Município de

TAPURAH

Mato Grosso, Brasil

Pertencente ao Polo de Sinop

Projeto de Extensão da Olimpíada de Matemática da UNEMAT do Município de Tapurah-MT


Coordenador: Prof. Dr. Rogério dos Reis Gonçalves (UNEMAT)

E-mail: rogerio.goncalves@unemat.br


Membros:

Prof.ª Dra. Chiara Maria Seidel Luciano Dias (Membro - UNEMAT)

Prof.ª Dra. Donizete Ritter (Membro - UNEMAT)

Prof. Me. Luis Antônio Shigueharu Ohira (Membro - UNEMAT)

Prof.ª Ma. Maria Luiza Favero (Coordenadora Municipal – SEDUC/MT) 

Prof. Me. Rafael Bitiati Bianchini (Coordenador Municipal – SEDUC/MT)

Breve resumo do município:


Tapurah é um município brasileiro do norte de Mato Grosso, sua população em 2021 foi estimada em 14.380 habitantes, localizada aproximadamente a 430km da capital Cuiabá. O município de Tapurah nasceu de um projeto de colonização encabeçado pela Colonizadora Tapurah, fundada por Benedito M. Tenuta, Sérgio Leão Monteiro e Filinto Corrêa da Costa. Fincada em região de floresta e cerrado, a localidade recebeu os primeiros trabalhos de colonização em 1969. A instalação de madeireiras criou as primeiras oportunidades de emprego e atraiu novos moradores. Em 30 de novembro de 1981, pela Lei Estadual nº 4.407, foi criado o distrito de Tapurah, no município de Diamantino. A criação do município se deu em 4 de julho de 1988, por meio da Lei Estadual nº 5.316.

Lembranças de 2022

Apresentação do projeto:


A Olimpíada de Matemática da UNEMAT do Município de Tapurah foi construído e realizado pela primeira vez em 2022. Em parceria com escolas e Secretaria Municipal de Educação de Tapurah, criou se o projeto Olimpíadas de Matemática da UNEMAT do município de Tapurah, com o objetivo de estreitar as relações entre sociedade e universidade, além de incentivar e desenvolver o estudo da matemática, na perspectiva de melhorar a qualidade do ensino de matemática na região norte do estado de Mato Grosso.

Em 2022, em sua primeira edição, o projeto contou com a participação de 1500 alunos e 50 Professores de 04 escolas públicas do município. As provas da Olimpíada de Matemática da UNEMAT do município de Tapurah são divididas em quatro níveis e aplicadas em três fases, nível I (quinto ano do Ensino Fundamental), nível II (sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental), nível III (oitavo e nono ano do Ensino Fundamental) e nível IV (Ensino Médio). Cada fase possui uma eliminatória distinta: a primeira fase caracteriza-se por ser uma seleção interna nas escolas, que determina uma nota de corte e os candidatos que farão a fase dois. A segunda fase por ser uma seleção municipal, pois embora as provas sejam aplicadas no interior das escolas, são os professores do projeto que as corrige por níveis, onde estão presentes alunos de todas as escolas participantes e a terceira fase será finalmente a determinação dos medalhistas. No entanto, todos que participam da terceira fase recebem certificado de participação. Para a realização do projeto cada escola escolhe um professor coordenador, responsável por planejar e executar as ações, especialmente na primeira fase.