Município de
ALTA FLORESTA
Mato Grosso, Brasil
Pertencente ao Polo de Sinop
ALTA FLORESTA
Pertencente ao Polo de Sinop
Projeto de Extensão da Olimpíada de Matemática da UNEMAT do Município de Alta Floresta-MT
Coordenadora:
Prof.ª Dra. Adriana Matheus da Costa de Figueiredo (UNEMAT)
E-mail: adrianasorato@unemat.br
Membro:
Prof. Dr. Edgley Pereira da Silva
Prof. Dr. Miguel Tadayuki Koga
Prof.ª Dra. Ana Carolina Dias Guimarães
Breve resumo do município:
Alta Floresta é um município brasileiro do Estado de Mato Grosso, sua população foi estimada em 52.105 habitantes e está entre as maiores cidades do Estado. A cidade é conhecida como o Portal da Amazônia, um dos principais polos de turismo do estado, a região é conhecida mundo afora pela riqueza da flora e da fauna amazônica, além da incrível diversidade de aves que ali vivem. O nome de Alta Floresta deu-se em função da própria natureza da região, com mata alta e densa, já que o local se encontrava na região da Amazônia mato-grossense. Fundada pelo colonizador Ariosto da Riva, apelidado pelo jornalista David Nasser de "O Último Bandeirante", por ter a ousadia de penetrar na floresta amazônica e implantar um projeto de colonização.
O município foi criado a 18 de dezembro de 1979, por meio da Lei Estadual nº 4.157. Em 3 de junho de 1980, o Presidente da República, João Figueiredo, visitou Alta Floresta e escutou de Ariosto da Riva a seguinte frase "[...] Alta Floresta terá o direito de se orgulhar por ter sido a cidade que em tempo recorde - apenas quatro anos - se tornou município, fato esse certamente único na história do País".
Alta Floresta fica a aproximadamente 775 quilômetros da Capital Cuiabá e é a nona maior cidade do Estado. Hoje Alta Floresta conta com duas universidades públicas, UNEMAT e IFMT que juntas oferecem vários cursos de graduação e pós-graduação.
Apresentação do projeto:
A olimpíada de matemática realizada individualmente dentro dos municípios mato-grossenses surgiu da necessidade de homenagear alunos que apresentarem o melhor desempenho em matemática, visto que a OBMEP surgiu para encontrar grandes talentos matemáticos no país, mas a divulgação a nível local não existe, deixando nos alunos a sensação de ser apenas mais uma avaliação. Em Alta Floresta/MT, através de uma parceria entre Diretoria Regional de Educação - DRE, secretaria Municipal de Educação - SME e a Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, o projeto começou a ser desenvolvido em 2022, com a participação de 5.143 alunos das escolas públicas do município, em 2023, com a participação de 3.496 alunos e em 2024 com a participação de 6445 alunos. A olimpíada é direcionada aos alunos do 4º ano até o ensino médio, divididos em nível I (4º e 5º ano), nível II (6º e 7º ano), nível III (8º e 9º ano) e nível IV (ensino médio), ocorrendo em quatro momentos: a primeira fase, um prova objetiva, onde classificam para a segunda fase 30% dos alunos inscritos de cada escola. Na segunda fase os 50 melhores de cada nível são classificados para participar da última etapa avaliativa, a terceira fase que ocorre no espaço físico da UNEMAT e permite aos alunos terem uma vivência, por um momento, na universidade. Por fim, ocorre o quarto momento, que é a cerimônia de premiação, onde todos os 50 melhores alunos recebem certificado como melhores em cada nível. Além disso, há medalhas para os três primeiros colocados, se tornando um momento bem cativante entre os alunos e os pais que participam juntos da cerimônia de premiação. Neste ano de 2025 ocorre a quarta edição da Olímpiada de Matemática da UNEMAT no município de Alta Floresta e contará com a participação de toda a rede estadual e municipal de ensino.