtrante plug and play, utilizando contêineres marítimos descartados. Com 10 anos de experiência em wetlands tradicionais, a empresa lançou um novo módulo capaz de tratar 2,3 a 7,5m³ de esgoto por dia. Esse sistema é viável para volumes pequenos, tornando a solução acessível ao público geral e competindo com sistemas compactos de tratamento.

Diretora do CEUCI dá palestra no ENSUS 2024, na UFMG

7/agosto/2024

Gabriela Celani foi a palestrante de abertura do ENSUS 2024 - XII Encontro de Sustentabilidade em Projeto, na UFMG. Durante a apresentação, a pesquisadora enfatizou o papel do ambiente urbano no processo de geração de soluções sustentáveis nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Design (áreas centrais do evento) e como os distritos de inovação podem ser laboratórios vivos para a implementação de tais soluções. O ENSUS 2024 aconteceu entre os dias 7 e 9 de agosto. Anualmente, o evento reúne professores, técnicos, alunos e comunidade na busca pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos em Engenharia, Arquitetura e Design.   

Oficina de Planejamento Territorial e Criatividade

31/julho/2024

A oficina teve início na FEC-FAU com uma aula ministrada pelo prof. Sidney Bernardini sobre a crise do planejamento urbano.  No âmbito dos Territórios do Conhecimento, as profs. Gabriela Celani e Silvia Stuchi apresentaram os casos do 798 Arts Zone, localizado em Beijing, China, e do distritotec, localizado em Monterrey, no México, que ilustram a integração entre a economia criativa e os territórios do conhecimento, incluindo também questões como participação social e sustentabilidade. No período da tarde, o prof. Daniel Motta fez uma apresentação sobre cultura, economia criativa e planejamento urbano, seguida por uma dinâmica em que os participantes desenvolveram e apresentaram estratégias para a sua implementação. 

Pesquisadora do CEUCI no Sem. de Agricultura Urbana

31/julho/2024

Laura Martins de Carvalho, pós-doc no CEUCI, participou do I Seminário de Agricultura Urbana e Periurbana do Estado de São Paulo, em 31 de julho, na capital paulista. Laura falou sobre as possibilidades de projetos de agricultura no HIDS, os desafios de manter áreas verdes produtivas em Campinas, e as ameaças da especulação imobiliária, queimadas clandestinas e descaso do poder público. Em seguida, gestores públicos apresentaram programas, oportunidades e desafios da agricultura urbana e periurbana em suas cidades. O seminário teve como objetivo incentivar a implementação de políticas públicas de Agricultura Urbana e Periurbana no estado, um instrumento para o combate à fome e ao desemprego, promovendo trabalho e renda, e contribuindo com a implementação do Plano Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana.

Plano do HIDS é apresentado aos diretores das faculdades

12/julho/2024

Durante esta apresentação na sala do CONSU, as pesquisadoras do CEUCI Marcela Noronha, Thalita Dalbelo e Gabriela Celani abordaram o plano de mobilidade do HIDS-Unicamp, o projeto de corredores ecológicos e o uso do solo no Hub. Entre os planos expostos, está a implementação de um sistema viário que promoverá a mobilidade ativa, a pé ou de bicicleta, com ciclovias separadas das ruas em todas as vias arteriais e coletoras, o que possibilitaria viagens sem a utilização de veículos privados. Foram sugeridas também medidas para redução de velocidade e barreiras entre o tráfego e os pedestres, além de vias compartilhadas com acesso controlado, pavimentos permeáveis, e áreas exclusivas para pedestres e ciclistas.

O CEUCI está com bolsas de IC, TT1 e TT2 disponíveis

11/julho/2024

CEUCI oferece oportunidades de bolsas para estudantes e egressos, abrangendo alguns dos principais temas de pesquisa do centro. Entre as bolsas oferecidas estão as de Iniciação Científica (IC), com dedicação integral para alunos de graduação, e as de Treinamento Técnico 1 (TT-I), para 15 horas de dedicação semanal. Também estão disponíveis bolsas de Treinamento Técnico 2 (TT-II) para egressos do ensino médio técnico ou alunos do último ano da graduação. As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de agosto enviando currículo, histórico escolar e carta de motivação para o e-mail ceuci@unicamp.br. Após essa data, também é possível enviar manifestações de interesse em fluxo contínuo. Os valores das bolsas podem ser consultados aqui.

Profs. da Cardiff University visitam a Fazenda Argentina

16 a 18/julho/2024

A FEC-FAU Unicamp recebeu os professores Dr. Sina Shahab e Dr. Mathilde Christensen, da Universidade de Cardiff, Reino Unido. Durante a estadia, eles puderam conhecer a região da Fazenda Argentina, ter contato com pesquisas do CEUCI e discutir temas como ocupação e uso da terra em franjas urbanas, laboratórios vivos e desenvolvimento de tecnologias de impacto socioambiental. A Profa. Mathilde também o acampamento do MST Marielle Vive! e o Residencial Mandella na Região Metropolitana de Campinas, além do projeto "Mandihorta". Ao fim da visita, a pesquisadora destacou a relevância da inovação tecnológica aliada à justiça social, valorizando a diversidade e inclusão nas comunidades.

Pesquisadora do CEUCI no BandCidade

12/julho/2024

Marcela Noronha, pesquisadora do CEUCI, participou do BandCidade, em uma reportagem especial sobre os 250 anos de Campinas. Marcela contou no vídeo um pouco sobre a influência da cidade na história do país, destacando a localização privilegiada de Campinas, que possui confluência de estradas importantes e um dos maiores aeroportos do Brasil. Quando perguntada sobre o papel da cidade no futuro, Marcela destacou a importância de se pensar na urbanização e como ela vai ocorrer: "a gente sabe que, se não cuidar da mobilidade urbana, também se tem uma desvantagem econômica”. Aqui você confere a reportagem completa. 

CEUCI participa do Sustentabilidade em Rede

25/junho/2024

O diretora do CEUCI, Gabriela Celani, participou do “Sustentabilidade em Rede”, evento promovido pela Rede de Mulheres acadêmicas da Unicamp no Instituto de Computação da Universidade (IC). Durante a conversa, docentes e pesquisadoras da Unicamp buscaram discutir o papel da Universidade na construção de uma sociedade mais sustentável, além de compartilharem projetos em desenvolvimento, incentivando parcerias entre diferentes áreas do conhecimento. Gabriela Celani contou às colegas sobre o Centro, como surgiu a oportunidade de criação do projeto e seu papel no desenvolvimento do HIDS Unicamp. Assista ao evento completo aqui.

I Encontro de Agricultores (as) Urbanos de Campinas e região

22/junho/2024

O I Encontro de Agricultoras e Agricultores Urbanos de Campinas e região aconteceu no CIS Guanabara, fruto da disciplina "Agricultura e Agroecologias Urbana, Periurbana e Rural no Planejamento Urbano e Mulheres" da FECFAU, oferecida pelas pesquisadoras do CEUCI Emilia Rutkowski e Laura Carvalho. O evento teve a presença de agricultores e lideranças do Acampamento Marielle Vive!, da Horta Comunitária do Itajaí e da Horta Piloto Cultivando no Florence, dos membros do Conselho de Alimentação Escolar de Paulínia, e funcionários da Embrapa Horticultura e do Min. do Desenv. Agrário. Por meio de rodas de conversa, foram compartilhadas histórias, técnicas de cultivo e desafios sobre autonomia e coletividade entre os agricultores.

Atividade de Extensão na Escola Físico Sérgio Porto

20/junho/2024

As pesquisadoras do CEUCI Marcela Noronha e Gabriela Celani e os alunos da disciplina de extensão “Conceitos de Urbanismo e Sustentabilidade”, da FECFAU, realizaram uma atividade prática para mais de cem alunos da Escola Estadual Físico Sérgio Pereira Porto, em Campinas. Durante o encontro, as crianças puderam interagir com sete atividades didáticas produzidas pelos estudantes da Unicamp ao longo da disciplina. Entre os materiais estão quebra-cabeças, maquetes, jogos e projeções. A ação na escola Sérgio Porto destacou a importância da extensão universitária para disseminar conhecimento e a produção de materiais mais acessíveis e interessantes para o público infantil.

CEUCI no Campinas Innovation Week

11 a 14/junho/2024

O Campinas Innovation Week aconteceu no Prédio do Relógio do Complexo Ferroviário da Vila Industrial, como parte das comemorações do aniversário de 250 anos da cidade. A realização foi da Prefeitura da cidade e da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), em parceria com o Ministério de Empreendedorismo, a Fundação Fórum, a Venture Hub e a 100 Open StartUps. O CEUCI esteve presente no stand do HIDS Unicamp, com a maquete do HIDS feita pela equipe, sobre a qual as pesquisadoras Gabriela Celani, Patrícia Mariuzzo, Marcela Noronha e Ana Carolina Moura Assunção explicaram ao público como se dará a ocupação do território. Em uma das reuniões do evento, a Rede TC4, lançada pelo CEUCI no evento FGKD24, foi apresentada pela secretária adjunta de Planejamento urbano, Marcela Pupin. Ver mais.

Pesquisadoras do CEUCI participam de evento da DEPI

07/junho/2024

Três membros do CEUCI participaram de uma oficina de cocriação promovida pela Coord. de Planejamento Territorial da Unicamp da DEPI (Diretoria Executiva de Planejamento Integrado), no encerramento da Semana do Meio Ambiente. O evento buscou soluções para o o campus da Unicamp de forma coletiva e colaborativa, visando a melhoria dos espaçoc coletivos. A Agência Recife para Inovação Estratégica (ARIES) foi convidada para conduzir a oficina, que teve a participação de colaboradores, estudantes e professores, visando melhorar espaços de convívio e infraestrutura verde e azul, entre outros. A equipe da ARIES também apresentou projetos estratégicos de Recife que promovem inclusão social, redução de desigualdades e resiliência ambiental.

Exposição Urbanismo Sustentável

24/maio/2024

Os territórios de produção do conhecimento de 4ª geração destacam-se pela sustentabilidade urbana, favorecendo a experimentação e a instalação de laboratórios vivos para testar inovações que podem se tornar negócios. Estratégias incluem caminhabilidade, densidade habitacional, mobilidade ativa, transportes coletivos e soluções baseadas na natureza para a gestão da água da chuva. A exposição, produzida pelos alunos da disciplina EX044 da FECFAU Unicamp, apresenta essas estratégias didaticamente, ajudando o público a reconhecê-las em suas cidades. Ela esteve montada na Biblioteca Central César Lattes de 20 a 24 de maio.

Encerramento do Congresso #FGKD24

21/maio/2024

O CEUCI finalizou o Congresso Internacional #FGKD24 com debates essenciais sobre a participação social e a inclusão tecnológica nos distritos de inovação de 4ª geração. Os palestrantes do segundo dia de evento enfatizaram a necessidade de cooperação, integração e confiança entre os diversos atores que compõem um ecossistema de inovação: centros de pesquisa, governo, empresas privadas e a sociedade em geral. O FGKD24 encerrou as atividades com uma apresentação cultural do grupo PercUrsão, que levou a energia vibrante da percussão para o Centro de Convenções da Unicamp.

Lançamento da Rede TC4 abre o segundo dia de congresso

21/maio/2024

A Rede TC4 surge como uma aliança entre municípios e universidades, pelo propósito de impulsionar o desenvolvimento de territórios do conhecimento de 4ª geração. O lançamento da Rede contou com a presença do Prefeito de Campinas, Dario Saadi e de outros gestores públicos da região interessados em compor a iniciativa. A Rede TC4 tem como foco potencializar a troca de experiências e conhecimento sobre o tema, além de estimular a cooperação entre os diferentes agentes,  contribuindo para compartilhar iniciativas e experiências na criação e gestão de parques tecnológicos e ecossistemas de inovação em todo o país.

Início das atividades do #FGKD24

19/maio/2024

A programação do FGKD24, primeiro congresso internacional do CEUCI Unicamp, teve início na última sexta-feira, 17, com as visitas técnicas abertas à comunidade. Com cerca de 60 participantes no total, os destinos das visitas incluíram o Acelerador de Partículas Síncrotron Sirius, o Parque Tecnológico da Unicamp, a Embrapa Ambiental e a Horta Comunitária do Jardim Florence.  No domingo, foi a vez de conhecer a Mata Santa Genebra, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas. A Mata é a segunda maior floresta urbana do Brasil. Entre sexta e sábado, aconteceram as oficinas sobre economia circular e sobre gestão participativa.

CEUCI participa da elaboração do plano para o HIDS Unicamp

02/maio/2024

No dia 02 de maio, a Coordenação do HIDS Unicamp apresentou a primeira versão do plano de ocupação da Fazenda Argentina aos membros da Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental (Cameja), ligada à Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), da Unicamp. A elaboração do plano contou com o apoio de pesquisadores do CEUCI para definição do coeficiente de aproveitamento, proposta do sistema viário e realização de oficinas para prospecção de interesse da comunidade da Unicamp em projetos na área da Fazenda Argentina. O plano pode ser acessado no site do HIDS.

Visita ao Parque Tecnológico Cartuja, em Sevilla

18/abril/2024

O Cartuja é o maior parque científico e tecnológico de Andaluzia, e se caracteriza pelo modelo de inovação Market Pull. Com grau elevado de maturidade, o Parque apresenta uma ocupação de quase 100% do território, além de uma enorme diversidade de instituições públicas e privadas. Embora tenha sido criado com base na hélice tríplice de inovação, o Cartuja tem resultados positivos na área ambiental, em especial através de projetos mais recentes, como o auditório bioclimático, que serve como um laboratório vivo de tecnologias de mitigação das mudanças climáticas. 

Visita ao Pq. Tecnol. de Córdoba

17/abril/2024

No dia 17 de abril foi a vez de ir ao Parque Tecnológico de Córdoba, o Rabanales, localizado em área contígua a oeste do campus da cidade. Gabriela Celani e Patrícia Mariuzzo conheceram a região e algumas iniciativas do Parque, ligadas à engenharia, agronegócio e biotecnologia. O projeto se enquadra na categoria de 2ª geração de parques tecnológicos, baseados no modelo Market Pull. Hoje, o Rabanales conta com 80 empresas integradas e tem 60% de sua área total já ocupada.

Dossiê CEUCI-Labjor

16/abril/2024

O novo dossiê da revista científica ComCiência é o resultado de uma parceria do CEUCI com o Labjor Unicamp. Chamado Territórios do Conhecimento, o dossiê aborda em reportagens e artigos temas como desenvolvimento urbano azul, inovação aberta, ilhas de calor, o território do conhecimento de Paris-Saclay e mais. A responsável pela concepção das pautas foi Patrícia Mariuzzo, pesquisadora associada do Ceuci e gestora de comunicação do HIDS. Para acessar todos os conteúdos da parceria Ceuci-Labjor basta clicar aqui.

Visita ao PTS, Granada

16/abril/2024

Em visita ao Parque Tecnológico da Saúde de Granada, Gabriela Celani e Patrícia Mariuzzo conheceram a infraestrutura do projeto, que surgiu a partir da necessidade de ampliação do hospital universitário da cidade. O Parque se caracteriza pela junção de instituições públicas e privadas em um ambiente completo, com habitação, comércio, serviços, áreas verdes e áreas esportivas.  Segundo a gestão do PTS, planos futuros incluem a expansão territorial e a construção de um acelerador de partículas síncrotron na área, o que significaria ainda mais impulso às pesquisas locais.

Visita ao PITA, Almería 

15/abril/2024

As pesquisadoras do CEUCI Gabriela Celani e Patrícia Mariuzzo visitaram o Parque Tecnológico de Almería (PITA), criado com o objetivo de abrigar plantas de produção e escritórios de empresas de tecnologia. O PITA combina instalações comuns, como restaurante e creche, a um edifício central com auditório e salas de reuniões. Para nossas pesquisadoras, o impacto do Parque na economia local foi evidente. Almería se caracteriza pela grande produção de alimentos em estufa, e no Parque são desenvolvidas tecnologias para a produção de combustível a partir do plástico usado em estruturas do tipo. 

Encerramento Oficinas HIDS

10/abril/2024

Pesquisadores do CEUCI participaram do evento de fechamento das oficinas da Unicamp de discussão sobre a ocupação da Fazenda Argentina por projetos de pesquisa, ensino e extensão da Universidade. A abertura do encontro foi feita pelo Reitor da Universidade. O evento contou com a presença de pesquisadores que demonstraram interesse em se instalar na nova área, além de pró-reitores, funcionários de diferentes órgãos e membros do GT de planejamento do HIDS Unicamp.

Palestras em Málaga

10/abril/2024

Durante sua estadia em Málaga, com bolsa da AUIP, Gabriela Celani foi convidada a dar palestras sobre o projeto desenvolvido pelo CEUCI em três unidades da Universidade de Málaga (UMA): a Faculdade de Ciências (Master em análise e gestão ambiental), a Escola de Arquitetura (EAM) e a Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais, respectivamente a convite dos professores Enrique Salvo Tierra , Nuria Nebot e Carmen Garcia

Visitas à Fundação CIEDES

10/abril/2024

Em 26 de março e 10 de abril, a pesquisadora do CEUCI Gabriela Celani visitou a Fundação CIEDES, sendo recebida por Fátima Salmón, Diretora de Comunicação e Marme Garcia Peña, Diretora do Centro. A fundação faz o planejamento estratégico da cidade de Málaga, juntamente com os diferentes setores da sociedade. Um dos resultados foi transformá-la em um território do conhecimento, aproveitando sua qualidade de vida para atrair grandes talentos e nômades digitais. Ver mais.

Rede de inovação de Málaga

09/abril/2024

Em sua mobilidade patrocinada pela AUIP,  a pesquisadora do CEUCI Gabriela Celani também visitou o Green Ray, um braço do Parque Tecnológico de Andalucía na Universidade de Málaga, a incubadora municipal ProMálaga Emprende, o Polo de Conteúdos Digitais de Málaga, e a aceleradora La Farola Andalucía Open Future. Esses são apenas alguns dos equipamentos criados pela prefeitura, pelo região de Andaluzia, pelo parque tecnológico e pela Universidade, destinados a incentivar o empreendedorismo na cidade.

Visita ao PTA

05/abril/2024

Em 5 de abril, a pesquisadora do CEUCI Gabriela Celani visitou, com a arquiteta e professora da UMA, Susana García Bujalance, o Parque Tecnológico de Andalucía, onde foram recebidas por sua vice-diretora, Natália García Peña. Natália afirmou que “se Málaga não tivesse investido em seu desenvolvimento cultural, se não tivesse se convertido em uma cidade atrativa, se não tivesse escolas internacionais, uma boa qulidade de vida e uma relação simbiótica com o parque tecnológico, o parque não teria tido o sucesso que teve.”

Visita ao Distritotec

27/março/2024

De 18 a 22 de março de 2024, os pesquisadores do CEUCI Denis Alves, Laura Martins, Patrícia Mariuzzo, Silvia Stuchi e Thalita Dalbelo realizaram uma visita técnica ao Distritotec, no Tecnológico de Monterrey, na cidade de Monterrey, México. O projeto foi elaborado pelo escritório Sasaki, uma empresa internacional especializada em campus e distritos de inovação. Trata-se de um excelente caso de ativação do espaço urbano visando a colaboração entre agentes e a inovação, por meio de laboratórios vivos. 

ESG no PCT da Unicamp

27/março/2024

Pesquisadores do CEUCI conduziram uma pesquisa para entender como a comunidade de empresas ligadas ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp implementa pautas em ESG (sigla em inglês para ações ambientais, sociais e de governança). Os resultados obtidos apontam que um terço das empresas entrevistadas já estão em estágio inicial ou com uma experiência mais bem consolidada na área. O maior destaque é do modelo de inovação baseada em feedback,  implementado em 19 empresas do Parque. Leia mais no portal da INOVA.

Western Sydney Aerotropolis

21/fevereiro/2024

Ainda na Austrália, a pesquisadora do CEUCI Silvia Stuchi visitou, em 19 de fevereiro o Western Sydney Aerotropolis. Em processo de implantação desde 2020, o Aerotropolis é um grande projeto de infraestrutura do governo de New South Wales, destinado a impulsionar a inovação e o desenvolvimento econômico na região. Previsto para ser um polo de inovação e negócios, terá distritos de inovação (Bradfield City Centre e Agribusiness precinct) beneficiados pela proximidade com o novo Aeroporto Internacional de Western Sydney.

Deadline FGKD24

6/fevereiro/2024

A deadline já foi estendida, mas termina nesta 6af!!!  Ainda dá tempo de enviar seu artigo, poster científico ou proposta de oficina.

artigos científicos: 16 de fevereiro de 2024
pôsteres científicos: 16 de fevereiro de 2024
apresentação de projetos: 5 de abril de
pôsteres de projetos: 5 de abril de 2024
políticas públicas: 5 de abril de 2024
oficinas práticas: 16 de fevereiro de 2024
artigos p/ a Revista PARC: 31 de julho de 2024

FGKD24 acessível

6/fevereiro/2024

Assista ao video produzido pelo intérprete de LIBRAS Carlos Silverio para a chamada do FGKD24.

Pessoas com deficiência têm acesso gratuito no FGKD24, mas é preciso se inscrever pelo site https://eventos.galoa.com.br/fgkd24/registration
As demais inscrições terão descontos antes do dia 20 de março.

Visita ao Connect Macquarie

2/fevereiro/2024

No dia 01/02, a pesquisadora do CEUCI Silvia Stuchi visitou o Connect Macquarie Park Innovation District, na Austrália, o primeiro distrito de inovação do país, localizado em Sydney. O parque se destaca pelos seus espaços abertos e áreas de convivência, além de sua integração com a comunidade local. Silvia também entrevistou o Prof. Dan Johnson, pró-reitor de Research, Innovation and Enterprise da Universidade, e Mark Ames, gestor do distrito. Mais detalhes estarão disponíveis no relatório completo da visita.

Proposta de quadra cultural

2/fevereiro/2024

O master plan desenvolvido pela empresa coreana KRIHS para o HIDS inclui uma quadra destinada a equipamentos públicos. Com o objetivo de envolver a população e criar oportunidades de interação social com os conceitos de território do Conhecimento, a aluna Ana Letícia Takiguti idealizou, no seu projeto de TCC na FECFAU, uma quadra cultural no coração do HIDS. Na concepção da proposta, a autora se baseou em premissas como permeabilidade visual e de circulação, contato com a natureza e humanização, inspirada nos princípios norteadores da ocupação do Hub. Saiba mais.

CEUCI na ReDUS

24/janeiro/2024

O CEUCI irá participar da Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável, ReDUS. O objetivo da rede "é criar e fortalecer a colaboração para influenciar e construir agendas e soluções para desafios das cidades brasileiras. É uma iniciativa do Ministério das Cidades (MCid), no âmbito dos Projetos ANDUS e Cidade Presente, junto com os parceiros FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e Aliança pela Inovação e Sustentabilidade (Instituto Humanize, Instituto Arapyaú, Fundação Brava e Fundação Tide Setubal)."  Veja a página do CEUCI no ReDUS.