Município de

TANGARÁ DA SERRA

Mato Grosso, Brasil

Pertencente ao Polo de Barra do Bugres

Projeto de Extensão da Olimpíada de Matemática da UNEMAT do Município de Tangará da Serra-MT


Coordenador: Prof. Dr. Toni Amorim (UNEMAT)

E-mail: toniamorim@unemat.br 


Membros:

Prof. Antônio Cesari Gianetti (Membro - UNEMAT)

Prof.ª Ma. Gislene Ramos Bessa (Membro - UNEMAT)

Prof. Dr. Marcus Vinicius Damasceno (Membro - UNEMAT)

Breve resumo do município:


O município de Tangará da Serra na região sudoeste do Estado de Mato Grosso foi elevado a Munícipio em 13 de maio de 1976,   tem uma extensão territorial de 11.636,825km²   e contava com 107.631 habitantes no último censo. 

Tangará da Serra, como outras cidades da região, viveu alguns ciclos importantes da economia nacional, e a lavoura cafeeira teve sua importância no seu desenvolvimento, além do milho, arroz e depois da soja, à qual se proliferou pela região e acabou se tornando, anos mais tarde parte do mundo que mais produz esse cereal. Décadas de 70 e 80: época da criação da maioria dos municípios mato-grossenses e abertura de vastas fazendas que impulsionaram o progresso e a ocupação definitiva das terras dos Parecis.

 Em 1995 abriu-se um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso que oferece atualmente oito cursos de graduação: Administração, Engenharia de Civil, Agronomia, Enfermagem, Ciência Contábeis, Biologia, Letras e Jornalismo. Oferece também quatro mestrados: PPGASP, Estudos Literários,  Genética e Melhoramento de Plantas, ProfBio e um doutorado em Estudos Literários.

Apresentação do projeto:


A Olimpíada de Matemática da UNEMAT do Município de Tangará da Serra será realizada no ano de 2023. Espera se a inscrição de cerca de 800 alunos aproximadamente distribuídos em 30 escolas de Sinop e as últimas edições desta competição, antes da pandemia, nos conduziram a perceber que erros conceituais se tornavam recorrentes, principalmente nas provas dos alunos da rede pública de ensino. Em 2022 voltamos com o projeto, que foi um sucesso, apesar de um número menor de escolas participantes. As provas da Olimpíada de Matemática da UNEMAT, Município de Sinop são divididas em quatro níveis e aplicadas em três fases, nível I (quinto ano do Ensino Fundamental), nível II (sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental), nível III (oitavo e nono ano do Ensino Fundamental) e nível IV (Ensino Médio). Cada fase possui uma eliminatória distinta: a primeira fase caracteriza-se por ser uma seleção interna nas escolas, que determina uma nota de corte e os candidatos que farão a fase dois. A segunda fase por ser uma seleção municipal, pois embora as provas sejam aplicadas no interior das escolas, são os professores do projeto que as corrige por níveis, onde estão presentes alunos de todas as escolas participantes e a terceira fase será finalmente a determinação dos medalhistas. No entanto, todos que participam da terceira fase recebem certificado de participação. Para a realização do projeto cada escola escolhe um professor coordenador, responsável por planejar e executar as ações, especialmente na primeira fase.