Interfaces assistivas para as artes: da difusão à inclusão
Desenvolve interfaces assistivas, que permitem a pessoas, sem capacidade de fala e com severa falta de mobilidade, produzir e/ou ensinar artes de várias modalidades, incluindo as tridimensionais, as cênicas e as sonoras. Na fase atual, desenvolvemos o ARTIA.V, que, através de rastreamento dos movimentos oculares, faz reproduzir sons e imagens, interagindo no espaço físico, mediado pelo computador. Criamos com o ARTIA.V o espetáculo "Making Art with eyes".
Coordenadores: Rosangella Leote, Rodrigo Rezende
Rosangella Leote
Ana Amália Tavares Barbosa
Rodrigo Rezende
Moa Simplício
Evani Andreatta Amaral Camargo
Hosana Celeste Oliveira
Cleomar de Sousa Rocha
Caio Pompeu Cavalhieri
Caio Pompeu Cavalhieri
Antônio Pereira Júnior
“Kit Facilita” que permitia falar frases a partir de tags no ambiente do usuário. 2015
TECLAUT - teclado adaptado para operação analógica do computador através do software ACAT (Intel), o mesmo utilizado por Stephen Hawking. 2016
É um atuador feito de sucata, para pessoas utilizarem o computador e se comunicarem, incluindo navegar na internet.
Projeto e desenvolvimento: Rosangella Leote.
“Dançando com os olhos/Dancing with the eyes”, 2017
Espetáculo de dança com pessoas sem mobilidade e nem capacidade de fala, editando áudio e vídeo com os olhos, em tempo real, além de participarem dos movimentos de dança, junto com outros bailarinos sem tais dificuldade No áudio: Ana Amália Tavares Barbosa - Artista visual e professora que tem síndrome de locked in.
Omatídeos (Tecnoperformance com drone), 2018
Espetáculo multimídia, com a operação de um drone, feita por Ana Amália Tavares Barbosa definindo o percurso do drone, indicando- o com os olhos, ao operador (Caio Cavalhieri - engenheiro ambiental) as ações que o objeto deveria fazer.
Sistema que, através do movimento ocular, controla objetos e operações computacionais sem fio, desenvolvido preferencialmente para pessoas que não possuem capacidade motora temporária ou permanente, embora possa ser utilizado em outras situações como em dança e outras artes cênicas ou multimidiáticas.
Direção de Design, Rosangella Leote
Direção de Tecnologia, Rodrigo Rezende.
O projeto foi desenvolvido para o programa "Conexão Maker - segunda temporada", TV - FUTURA/SP (gravado em novembro de 2020, estreia 2021). A autoria é coletiva: Rosangella Leote, Rodrigo Rezende, Mau Jabur, Fabio Morais, Daniel Boanerges, Rodrigo Dorta e Andy Barac