Município de

LUCAS DO RIO VERDE

Mato Grosso, Brasil

Pertencente ao Polo de Sinop

CERTIFICADO DOS PROFESSORES

2024 - 2023

Projeto de Extensão da Olimpíada de Matemática da UNEMAT do Município de Lucas do Rio Verde-MT


Coordenador: Prof. Me. Cristiano Campos de Miranda (UNEMAT)

E-mail: cristianocampos@unemat.br

E-mail: olimpiadadematematica.lucasrv@unemat.br


Membros:

Prof. Dr. Inédio Arcari (Membro - UNEMAT) 

Prof. Me. Odacir Elias Vieira Marques (Membro - UNEMAT) 

Prof.ª Ma. Polyanna Possani da Costa Petry (Membro - UNEMAT)

Prof.ª Esp. Denise Teresinha Dalberto (Colaboradora - DRE)

Prof. Fabio de Freitas Fernandes (Coordenador Municipal - Docente da Rede Estadual de Ensino)

Prof. Me. Marcelo Hoffmann (Coordenador Municipal - Docente da Rede Estadual de Ensino)

Prof. Esp. Osmar Cícero (Coordenador Municipal - Assessor Pedagógico do Município)

Breve resumo do município:


O município de Lucas do Rio Verde fica localizado na região de cerrado do Médio-Norte de Mato Grosso, a 350 km da capital Cuiabá. Pode-se destacar duas principais datas e fatos importantes que deram início à povoação da região: A década de 1970, com a construção da Rodovia BR-163 pelo 9º BEC, e o ano de 1981, quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA assentou 203 famílias de agricultores sem-terra, oriundas de Ronda Alta – RS. Em 04 de julho de 1988, o então distrito de Diamantino, se eleva ao nível de município. O nome da cidade é uma homenagem ao Francisco Lucas de Barros, desbravador da região, e ao Rio Verde, que corta o território municipal. Atualmente com uma população estimada de 69.671, segundo IBGE (2021), o município é um polo de desenvolvimento e referência no Índice de Desenvolvimento Humano no estado.

Apresentação do projeto:


A Olimpíada de Matemática da UNEMAT do Município de Lucas do Rio Verde é um projeto de extensão universitária desenvolvida no município de Sinop desde 2005. No ano de 2019, em parceria com escolas e Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde, criou-se o projeto Olimpíadas de Matemática do município de Lucas do Rio Verde, com o objetivo de estreitar as relações entre sociedade e universidade, além de incentivar e desenvolver o estudo da matemática, na perspectiva de fazer alguma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino de matemática na região norte do estado de Mato Grosso.

Em 2019 o projeto contou com a participação de 3161 alunos e 94 Professores de 09 escolas públicas da rede municipal de ensino. Com a pandemia não aconteceram as atividades do projeto em 2020 e 2021. Em 2022 foi desenvolvida a II Olimpíada de Matemática com a participação de 3175 alunos e 65 Professores de 10 escolas públicas do município.


Dinâmica da Olimpíada

 

O início do processo se dá com a inscrição das escolas participantes. No momento da inscrição cada escola deve eleger um coordenador local, que representará a escola e planejará a participação dos alunos durante toda a execução da olimpíada. Ainda no momento da inscrição, a escola deverá informar as listas dos nomes dos alunos de cada nível, digitadas em planilha eletrônica.

As provas da Olimpíada de Matemática da UNEMAT, são divididas em quatro níveis, a saber, nível I (quinto ano do Ensino Fundamental), nível II (sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental), nível III (oitavo e nono ano do Ensino Fundamental) e nível IV (Ensino Médio).

A aplicação das provas ocorre em três fases. Cada fase possui uma dinâmica de seleção distinta:


Primeira fase – Seleção Interna: Na primeira fase os professores de cada escola aplicam e corrigem as provas na própria escola, por meio de gabarito, e determinam uma nota de corte para classificar os alunos que representarão a escola na segunda fase. O coordenador local deverá receber as provas e gabaritos e distribuir para os professores que irão aplicar as provas.

Segunda fase – Seleção entre escolas: Na segunda fase as provas são aplicadas no interior das escolas, porém, quem faz a correção das provas, agrupadas por níveis, são os professores do projeto.

Terceira fase – Seleção de Premiação:  A terceira fase será finalmente a determinação dos medalhistas. No entanto, todos que participam da terceira fase recebem certificado de participação. A realização desta fase deve ocorrer em um único local a ser informado pela equipe do projeto. O coordenador local fica responsável organizar meios de transporte dos alunos de sua escola até o local da aplicação da prova.

Apoio