Enade

ENADE

É o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho do Estudante, regulamentado pela Lei nº  10.861, de 14 de abril de 2004, complementada pelas Portarias nº 2. 205, de 22 de julho de 2005  e nº 107, de 22 de julho de 2004. 


O Enade é componente obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação  no mesmo, condição indispensável para a emissão do histórico escolar, independentemente de  o estudante ter sido selecionado ou não para a realização da prova. Quem faz a seleção dos  cursos e a definição dos critérios para a seleção dos alunos é o MEC/Inep. 


É compromisso da Universidade realizar o levantamento dos alunos ingressantes e concluintes;  a inscrição dos mesmos no site do Enade; tornar pública a listagem dos alunos; e orientá-los  sobre procedimentos adotados pelo MEC/Inep em relação ao Exame. 


É compromisso do MEC/Inep selecionar os alunos mediante percentual determinado; fornecer o  cartão de inscrição do aluno para realizar o exame; fornecer todas as orientações às instituições  e aos alunos sobre eventuais dúvidas; determinar os conteúdos que irão fazer parte do Exame;  e divulgar as listas dos alunos selecionados por curso. 


O aluno selecionado tem o compromisso de participar obrigatoriamente do Exame. O aluno  faltante deverá encaminhar ao MEC/Inep o documento comprobatório do motivo da falta,  seguindo as orientações anuais emitidas pelo Inep para estes casos e que são divulgadas, com  antecedência, por parte das coordenações de cursos. 


O objetivo desse Exame é avaliar o desempenho do estudante em relação aos conteúdos  programáticos previstos nas diretrizes curriculares; as habilidades e competências para a  atualização permanente dos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, e sobre  outras áreas do conhecimento. 


A prova é composta de duas partes: a primeira com os conteúdos de formação geral, comum  a todos os cursos de todas as áreas do conhecimento, enquanto a segunda verifica as  competências, as habilidades e o domínio de conhecimentos necessários para o exercício da  profissão escolhida. 


Como parte do processo de avaliação, os alunos selecionados para a realização da Prova Enade têm  que preencher o Questionário do Estudante, que objetiva a colheita de informações sobre o perfil  socioeconômico do estudante e outros indicadores de qualidade do respectivo curso de graduação. 


Este instrumento é preenchido eletronicamente no site específico do Inep que é divulgado  anualmente em todos os cursos que realizam o exame. 


Importante destacar que o preenchimento consciente e responsável deste questionário é vital  para a adequada avaliação do curso de graduação, assim como permite que o Ministério da  Educação faça a leitura real sobre o perfil e qualificação do estudante avaliado. Cabe salientar  que o índice de qualidade do Curso de Graduação (CPC) e o índice de qualidade da Instituição de  Ensino (IGC) são calculados com base nos resultados alcançados tanto na prova Enade quanto  nas respostas manifestadas pelos acadêmicos durante o preenchimento do Questionário do  Estudante.