Município de

MARCELÂNDIA

Mato Grosso, Brasil

Pertencente ao Polo de Sinop

Projeto de Extensão da Olimpíada de Matemática da UNEMAT do Município de Marcelândia-MT


Coordenador: Prof. Dr. Miguel Tadayuki Koga (UNEMAT)

E-mail: miguel.koga@unemat.br


Membros:

Prof. Dr. Emivan Ferreira da Silva (Membro - UNEMAT)

Prof. Dr. Érico Fernando de Oliveira (Membro - UNEMAT)

Prof. Dr. Inédito Arcari (Membro - UNEMAT)

Michel Moreira de Sousa (Aluno bolsista - UNEMAT)

Camila Fernanda Neiverth (Aluna bolsista - UNEMAT)

Prof. Marlon Prudenciano da Silva (Coordenador Municipal) 

Breve resumo do município:

Marcelândia é um município brasileiro da norte de Estado de Mato Grosso, sua população em 2021 foi estimada em 10.107 habitantes. Localizada aproximadamente a 712km da capital Cuiabá, pertencendo a comarca de Colíder. Marcelândia teve início a partir de um projeto de colonização sob a responsabilidade da Colonizadora Maiká, propriedade do Sr. José Bianchini e leva esse nome em homenagem a seu filho Marcelo. A fundação da cidade de Marcelândia ocorreu no dia 07 de dezembro de 1980. Elevada à categoria de Distrito em 10 de maio 1982, através da Lei n°. 4.461. Tornou-se município em 13 de maio de 1986 pela Lei n°. 4.992, posteriormente alterado pela Lei n°. 6.692.

Apresentação do projeto:

Coordenador: 


A Olimpíada de Matemática da UNEMAT é um projeto de extensão universitária desenvolvida desde 2004, em Sinop. No ano de 2018, em parceria com escolas e Secretaria Municipal de Educação de Marcelândia, criou se o projeto Olimpíadas de Matemática da UNEMAT do Município de Marcelândia, com o objetivo de estreitar as relações entre sociedade e universidade, além de incentivar e desenvolver o estudo da matemática, na perspectiva de melhorar a qualidade do ensino de matemática na região norte do estado de Mato Grosso. Em 2018 o projeto contou com a participação de 05 escolas, 18 Professores e 1185 alunos do município, em 2019 foi desenvolvida a II Olimpíada de Matemática com a participação de 05 escolas, 29 Professores e  118. Em 2022 ocorreu a terceira edição do projeto, porém somente com a participação dos alunos do Ensino fundamental, tenho participado 03 escola, 25 professores e 806 alunos.

As provas da Olimpíada de Matemática da UNEMAT em Marcelândia, são divididas em três níveis e aplicadas em três fases, nível I (5º do Ensino Fundamental), nível II (6º e 7º ano do Ensino Fundamental) e nível III (8º e 9 ano do Ensino Fundamental). Cada fase possui uma eliminatória distinta: a primeira fase caracteriza-se por ser uma seleção interna nas escolas, que determina uma nota de corte e os candidatos que farão a segunda fase. A segunda fase por ser uma seleção municipal. As provas são aplicadas no interior das escolas e são os professores de matemática que as corrige, realizando uma seleção classificando os 50 melhores alunos de cada nível e a terceira fase tem como objetivo a classificação final da olimpíada. No entanto, todos que participam da terceira fase recebem certificado de participação. Para a realização do projeto cada escola escolhe um professor coordenador, responsável por planejar e executar as ações, dentro das escolas.